ZTOP+ZUMO 10 anos!

0.Facebook.com: sim, funciona por aqui

Uia, o Facebook agora pode ser acessado de graça pelo celular – pelo menos pra quem é cliente da TIM, pelo endereço 0.facebook.com (sim, é um ZERO no começo), com algumas limitações.

Li no TechCrunch a notícia, fui checar no blog oficial e, bem, a TIM é a operadora oficial do projeto por aqui, que leva uma versão texto-apenas da rede social pro telefone.

Diz o Facebook que o 0.facebook.com tem duas características principais: é rápido (afinal, é uma versão móvel do já existente m.facebook.com, só que sem fotos ou gráficos) e é gratuito, graças a parcerias com operadoras de todo o mundo. “As pessoas pagam apenas por dados quando vêem fotos ou deixam o 0.facebook.com para outros sites móveis.

Quando elas clicarem para ver uma foto ou ir para outro site uma página de notificação irá aparecer para confirmar que serão cobradas caso queiram sair do 0.facebook.com”, diz o comunicado do Facebook no blog.

O site está no ar, funcional e em bom português (em apenas algumas páginas), com a barrinha no topo “Acesso gratuito pela TIM”. Note, na penúltima imagem, que ele sugere que eu baixe o aplicativo do Facebook para Android…

Diz a TIM, em um comunicado oficial, confirmando o que o Facebook já havia dito: “O usuário poderá, ainda, acessar fotos postadas no Facebook móvel por meio da página tradicional. Para isso, basta apenas um clique no link m.facebook.com e o sistema redireciona o aparelho para o site convencional. Neste caso, o cliente passará a ser cobrado pelo tráfego de dados, de acordo com o plano contratado.”

A iniciativa é bem-vinda, apesar de limitada. Pelo menos dá pra fuçar a vida dos outros ler as atualizações de status dos amigos sem pagar nada. Que as outras operadoras copiem a ideia.

Em tempo: falando com o Rafa do Tecnoblog, ele comentou que, no plano pré-pago dele, os créditos continuaram a ser comidos mesmo acessando via site-zero. E perdeu dois reais na brincadeira! Como meu plano é pós-pago, nem tenho muito como saber se a coisa realmente é de graça antes da conta chegar. Pelo menos pro povo do pré-pago, a coisa realmente precisa ficar mais clara.

Update 21/5: o problema do pré-pago foi resolvido, uma falha no sistema da TIM, informa o MeioBit


Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin