ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

5 apps que não podem faltar numa Smart TV

Nós, do ZTOP, somos daqueles caras que gostam de futebol só em época de, errrr, Copa do Mundo. Não acompanhamos estaduais, regionais, municipais, quiçá interplanetários ou mesmo mundiais. Não conseguimos entender a paixão nacional.

Hoje inauguramos por aqui uma série especial de posts para quem procura o contrário: serviços, tecnologias, dicas e TVs que, bem, farão você fugir do bate-bola quando o grande campeonato começar e te deixarão entretido, divertido e alheio ao resto do mundo, sem sair da sala de casa – porque nem todo mundo gosta de ver um monte de marmanjos correndo atrás de uma bola.

E, claro, para fugir do óbvio mas sem fugir da TV, smart TVs podem ser uma solução: não acredito na Smart TV como “substituto do computador e do tablet” como alguns fabricantes quiseram vender no começo, mas sim como uma alternativa viável para ver serviços online que complementam a experiência da velha e boa televisão convencional (ou a cabo).

Aqui em casa uso o que dá – seja o computador ligado na TV, seja no Chromecast ou na Apple TV (que acabam sendo muletas para deixar a TV mais inteligente).

Selecionei alguns exemplos de apps indispensáveis que estão presentes nos modelos mais novos da Philips (e, por sorte, em outros fabricantes também):

1) Netflix

Os R$ 16,90 mais bem gastos por mês no meu cartão de crédito pertencem à Netflix. Motivos não faltam: no começo eu achava que o serviço era uma grande sessão da tarde, mas suas produções originais e o catálogo enorme (ainda com muita coisa velha, confesso, mas com muita coisa nova e que não vi ainda) compensam o investimento.

E tem produções originais exclusivas Arrested Development, Orange is the New Black (preciso acabar a primeira temporada) e o incrível-sensacional-maravilhoso Frank Underwood, meu malvado favorito de House of Cards:

 

2) YouTube

O que mais me surpreende no YouTube (além do fato de o Google não ter acordado ainda para o fato de que essa é sua verdadeira rede social) é o povo se empolgar e criar canais específicos de coisas que você nem imagina na vida, como montanhas-russas (pra mim, algo melhor que gritar… gooool?):

Bônus para YouTube na TV: invariavelmente num almoço, jantar, churrasco ou festinha de amigos alguém vai tirar um celular do bolso e mostrar um vídeo do YouTube. Melhor na TV, certo?

3) Vimeo

Vimeo é o YouTube alternativo, de projetos indie, cabeça, com aspiração cinematográfica, alternativa. Adoro o canal de Sundance e a série Timescapes (que é ótima, por sinal, pra testar a qualidade de imagem da sua TV).

4) Skype

O único grande app que não envolve vídeo/áudio em Smart TVs e eu respeito é o Skype, pelo simples motivo de permitir fazer videoconferências com amigos, parentes e (por que não) colegas de trabalho numa tela grande. Então, Skype entra na lista por substituir equipamentos caros pelo televisor.

5) Spotify

Smart TVs precisam de música. O Spotify, serviço excelente (também pago) de música online, pode vir a preencher essa lacuna em um futuro próximo (na Europa, a Philips já anunciou o app para alguns modelos). Quem sabe o pessoal da Spotify quando sair do esquema “devagar” do lançamento brasileiro anuncie também seu app para smart TV.

[disclaimer: a partir de hoje e nas próximas semanas o ZTOP tem patrocínio das TVs Philips – sem interferência editorial nos posts sobre o tema; todos os textos e opiniões são nossos.

logo mais aparecem uns banners pelo site ;)]

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Ubiratã Muniz Silva

    Acredite se quiser, não tenho muita paciência pra ver vídeo do Youtube/Vimeo na TV. Fazer a pesquisa usando o controle remoto como teclado é um porre.

    Netflix pra mim é essencial. É na verdade o único que uso na smart tv. Minha única ressalva é pro fato do netflix nas tvs da LG (pelo menos na minha de 47″ 3D e em alguns outros modelos da mesma época) ser bugado, exigindo “reset” das informações de Smart TV periodicamente (e após várias atualizações ainda não corrigiram o problema do erro aip-702). Para eu que trabalho com tecnologia isso é simples, mas como boa parte das pessoas que compram esses dispositivos só quer usar e não sabe mexer em nada mais avançado, acaba sendo um problemão.

    Pra quem não tem smart tv, uma boa pedida são os aparelhos de blu-ray que agregam as funções, como a linha BDP-S1100/3100 da Sony. Compra-se relativamente barato (paguei 299 no BDP-S3100 com wi-fi, pra usar numa velha plasma de 32″ que tenho no quarto). Esses da Sony têm MUITOS aplicativos pré-instalados.

    • Henrique Martin

      a busca com o teclado virtual é realmente irritante. mas é verdade: quase todo encontro com amigos no último ano passa por um momento “você viu esse vídeo?”

    • Andre

      Use o aplicativo do Youtube conectado a sua SmartTV, você pesquisa os videos por lá e manda tocar na TV.

    • youtube.com/pair
      você usa seu smartphone para “jogar” os videos para a TV.
      Muito semelhante ao Chromecast.

  • marcelomartins

    Uma ressalva quanto ao Skype. O grande problema dele nas TVs é que quando você desliga a TV automaticamente você está deslogado do serviço do Skype e ninguém consegue chamar você. Funciona bem quando a chamada é combinada previamente.

    Por esse motivo comprei 2 cameras Skype dedicadas, que ficam logadas 24/7 e conectadas na TV. Funciona perfeito. Mas é um serviço que poderia vir na TV, ficar logado sempre no skype em segundo plano e enquanto em stand by.

  • Gaio Cruz

    Tenho uma Phillips 3D 42″ 5508. Ainda não há Spotify, mas tem o Deezer! Funciona perfeitamente… 🙂 YouTube e Netflix usando o smartphone ou tablet como controle são perfeitos. Faltam mais apps nacionais e específicos para a Copa.

  • Tem o Deezer nas Smart TVs da LG.
    Mas eu ficaria feliz mesmo era com o Spotify.

    Excelente iniciativa, Henrique!

  • Parabéns pela iniciativa.
    Além de NetFlix, Spotify, Google Music e Youtube, gosto do RedBull Channel e NbaTv (para quem gosta de basquete)
    Aqui já testei de tudo – computador com plaga S-Video, notebook com HDMI, Tablet com Mini HDMI e N900 com cago video composto, mas todas essas opções de obrigam a levantar quando seu video acaba.
    Hoje tenho Smart Tv 3d na sala (com IPTV que ainda não configurei, NetFlix, RedBull e Youtube), ChromeCast no Quarto e WdTV Live Streaming no escritório.
    Esse WdTV é excelente e altamente recomendado, mais do que o ChromeCast (Que depende do smartphone)

  • Antonio Silva Neto

    Apesar de ter uma smart tv não gosto do sistema , por achar meio lerdo, por isso uso um mni pc android conectado no hdmi full HD em conjunto com teclado e mouse bluetooth.