3 tecnologias para o futuro do celular/smartphone
Início » NOVOS PRODUTOS » Design » 3 tecnologias para o futuro do celular/smartphone

3 tecnologias para o futuro do celular/smartphone

Como eu já sabia, o Bossa Conference 2010 foi um evento mega-super-técnico voltado a desenvolvedores. Depois de algumas notícias bacanas no primeiro dia, o segundo seguiu sem informações e, meu temor, o terceiro seria assim também. Ainda bem que me enganei: a última palestra foi de Petri Launiainen, diretor de software e interface do usuário do INDT de Manaus (e, como diz seu nome, é finlandês).

Launiainen falou sobre a evolução dos celulares – da invenção do telefone por Marconi aos dias de hoje – pontuando alguns erros (WAP, ignorar o touchscreen por certos fabricantes…) e acertos (o primeiro smartphone da Nokia saiu em 1996, o 9000 Communicator) no processo. E, no final da apresentação, citou algumas tecnologias que vão mudar os celulares nos próximos anos.

1) Rádio controlado por software: em vez de vários componentes internos para distintas funções (3G, Wi-Fi, Bluetooth etc), um rádio interno apenas controlado por software, que faz a mágica de alternar entre as funções. “É o santo graal”, define o pesquisador. “Sem modificação de hardware, ele adapta o sinal para cada área possível. E ainda é caro”.
2) Eletrônicos e telas flexíveis vão permitir modificar o design dos aparelhos (como exemplo, citou o projeto Morph, de 2008)
3) Baterias que duram mesmo: quem sabe, cheguem a dias ou meses de uso, na visão de Launiainen.

Escrito por
Henrique Martin
4 comentários