2011: e se a Nokia…
Início » NÚMEROS ENORMES » 2011: e se a Nokia…

2011: e se a Nokia…

RESUMO

Pensei em meia dúzia de coisas que, sei lá, podem fazer sentido num futuro próximo da companhia. Ei, Nokia, você está na escuta?

Um debate curioso acontece em torno do futuro da Nokia. Lá fora, blogs especializados de respeito questionam se a Nokia deveria adotar o Android, se a Nokia está mais viva do que nunca ou vai morrer e nada pode mudar esse cenário.

Não acredito que todos os lados estão certos – cada um tem, ao menos, um ou dois pontos que fazem sentido na discussão (Scoble fala da importância dos aplicativos, Tomi explica muito bem a questão do market share).

Pensei em meia dúzia de coisas que, sei lá, podem fazer sentido num futuro próximo da companhia. Ei, Nokia, você está na escuta?

1) Morte ao Symbian, vida longa ao Ovi OS. Symbian morreu. Gastem alguns tostões em marketing pra reposicionar seus novos aparelhos com Symbian, ops, Ovi OS. Dêem a eles atualizações contínuas de sistema operacional (isso já está prometido). O que é Symbianˆ3, ˆ4 e afins vira Ovi OS. O que vier com sistema S40 (os mais básicos da linha) vira Ovi OS Lite.

2) E o MeeGo? Meego vira Ovi OS Plus, Top, Super, X, Z, Y. Algo pra mostrar que é o melhor que a Nokia pode oferecer ao consumidor.

3) Por que tudo isso? Acaba com a confusão de marcas e sistemas, unificando tudo sob um guarda-chuva de marketing global. Tudo bem que acredito que 85% das pessoas ignorem qual OS rode em seu celular, mas ter uma marca só (e não S40, S60, Symbian, Maemo, Meego) deixa tudo mais fácil. Incluindo comparar com iOS, Android e Windows Phone 7.

4) E por que Ovi? É a marca de serviços de internet da Nokia, que teve seus acertos (notadamente os serviços de mapas e músicas) e erros nos últimos anos. Mas Ovi é só um chute meu. Pode ser qualquer termo doido finlandês mesmo (zumo = suco = mehu, por exemplo – e se usarem, me paguem royalties pela ideia, hein?).

5) E o Android? Concordo em alguns pontos com o cara do CellOuts. Pode ser hardware projetado pela Nokia com software Android sem necessariamente ter a marca Nokia. Que tal um protótipo high-end com a Vertu? Não associa com a marca e dá uma baita experiência pro comprador de luxo. Ou uma marca nova, independente da Nokia? (Ok, alguém vai falar que rola uma canibalização de mercado). Antes um Android Nokia sempre com os mesmos botõezinhos no lugar que a festa do caqui atual em que cada fabricante faz uma coisa.

6) Algumas ideias da concorrência são boas, e vale copiar. Como anunciar um produto e botá-lo nas lojas um ou dois dias depois. É  um inferno logístico, mas dá um prazer enorme pro early adopter e pros “formadores de opinião”.

É isso. São ideias doidas que coloquei aqui para incentivar o debate. Se a Nokia tem algo assim em mente, não sei mesmo. Acredito que, em 2011, o MeeGo pode mudar muito esse cenário. Espero que a Nokia cumpra suas promessas (eu não sou o único otimista do pedaço).

E, pros pessimistas, ainda acredito que outras marcas têm maiores problemas do que a Nokia no mercado de smartphones. Isso é tema pra outro post…

Escrito por
Henrique Martin
17 comentários
  • Uma pessoa que diz que a Nokia já morreu, ou que a Nokia irá falir mesmo sabendo que vende quase 300 mil smartphones por dia, deveria ficar longe de um teclado por 10 anos.

    • Hehehe, tem isso também! Talvez a Nokia tenha morrido somente pra ele e para mercados onde qualquer telefone um oferece qualidade de construção semelhante aos dos finlandeses. O que me preocupa é fato da Nokia não estar evoluindo em comparação aos outros big players.

    • a Nokia não morreu mas está um zumbi no mercado dos smartphones, no mercado dos dumbs está normal

  • Na realidade quem fala que a nokia morreu sao os HARD-USERS de smarthphone , que usam todos recursos do aparelho , ususarios comuns nao ligam pra detalhes de OS ou processador , somente o que vai ser necessario ou o que midia fala que e bom !!! A nokia nao morreu , so que ele perdeu mercado e vai continuar perdendo em quanto ela nao acorda .Agora na minha opniao a nokia ta pisando na bola feio , tenho um N900 um celular espetacular ,mais nao posso usar todo seu potencia por falta apps e atualizacao do OS MAEMO , o Pr1.3 foi o ultimo disponibilzado pela nokia , agora o OS ta na maos da comunidade Maemo , ou seja vamo depender da boa vontade de terceiros pra poder ter atualizacao ou correcaos de bugs , jogos e aplicativos nem se fala , quem vai querer programar ou aprender programar numa plataforma morta , ou seja mais uma bola fora . Agora sobre o MEEGO esse nao vai ter chance no mercado , nem a NOKIA tem falado dele ou divulgado ,e essa versao 1.1 do MEEGO , gente isso num pode ser chamado nem de ALPHA quanto mais 1.1 , e quando ele for lancado em algum aparelho , vai estar 2 a 3 anos atras do seus concorretes ou seja nao vai oferecer uma experencia ao nivel do seus concorretes . Sou Fa da nokia , mais acredito que meu proximo aparelho nao vai da nokia , estou pensado seriamente em NEXUS S .

  • a melhor coisa que a nokia pode fazer?

    Passar o n900 para o desenvolvimento da intel. Enquanto isso, fazer uma versão oficial do android, pois user-roms já tem.

    • Passar um smartphone baseado em ARM para a Intel? Haw Haw Haw…

      Só se for para botar a mão em todo o estoque de aparelhos ainda não vendidos para jogar no triturador de lixo (já que se mandar enterrar no deserto alguém ainda vai atrás, cavoca e recupera) e no dia seguinte relançá-lo como N900i com processador Atom e Meego embutido.

  • eu sou Fã da Nokia, tive vários celulares da Nokia, os últimos, n95, n98 e o 5800, foi quando tirei a cabeça da toca olhei em volta e vi todos aqueles celulares com Android, funcionando tão bem, foi irresistivel..
    Sinto falta de muitas coisas que nos celulares Nokia funcionam tão bem, que saudade de você virar o celular e ele silenciar, de você ter um controle de volume centralizado, de não precisar ficar gerenciando as conexões de internet… tenho saudade disso e espero realmente que a Nokia dê a volta por cima e resolva tudo e volte a nos dar ótimos aparelhos, por enquanto vou me virando com os androids…

  • A maioria dos comentários sobre a morte da Nokia vêm dos EUA. Até a cobertura da Nokia no Gizmodo e Engadget parece ter influências de onde se dá a avaliação (Hannaford é bem mais tolerante com a defasagem na IU que os colegas, o review do N8 a quatro mãos no Engadget alternava partes positivas [com "sotaque" londrino] e partes negativas [yo]).

    Quem decretou o fim do pessoal que se aquece com xixi claramente não reparou na quantidade de Cookie/Star/Corby vendidos…

    O 6 seria surpreendente, já que eles parecem gostar de deixar o público em banho maria por semestres, enquanto a concorrência deu sete vezes mais passos.

    Talvez um ciclo de lançamentos mais agressivos poderia ajudar, engenheiro é o que não falta pros lados de Espoo (nem nos outros centros), e eles não têm uma equipe menor que a do Jha.

    Mas o que ajudaria mesmo é aprender a manha do mercado norte-americano e tentar virar o jogo lá. Apesar de não ser o centro da tecnologia, é onde tá a raiz do mindshare.

    /chato unplugged

  • Interessante a ideia de uniformizar o sistema operacional, transformar tudo em Ovi – com a base instalada da Nokia, poderia até fazer efeito, digamos, "psicológico" no mercado.
    Mas, primeiro, tem que acertar o sistema direitinho, né? O que eles têm hoje perde feio pro iOS e pro Android.

  • Que o symbian precisa de um boost é notório, e aproveitar o que os demais SO da Nokia possuem de melhor, como o MeeGO, é um dever. Mas acho impossível que a abordagem, digamos, conservadora da Nokia diante do foguete Android, até pela característica de desenvolvimento, chegue a realmente ficar na frente. Mas uma coisa que me deixou realmente indignado com a Nokia é como está sendo administrado o problema com o hardware do N8, isto é, defeito de fabricação. Com a infinidade de relatos de usuários em todo o mundo (países da Eurora, Austrália, EUA além do Brasil) que levaram o N8 para casa e não conseguiram ligar o aparelho ou encontraram outros problemas com a energia. Apesar de um executivo da Nokia reconhecer o problema, nada mais foi divulgado. Como usuário Nokia de longa data, fico apreensivo em adquirir este aparelho sem ao menos ter a informação de qual (ou quais) lotes tiveram problema ou mesmo uma indicação de serial dos aparelhos com defeito. Considero uma falta grave da Nokia não auxiliar seu consumidor na hora da compra. Neste momento, estou louco para comprar um N8, mas com esta situação, vou aguardar pelo menos até fevereiro/março de 2011, torcendo para ter alguma informação oficial da Nokia sobre o assunto, desta vez mais abrangente e esclarecedora.

  • A Idéia é ótima, mas será que a mídia, seja ela dos EUA ou do Brasil por exemplo, vão ter a mesma boa vontade que têm com a Apple? Onde tudo que eles lançam, parece a descoberta da roda, mesmo que já exista antes? Me assusta, que a referência de Celular em qualquer anúncio, em qualquer mídia seja a foto de um Iphone. Que em todas capas de revistas como Info, Exame, Veja e etc tenha um Ipad na capa, como se fosse uma coisa de outro mundo. Gente eu acho isso assustador, não me lembro de outra empresa que tenha um Marketing "gratúito" tão bom quanto a Apple. E me assusta também a idéia de que se os Americanos compram e gostam isso valha para o mundo todo. Empresas grandes podem morrer, não porque sejam ruins, mas porque dizem que elas são imcapazes, não evoluem, sei lá, e isso vira uma veerdade absoluta e isso fica pior ainda, quando quem fala isso, nem conhece, não procura saber, simplesmente decreta, como faz a mídia dos EUA (revistas e Blogs). Isso não assusta?

    • concordo plenamente, comprei um iphone por causa dessas propagandas e me decepicionei, ele é bonito estável, mas muitos aplicativos da apple store são horriveis só tem besteira passei horas procurando um leitor de pdf descente com recursos de edição, tenho que instalar não oficial para filtrar chamadas coisa em que qualquer dumb fone da Nokia tem o meu nokia 1208(do trabalho) que só tem lanterna tinha isso.

  • A Nokia está se mexendo, a começar pela troca de poder na empresa, creio que em 2011 teremos boas novidades…
    Uma Nokia forte e focada seria ótimo para o mercado.

  • Se a Nokia fizesse um smartphone com Android arrebentaria com Motorola e HTC. Samsung e LG nem conta, né… Faria frente ao iPhone com certeza!