3G da Tim: começou a funcionar

3

Tim 3G: sinal aparece

Conforme esperado, começou a funcionar hoje o serviço 3G da Tim, chamado de 3G+. Teoricamente, deveria acordar e navegar a pelo menos 1 Mbps no meu celular, mas não foi o caso. Dentro de casa, o sinal da rede Edge esteve excelente durante todo o dia (culpa do feriado?), mas nada de o tal 3G aparecer.

No começo da noite, fui até a padaria. Peguei o celular para ver o relógio e lá estava o sinalzinho de 3G no canto esquerdo superior da tela, para minha surpresa. Como foi prometido pela operadora, não precisei trocar de SIM Card ou modificar qualquer configuração no meu aparelho (que já estava pronto para receber sinal 3G e GSM).

Tentei conectar rápido a alguma coisa, o Twitter foi a primeira coisa que me veio í  cabeça: a página carregou com uma velocidade acima do que eu estava acostumado com o Edge. Mas o sinal sumiu e nada de 3G de volta.

Na volta, consegui o sinal 3G novamente (parado na frente do meu prédio encarando o friozinho paulistano…). Conectou em 3G e o meu N95 mostrou também um sinal de 3,5G (quer dizer, é a rede HSDPA mesmo, com um limite de 7 Mbps para download em determinados casos). Tentei entrar no Zumo e não carregou a página por completo, o sinal estava bem fraco.

Como ainda é o primeiro dia, acredito que Tim ainda deva estar realizando testes com a rede e espero que a situação de sinal fraco/limitado se resolva. Assim que encontrar alguém com aparelho compatí­vel, vou tentar fazer uma videochamada e quando o serviço ficar mais estável (pelo menos aqui na minha área) faço outros testes.

Mais telas após o clique.

o sinal de 3G no browser do N95

Conectando ao Zumo em HSDPA - o sinal estava bem fraco

Conectando via 3G

Veja o sinal de 3,5G (HSDPA) no canto esquerdo da tela

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos