ZTOP

Zenfone 5 nacional recebe atualização para Android 4.4.2 “KitKat”

[Atualizado em 20/10] A uma semana do seu lançamento oficial no Brasil, a Asus libera a versão 4.4.2 “KitKat” para o Zenfone 5 (e depois disso confirmou futura atualização para 5.0 “Lollipop”)

Estava aqui na Zumo-caverna pensando em maldades, quando logo de manhã recebi um aviso pelo smartphone que a Asus liberou mais uma atualização de firmware (ASUS_T00J_WW_USER_1.18.40.9) para o Zenfone 5 (leia nosso hands-on aqui), que substitui a versão anterior (ASUS_T00J_WW_USER_1.16.40.55).

Zenfone_5_new_firmware1

Mas, infelizmente, ela ainda não era a esperada versão 4.4 KitKat (boo!). De qualquer modo, segundo a Asus, essa atualização traz melhorias na qualidade das ligações, corrige alguns bugs na câmera frontal, dá uma melhorada na App de e-mail e no seu sistema de GPS.

Zenfone_5_new_firmware2

O curioso é que passados alguns minutos, apareceu mais uma atualização (ASUS_T00J_WW_USER_1.18.40.10) que, pelo visto, era apenas uma correção que melhora a estabilidade do sistema:

Zenfone_5_new_firmware3

Porém, qual foi minha surpresa quando, minutos depois, o Zenfone 5 começou a baixar mais um arquivo e este realmente era grande (~442 MB)…

Zenfone_5_KitKat_1

… sendo esta sim a esperada atualização para o Android 4.4 KitKat (ou ASUS_T00J_WW_USER_2.19.40.18) (yaaay!) que além de atualizar o sistema operacional, também adiciona novos recursos como suporte para DLNA, novos efeitos de vídeo (modo minitatura, time-lapse) etc.

Zenfone_5_KitKat_2a

Baixado o pacote, basta realizar o procedimento padrão de atualização do sistema…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

… o que inclui a atualização de apps…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

… e se tudo ocorrer de acordo com o esperado, a versão do novo sistema pode ser vista nas configurações do sistema:

Zenfone_5_KitKat_5

Com isso, a Asus cumpre a promessa de colocar no mercado seu smartphone já com a versão mais recente do Android, melhorando assim o seu posicionamento perante a concorrência que não está para brincadeira, diga-se de passagem.

Ainda em tempo:

A Asus confirmou hoje (20/out) uma informação que já tínhamos ouvido informalmente de que o Zenfone 5 também será atualizado para a nova versão 5.0 “Lollipop”.

Segundo o comunicado da empresa, “A atualização de sistema operacional está prevista para o 1º semestre de 2015, após o lançamento oficial do Android 5.0 e seu processo de homologação técnica por parte da equipe de desenvolvimento de software da ASUS, em Taiwan.

Essa informação vem de encontro com uma declaração feita pela Intel durante o último IDF 2014 de liberar para seus desenvolvedores/parceiros de negócios a versão mais recente do Android — já portada para x86 — em torno de duas semanas após o lançamento oficial do Google, acelerando assim o processo de atualização dos produtos baseados nas suas plataformas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Dough Fisher da Intel garante!

Resumindo: Se a ausência do Lollipop era motivo de apreensão para os atuais e até futuros usuários do Zenfone 5 — vocês já podem relaxar e esperar tranquilos pela atualização — apesar de que, para mim, isso já é meio que paranóia, diga-se de passagem.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Será que existe no mercado um smartphone android que seja resistente a água e poeira(como o saudoso defy), mas que seja top no hardware e tenha até 4 polegadas? O que acho mais complicado é que os aparelhos com hardware e recursos melhores estão apenas nos com telas gigantes. Pelo que olhei os da sony só os bem maiores que 4′, e abaixo disso começam a “chinelar” o aparelho, tirando a resistência a água ou processador/camera/acabamento piores. Complicado ficar restrito a telas gigaaaaaaaantes caso você queira um aparelho top.

  • Igor

    ele tá custando 999 mesmo? por esse preço achei meio fora da realidade daqui… dá pra pegar um Nexus 4, Moto X 1gen ou com pouco a mais um Moto X novo, LG G3 (tava 1399 outro dia), Nexus 5…

    • Henrique Martin

      o preco oficial não foi informado ainda. 999 é valor de mercado livre…

  • Mario Nagano

    Até onde sei, a liberação da atualização via OTA não é generalizado e sim liberado em grupos baseados no número de série do aparelho para não sobrecarregar o servidor.

    Como o modelo que recebemos para testes faz parte do primeiro lote fabricado por aqui, já fomos agraciados com a atualização e nesse caso, não há muito o que fazer além de ter um pouco mais de paciência esperar na fila o que também não é nenhuma desgraça já que o 4.3 está rodando bem nesses aparelhos.

    “Manobras” existem? Tecnicamente sim, mas para isso é preciso ter acesso a um arquivo de imagem do novo SO e instalá-lo manualmente no aparelho. Um procedimento que não é lá muito complicado, mas que não recomendo para usuários leigos.

    • Regis

      Obrigado pelo retorno Mario.

      Pois é a tal paciência… hehehe. Informo que consegui atualizar para versão 4.4.2.

      Primeiro fiz o download dos manuais e firmware no site da Asus. Depois eu atualizei o firmware para a Versão V1.18.40.10(WW) via PC, conforme descrito no manual “Software Update SOP for ZenFone 4 & 5 & 6(Eng) Versão V3.0”

      O procedimento de atualização ocorreu exatamente como detalhaste muito bem no post.

      O próximo passo foi verificar na tela de Configurações/Sobre se estava disponível outra atualização de firmware e para minha surpresa estava disponível a Versão V2.19.40.18(WW) (KitKat 4.4.2). Após aguardar mais de uma hora para download (via WI-FI) executei a atualização e tudo ocorreu perfeitamente.

      OBS.: No site da Asus menciona uma nova Versão V2.20.40.9, porém ainda não tem para WW (SKU).

      Abraço.

      • Caio

        Regis, estou tentando fazer o processo mas nao consigo baixar o link no meu aparelho… Como faço?

        • Regis

          Caio, eu fiz o download direto para o PC, conectei o ZenFone 5 via porta USB e então copiei o arquivo Versão V1.18.40.10, seguindo o manual, para o diretório raiz do smartphone. Espero ter ajudado.

  • Vinícius Lopes

    É melhor permanecer nesta rom ou a 4.4.4 tem melhor rendimento de bateria?