ZTOP+ZUMO

20 segundos com PagSeguro NFC

PagSeguro e Nokia anunciaram hoje a primeira aplicação de tecnologia NFC do Brasil, o PagSeguro NFC, que começa a funcionar em modo comercial no mês que vem nos aparelhos N9 (com Meego, como este ZTOP já tinha antecipado) e C7 e 701 (com Symbian). O conceito é fazer pagamentos de valor baixo – café, restaurante, cinema – pelo celular, digitando uma senha e encostando um telefone no outro.

O aplicativo do PagSeguro foi desenvolvido com suporte do pessoal do INDT, de Manaus, usando o velho e bom Qt. O consumidor cadastra seus cartões de crédito no sistema – o PagSeguro funciona com as principais bandeiras de cartão de crédito (Visa, MasterCard, Diners, American Express) e com outras menores/locais (Hipercard, Aura, Elo, Pleno, entre outros) e diz que é a primeira solução multibandeira NFC do mundo (=com esse monte de cartões).

Comprador e vendedor instalam os aplicativos nos seus smartphones. O processo é bastante rápido, tanto para aceitar a transação…

… quanto para rejeitá-la (aqui, por ser uma transação real, a operadora de cartões rejeitou o processo por serem várias tentativas de valores pequenos na sequência)

Depois, os dois apps mostram um relatório de vendas/compras. Sem papel, sem demora no processo. A taxa que o PagSeguro cobra por transação depende do ramo de atividade, volume de compras e risco potencial do negócio (lembrando que estamos no Brasil e aqui as fraudes com cartão de crédito são mais que comuns e por isso as máquinas leitoras usadas nas lojas são mais caras por terem mais tecnologia de proteção – sério).

Para fazer uma transação NFC, os dois aparelhos precisam estar conectados à internet para validação dos dados. Os dados de cartão de crédito não ficam armazenados no celular.

A Nokia não comenta a base instalada dos aparelhos C7 (à venda a mais tempo), 701 e N9 no Brasil. Segundo Igor Taquehara, gerente de projetos do PagSeguro, “a base é bastante relevante para ser trabalhada em conjunto com a Nokia. Se fosse irrisória, não teríamos feito”.

Em tempo: 100 funcionários do UOL podem pagar a tia do carrinho de doces e café da firma com NFC no projeto interno de testes do PagSeguro.

Eu ouço falar de NFC desde 2007 (vi na CES daquele ano uma demo da Visa com a Nokia) e, tirando a iniciativa do Google Wallet nos Estados Unidos (que é bem limitada, por sinal, por questão de aparelhos compatíveis), quase nada aconteceu desde então – a tecnologia está em alguns aparelhos Android (lá fora) e nesses Nokia à venda no Brasil.

Comerciantes e compradores vão sair correndo para usar NFC? Não. Vai demorar, mas pelo menos o projeto do PagSeguro é um começo para educar o comprador na tecnologia. Mais informações no PagSeguro.

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • galeramaneira 09/04/2012, 17:15

    Muito bom! Mal vejo a hora de isso estar disponível em todos os smartphones!

  • vinibroz 09/04/2012, 22:29

    Apenas para aparelhos nokia mesmo?

    • Isaque 10/04/2012, 00:53

      Quais outros aparelhos com NFC você por aí? Aqui no Brasil eu só conheço os Nokias ;D

      • Dude! 10/04/2012, 18:21

        E o Galaxy X (Nexus) ?

  • dflopes 11/04/2012, 23:00

    eu lembro que o cartão de débitos levou alguns anos até emplacar…
    mas todo mundo já tinha um cartão que efetuava saques – então foi um passo para o uso se disseminar.

    Isso tb me lembra o Oi Paggo

    Agora, no caso do NFC, falta o hardware… e é bem mais caro do que apenas substituir um cartão.

  • mytzplik 20/04/2012, 10:05

    estão esperando a benção da apple pra emplacar com o NFC. Não esperem por isso, ela ja teve duas oportunidades (iphone 4 e 4s) de lançar a tecnologia, não o fez, e nem comentou nada sobre isso…