ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

3G: Videochamada funciona de Tim para Claro

Na falta de amigos com celulares 3G da Tim, tentei ontem fazer uma experiência com uma amiga que tem um N95… da Claro (aquele de 850 Mhz sem tampa da lente). E não é que funcionou?

Confesso que a primeira videochamada não esquecerei jamais. Até então, eu achava algo meio ridí­culo (bem, se for parar pra pensar, é um tanto estranho ficar parado no meio da rua olhando pro celular), mas foi uma experiência totalmente Jetsons.

Pena que o software de captura de tela do meu N95 não tenha conseguido capturar a expressão (ou o riso) da minha cara colega Thiane, só apareceu a minha cara mesmo na tela aí­ ao lado.

Pra ser honesto (inspirado pelo Perez Hilton), fiz um tosco desenho no Paint.NET. Mas juro que bonecos de palitinho não irão aparecer nas suas videochamadas, tá?

A Tim disse no lançamento do 3G que o preço de uma videocall seria o mesmo de chamadas convencionais até 30 de junho. Espero que a promessa seja mantida… nas ligações para outras operadoras!

Ah, testei o QIK na rede 3G também. Funcionou bem (delay de uns 8 segundos), fiz um ví­deo de 19 segundos mostrando um café que tomei ontem e o Nagano tomando sorvete (huahuahuah). O ví­deo está depois do clique. A imagem ficou bem parecida com a que fiz com testes na rede Wi-Fi.


Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • will

    cara, adoro esse blog!

    unico q eu vejo todo dia, toda hora e confio pra saber se algum gadget
    realmente funciona e vale a pena comprar..

    parabens pelo blog de vcs!

  • Eu adorei a primeira chamada de vídeo! Eu só vou ligar pra vc assim!! Beijos

  • Joao Carlos C A

    Há dias venho tentando fazer videochamada e não estou conseguindo.
    Meu aparelho é um P1i, da SonyEricsson.
    Sempre que tento, dá a mensagem “videochamadas não estao disponíveis neste momento”.
    Já visitei várias lojas da Tim e todos os atendentes dizem que não é necessária nenhuma configuração específica.
    No painel de controle, aparentemente, está tudo norma
    Fui a uma assistência técnica da Sony e disseram que eu teria de uma loja da Tim para pedir “a ativação”!!! É mole?
    Alguém pode me ajudar?

  • @joao carlos
    depende provavelmente da área de cobertura o uso da videochamada. na minha casa, em SP, não tenho sinal 3G, mas em outros lugares sim. e depende também se a pessoa chamada tem um celular compatível com 3G em uma área com sinal. o negócio ainda é esperar um pouco.

  • Flávio de Paula

    João Carlos,

    Também tenho um P1i e foi um “parto” para a Tim disponibilizar o 3g em minha linha… Agora comigo está acontecendo a mesma coisa que está contigo, fui informado que é necessária a configuração para o 3G, porém, a Tim se recusa a fornecer, alegando que, como não comprei o aparelho numa loja Tim e ele sendo desbloqueado, eles não dão o suporte.
    As configurações são semelhantes ao do N95, mas ainda não consegui.

  • joão e flávio
    tava com o mesmo problema com um HTC TYTN II desbloqueado pra testes no zumo. tudo ok com ligações, mas nada da Tim me mandar as informações (teoricamente, eles podem te mandar um SMS com configurações automáticas). Consegui a informação, que vale para configurar acesso à internet em qualquer celular (varia de fabricante para fabricante, mas é isso que vc precisa preencher):

    ponto de acesso: tim.br
    usuário: tim
    senha: tim

    pronto, conectado! 🙂

  • viviane

    olá há algum tempo comprei um aparelho desbloqueado !!!
    lg mu500 pela internet o meu objetivo era a tal da chamada de video
    então coloquei o bendito chip (tim) mais ele só acha a claro então
    estou há quase 7 dias tentando a configuração e nada um descaso mas td bem depois de tantas tentativas !!!
    alguém que tenha passado por esse mesmo probleminha talvez me ajude!!!