ZTOP+ZUMO 10 anos!

4 dicas de configuração para melhorar sua TV LED Philips

Agora que você já escolheu uma TV nova, seus apps favoritos, os canais do YouTube mais incríveis e até pensa em atualizar o monitor do escritório, é hora de deixar a imagem da sala perfeita. O exemplo aqui vale para as TVs novas da linha 2014 da Philips, mas algumas dicas são universais (e podem se encaixar em produtos de outros fabricantes).

1) Melhore a imagem

Sim, tudo que você quer é assistir TV (ou Netflix ou Youtube ou qualquer canal sob demanda e até mesmo um velho e bom filme em Blu-ray).

philips tv - 02

A TV Philips, em seu menu de configurações (ícone de engrenagem no controle remoto) leva aos ajustes finos. A principal dica aqui é ajustar a imagem ao seu ESTILO, que corrige cores do jeito mais agradável aos seus olhos (ou à programação da TV). Eu, particularmente, gosto bastante dos modos FILME e FOTO, que removem um pouco o excesso de cores da tela LED FULL HD.

philips tv - 03

2) Aprimore o som

O mesmo menu de configurações faz ajustes de 3D e de som. Aqui, minha dica pessoal é ativar o Clear Sound, para deixar mais nítido…

philips tv - 05

… e ativar o modo Incredible Surround (a opção inferior ativa o Incredible Surround 3D, mais legal para filmes).

philips tv - 06

O mesmo controle de estilo de imagem também vale para o som:

philips tv - 07

3) Melhores efeitos especiais (só para Philips) com Ambilight

Ambilight é um recurso exclusivo da Philips que, com lâmpadas LED na traseira do televisor, cria um ambiente colorido que interage com a imagem na tela (eu dispensei o abajur da sala de TV após começar a usar Ambilight, mesmo à noite. Fica BEM claro).

philips tv - 08

Em vídeo:

Do mesmo modo que som e imagem, Ambilight também tem seu estilo para combinar – e varia de mais forte/colorido para mais opaco.

philips tv - 09

Lembrando que dá para ajustar o nível de brilho do recurso:

philips tv - 10 philips tv - 11

E também deixar uma cor estática de fundo (meio sem graça, mas é uma opção).

philips tv - 12

Caso você tenha lâmpadas Philips HUE, o Ambilight trabalha em conjunto com elas.

philips tv - 13

4) Se livre do “efeito soap opera”

TVs LED devem sempre ter como fonte de imagem em alta definição dispositivos conectados via HDMI. Mas, como é comum ver por aí, a configuração (ou melhor, a falta de configuração) levam a ver imagens que “saltam” na tela, gerando o estranho efeito “soap opera” e possivelmente causando dor de cabeça depois. É fácil se livrar disso (válido pra TV a cabo, que costuma enviar o sinal em 1080i, não em 1080p e nem sempre com a compressão de vídeo correta para alta definição).

No caso das TVs Philips, na configuração de imagem, dois recursos ajudam a eliminar ou reduzir o “soap opera”: o HD Natural Motion e o Clear LCD. Eu deixei no mínimo o primeiro e ativei o segundo e funcionou…

philips tv - 14 philips tv - 15

… mas existe a gambiarra que deve valer para qualquer televisor de tela grande: em vez de o televisor entender que você está no modo “TV”, trocar para o modo “videogame” nas configurações de imagem. Também funciona!

philips tv - 04

 

[disclaimer: o ZTOP tem patrocínio das TVs Philips – sem interferência editorial nos posts sobre o tema TV; todos os textos e opiniões são nossos]

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Fabiano G. Souza (Nerdmor.com) 29/05/2014, 09:56

    Para mim esse aí devia se classificado como post patrocinado.

  • Babsi Schwanzer 21/06/2016, 20:45

    da pra tirar o som dos cliques do controle remoto?

  • Nathan Willian Souza 17/08/2016, 16:22

    acontece comigo tbm nunca consegui resolver isso