ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

A aula de Trent Reznor para novas bandas

capa de The Slip

Dica de Trent Reznor (você sabe quem é) para novas bandas que querem fazer sucesso num mundo onde as gravadoras não importam mais:

“Esqueça que você vai fazer algum dinheiro de verdade vendendo discos. Faça sua música bem barata (mas excelente) e a DISTRIBUA DE GRAÇA. Como artista, você quer que mais gente possível ouça seu trabalho. Boca-a-boca é o único marketing de verdade que realmente importa”.

Na verdade, a dica da música de graça vem depois de outra lição importante:

“Se você é um artista pouco conhecido/desconhecido tentando fazer barulho/se firmar: Estabeleça suas metas. O que você quer fazer/atingir? Se busca por super-sucesso mainstream (pense em Lady GaGa, Coldplay, U2, Justin Timberlake), sua melhor aposta na minha opinião é ir atrás das grandes gravadoras e se preparar para dividir todas as receitas/controle criativo/propriedade da música. Para atingir esse tipo de massa crítica atualmente você precisa desse mecanismo de marketing da velha guarda e que só vem dos grandes selos. Boa sorte com isso.”

A aula completa, para quem tem banda ou não, está em inglês, no fórum do NIN.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Bruno Liberto

    Acredito nisso! Não tenho banda e nem sou músico, mas acompanho o trabalho do Trent e igualmente da NIN, a música deles é simplesmente arte.