2015: ideias sobre o futuro do celular

2

N97 gigante

O N97 gigante na vitrine da flagship store da Nokia em Helsinki, coitado, é símbolo de status hoje, mas em pouco tempo será substituído por serviços e múltiplos aparelhos. O foco principal do The Way We Live Next 3.0, que acabou na quarta na sede da Nokia em Espoo (gesundheit! — MN), foi dar alguma ideia do que virá a ser o celular do futuro.

Dois momentos em vídeo capturam isso: O primeiro, feito na tarde de terça, mostra o diretor do Nokia Research Center, Henry Tirri, respondendo a uma pergunta sobre como ele vê o celular daqui a cinco anos (em inglês apenas – e a resposta dele é muito boa).


(link)

Curiosamente, no próximo dia, a própria Nokia deu uma versão oficial, com direito a vídeo, da sua visão para 2015:


(link)

O que eu acho disso tudo? O N97 lá em cima, ainda que uma maquete gigante, será um dinossauro das telecomunicações em 2015. Cada vez mais serviços online vão se integrar ao telefone – Android e o próprio Maemo estão aí para confirmar – e, sim, vai chegar uma hora em que não existirão mais aparelhos desconectados 24 x 7 da rede.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos