A aula de Trent Reznor para novas bandas

A
capa de The Slip

Dica de Trent Reznor (você sabe quem é) para novas bandas que querem fazer sucesso num mundo onde as gravadoras não importam mais:

“Esqueça que você vai fazer algum dinheiro de verdade vendendo discos. Faça sua música bem barata (mas excelente) e a DISTRIBUA DE GRAÇA. Como artista, você quer que mais gente possível ouça seu trabalho. Boca-a-boca é o único marketing de verdade que realmente importa”.

Na verdade, a dica da música de graça vem depois de outra lição importante:

“Se você é um artista pouco conhecido/desconhecido tentando fazer barulho/se firmar: Estabeleça suas metas. O que você quer fazer/atingir? Se busca por super-sucesso mainstream (pense em Lady GaGa, Coldplay, U2, Justin Timberlake), sua melhor aposta na minha opinião é ir atrás das grandes gravadoras e se preparar para dividir todas as receitas/controle criativo/propriedade da música. Para atingir esse tipo de massa crítica atualmente você precisa desse mecanismo de marketing da velha guarda e que só vem dos grandes selos. Boa sorte com isso.”

A aula completa, para quem tem banda ou não, está em inglês, no fórum do NIN.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos