ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

50 minutos na terra dos gauleses

Zumo na Coréia 2008 – Depois de 11 horas de São Paulo até o Aeroporto Charles de Gaulle na Gália (atual França) estamos a caminho da segunda parte da nossa jornada ao extremo oriente num vôo direto passando pelas terras dos godos, eurásia, estreito de Kursk, deserto de Gobi, império do centro e finalmente a terra de Hanguk na península de Han, ao lado de Jipangu.

Como era de se esperar de um aeroporto internacional de seu porte, Charles de Gaulle é grande, espaçoso e com algumas peculiariedades ainda raras aqui em Pindorama, por exemplo:

Talvez por uma questão de praticidade ou mesmo de não matar os fumantes de frio, os fumódromos locais são instalações internas na forma de caixas de vidro onde os tabagistas podem praticar o seu hábito em paz. No aeroporto de Zurique, essas salas costumam ser patrocinadas por marcas de cigarros, obviamente com as devidas mensagens de que tabaco fazem mal para a saúde.

Os franceses também são famosos pela maneira criativa com que eles utilizam a tecnologia. A caminho do terminal encontrei várias destas estações que seriam uma espécie de vending machines que oferecem PCs para jogar e acessar a internet. Algumas pessoas também utilizam essas bancadas para trabalhar com seus laptops ou mesmo tirar uma soneca debruçados nas mesmas.

O processo parece ser simples, enfie a grana na máquina e escolha sua opção:

Finalmente, ao embarcar para a Coréia recebemos a papelada da Imigração e a declaração de bens para a alfândega. Ela, por sinal, se parece muito com os formulários americanos, com exceção das perguntas que são mais interessantes, em especial aquelas que perguntam sobre o porte de dinheiro falsificado, drogas recreativas, produtos piratas e material de entretenimento adulto:

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Manoel Antônio

    Ó o zumo fazendo sucesso lá fora. Só não entendi porque esse blog ainda não tá disponível em outras línguas e porque os editores não “falam” dele lá fora pra atrair mais leitor???