5 minutos usando o novo Orkut

5

novoorkut02

Ok, já estou no novo Orkut, anunciado hoje pelo Google. Tá, mas o que muda? Mmmm, muda, mas não muda muito não.

Não, eu não tenho convites do novo Orkut para distribuir. Todo mundo vai migrar gradualmente até o final do primeiro semestre de 2010. E se tivesse não daria pra gente mal-educada! 😉

Então, uma lista rápida de primeiras impressões:

1) sim, está mais rápido. todo o código do Orkut foi reescrito e exige mais da máquina e menos do servidor. É, segundo o Google, mais seguro também. A melhor notícia: não roda no Internet Explorer 6 (só se for com o Google Chrome Frame). Estou no Chrome e funcionou muito bem.

2) a interface mudou um pouco. tem um campo para “contar algo para seus amigos” (FacebookFeelings) e assim você fala mais com as pessoas. Na verdade, já existia esse recurso, mas agora deixaram mais visível.

3) amigos sugeridos é a função mais bonitinha do momento. Os contatos que o Google sugere para você (FacebookFeelings de novo) aparecem numa área que mostra as fotos/nomes num modo CoverFlow (iTunesFeelings).

4) de resto, a organização dos amigos, comunidades continua nas mesmas posições de tela. O que vai aumentar, e muito, o scroll da tela são as atualizações dos amigos, já que acho que as pessoas vão usar mais essa funcionalidade. Tem mais recursos de comunidades, vídeos e fotos, mas, definitivamente, não são recursos que eu uso hoje em redes sociais.

5) última frescura de interface: dá para trocar a cor do seu perfil. Era tudo que eu precisava para deixar o Facebook e voltar ao Orkut (NOT).

Frase do dia: “Google não quer ruído desnecessário para quem tem muitos amigos”, Vitor Ribeiro, diretor de produto Orkut para América Latina. Pra bom entendedor, pingo é letra.

ATENÇÃO: CONVITES PARA O NOVO ORKUT NESTE LINK. Agora, falando sério, tem que seguir o Danilo Miedi no Twitter ou ir ao blog dele.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

<span class="dsq-postid" data-dsqidentifier="18862 http://zumo.com.br/?p=18862">comentários</span>

  • Henrique, você cometeu o maior erro da sua vida ao se referir a “convite” neste post 😀 . Não adianta disclaimer, por mais destacado que ele esteja, serão poucas as pessoas que lerão o texto. Parafraseando Ballmer, o povo só quer saber de “CONVITE! CONVITE! CONVITE!”.

    []’s!

  • Bom Dia Henrique, como funciona este sistema de convites? Mesmo quem já é usuário do Orkut não poderá mudar se não tiver recebido um convite?

    Grato pela explicação.

    Josinaldo

    • @josinaldo
      os convites serão distribuídos aos poucos. e um convida o outro. todo mundo vai mudar até o final do primeiro semestre de 2010

  • Nossa, estou curiosa pra testar esse ‘novo orkut’.
    E senti muito de Facebook no novo estilo.. sei não… xD

  • Pô Henrique, vc escolheu um tema verde!? Não tem um tema mais… laranja? :p
    Tomara que não rodem mais aqueles scripts @*#&*¨% que ferravam tudo.
    Abs

  • “os convites serão distribuídos aos poucos. e um convida o outro. ”
    E disse que não tem convite –‘ , então diz que não quer mandar!

  • Henrique,

    haja paciência para aguentar as pessoas pedindo convite sem nem ler tudo o que você escreveu, né?!

    adorei o “Era tudo que eu precisava para deixar o Facebook e voltar ao Orkut (NOT).” hahaha

  • aiheiauheuih… me explica pq todos os lugares que linkam pra o tal “convite” acabam naquele video? já vi isso no twitter e em varios blogs… é complô? hahahahah

  • Adoro ver que poucos de fato leram a noticia, só caem de paraquedas do google com a frase “me envia conviti…” já pregada no ctrl+c / ctrl+v.

    Tenho a suspeita que o Orkut nao dura muito. Temo que se o Wave vingar o orkut ficará pra trás, mesmo sabendo que o foco dos serviçoes nao seja exatamente o mesmo.

  • por favor *0*
    eu quero muito o novo orkut, pelo simples fato de agilizar meus documentos, meu pc é lerdo e eu uso muito a internet para o trabalho e uso bastante meu orkut tbm!

    com carinho, Natalia

  • Meu Deus, quase não me recuperei de 15 dias de labuta para conseguir um convite para o Gwave, agora é o novo Orkut, vamos ver se melhoro minha marca, rs…

  • Ficou um pouco melhor o Orkut. Não sou fã, mas para quem é as mudanças ficaram bem legais!, mas nenhuma novidade exclusiva. O que o orkut fez foi reescrever todo o código para ter um sistema mais rápido e seguro e incrementou o mesmo com funcionalidades de outras redes sociais! Tá querendo ser o Facebook, mas falta muito ainda!

    Mas o grande problema no orkut permanece! O que é? O fraco suporte técnico! Tive minha conta invadida a 1 ano e tentei excluí-la, mas sem sucesso! Porque? Não sei! Coloquei todos os dados possíveis para provar que sou o dono da conta! Mas após 20 tentativas, não obtive sucesso! Espero que nesse novo orkut eu consiga enfim exluir o perfil antigo!

  • Interessante. Mal posso esperar para testar as semelhanças com o Facebook, que na minha opinião leva vantagem sobre o orkut em alguns aspectos.

    Serei eu um dos sortudos que receberam o convite logo de cara??

    Hahahahahahahaha

    Atenciosamente,

    Furiko.

  • Eu só consigo visualizar o novo layout num orkut se eu tiver com o novo layout no meu?

  • É SÓ USANDO PRA SABER SE É BOM OU NÃO MAIS SE FOR PRA MELHORAR O ORKUT PARABÉNS

  • so por curiosidade…quem te convidou?
    e tudo bem, eu entendo vc ñ querer covidar gente q vc nem conhece mas vc recebeu convites, ñ recebeu?

    • @lucas recebi o convite pelo google, já que fui ao evento de lançamento. e é verdade, eu não tenho convites mesmo. minha esposa está brava comigo!

  • As indicações de novos amigos já existiam no meu orkut, mas acredito que ele não seja parte do novo orkut não.

    Pra eu visualizar o novo orkut de alguem em minha que ja tenha ele eu também preciso estar?

    Eu devo estar bem desatualizado mesmo, eu nem sabia nada sobre Gwave, fiquei sabendo que existe nestes comentários.

  • Naum vejo a hora de usar esse novo orkut, queroo o meu rosaaa poxa vidah =/

  • Por que uns jah conseguiram e outros nao eh minha unica pergunta!?
    ainda prefiro FB ele muda na hora que a central atualizou!!

  • Uauuuuuuu estou feliz com o Google sempre superando adicionando aplicações que facilitam a nós usuários, ontem fui deixae um Scrap
    com fotos e vi que ñ precisava mais digitar aquelas senhas para o envio. Achei muito legal e eagora essa novidade , vou esperar e se receber o Convite com certeza será bem vindo e desde já agradeço e Parbenizo toda equipe
    beijins alegres
    lourdes

  • Meeen…se eu quisesse algo parecido com o Facebook eu usaria o facebook ¬¬
    Affs, não gostei (y’

  • Bem, convites a parte, vamos a parte técnica que estou curioso:

    1º o suporte a video, continua somente com link do youtube?

    2º Vai passar a ter a opção de envio de e-mail para ativar a conta?

    3º Vai suportar HTML 5?

    4º A ferramenta de busca muda alguma coisa? (sim porque apesar de ser do google, a busca de profiles atual é horrível)

    Ahh uma outra questão esse profile Danilo Miedi: Esse cara existe mesmo ou e um perfil fake criado na ação de marketing?

  • como que o danilo vai mandar os convites ? como iremos mandar convites para ele?

  • Que pena que vc ñ tenha convites pra distribuir!
    Pois eu estou louco para migrar de orkut logo!
    Obrigado do mesmo jeito!

  • tenho uma proposta bastante indecente!

    alguém trocaria um convite do Google Wave pelo do novo orkut??
    tenho um convite do Google Wave a disposiçao!

    qm se interessar se manifeste.

  • Quando conseguir distribuir convites nao esquece do pessoal hein !

  • Assim o povo aprende a manter seus programas atualizados kkkkkkk

  • GOSTREI O NOVO ORKUT…..POR ENQUANTO NÃO ESTA MIL MARAVILHAS, MAIS ESTA LEGALZINHO SIM =D.

  • Não gostei porque não é pra todo mundo é só pra quem receber os convites e ainda nao recebi, devia ser pra todo mundo esse orkut .

    raiva, raiva, raiva !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos