ZTOP explica: o 4G do novo iPad vai funcionar no Brasil (quando tivermos 4G, claro)?

Z

Com a licitação das licenças de uso para o 4G no Brasil confirmada para maio pela presidente Dilma Rousseff, dá para pensar em uma questão importante: se eu comprar, na semana que vem, um novo iPad nos Estados Unidos com 4G habilitado, estarei preparado para quando essa tecnologia aportar no Brasil nos testes previstos para 2013 durante a Copa das Confederações e em 2014 na Copa do Mundo?

A resposta é simples e direta: não, por conta da frequência usada para o 4G nos Estados Unidos ser totalmente diferente da que será adotada no Brasil (e na Europa também, mas isso é outra história, a não ser que você more no Uzbequistão). 

Se comprar um aparelho 4G lá, vai funcionar apenas no 3G aqui (e também nas redes HSPA+, mais rápidas e já em funcionamento pelo menos em São Paulo). Não é um investimento para o futuro pensar no 4G agora.

Lembra no começo da tecnologia 3G no Brasil, que nem todo aparelho comprado lá fora (principalmente na Europa) funcionava aqui? É uma situação similar.

A imagem abaixo resume a questão, e vem da própria página de especificações do novo iPad na Apple americana (na página brasileira, o 4G nem é citado, já que ainda estão no ar as especificações do iPad 2):

Leia bem: o modelo LTE para a operadora AT&T usa as frequências de 700 e 2.100 MHz, o da Verizon usa apenas 700 MHz. Nas observações de pé de página, a Apple diz com todas as letras: “4G LTE é compatível com as redes da AT&T e Verizon nos Estados Unidos; e redes da Bell, Rogers e Telus no Canadá”.

No Brasil, a principal frequência que será leiloada é a de 2,5 GHz (entre outras faixas de espectro menores), que (setudodercertoquerovernaCopa) estarão em pleno funcionamento na Copa de 2014, como comentou Erasmo Rojas, diretor para América Latina da 4G Americas, em um papo que tivemos durante o Mobile World Congress 2012, em Barcelona.

E, óbvio, as operadoras de telefonia estão chiando por conta do prazo da licitação (mas se a Dilma disse que vai ter leilão em maio, vai ter leilão em maio, certo?)

Claro que em 2013 veremos um novo novo iPad, e até 2014 teremos um novo novo novo iPad, mas não custa nada pensar no futuro, né? (tks Jesper!)

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos