ZTOP

Xperia X10 com Android 2.3: será o fim do Mediascape?

No nosso review do Sony Ericsson Xperia X10, um dos pontos negativos do aparelho foi a tenebrosa implementação de software customizado, chamada de Mediascape (para controlar mídia, mas sem muitas opções de… controle!) e Timescape (contatos e redes sociais bagunçados).

Pelo visto, a próxima geração de Androids da Sony Ericsson vai perder um deles: o Mediascape, sendo substituído pela versão de tocador de música padrão da fabricante e widgets da linha 2011.

A informação foi publicada agora de manhã pelo blog oficial da Sony Ericsson, que promete uma nova atualização do Xperia X10, aparelho com quase um ano de mercado (foi lançado em abril de 2010 no Brasil) para o Android 2.3 “Gingerbread”. Mas, calma, esse upgrade não é para todos os aparelhos X10.

A fabricante diz que “ouviu seus consumidores” e, apesar de já ter dito que o X10, que recebeu recentemente o Android 2.1, não teria mais upgrades, mudou de opinião e resolveu portar o Android 2.3.3 para o smartphone. Grande idéia para deixar a experiência de usuário integrada entre os novos dispositivos (Neo, Pro, Play, Arc)  e o X10.

Mas, como toda mudança, existem alguns poréns na história, e algumas funcionalidades vão embora enquanto outras chegam. Diz a Sony Ericsson:

  • O Xperia X10 terá a interface de câmera padrão do Android e recursos como reconhecimento de faces e disparador por sorrisos serão perdidos.
  • O Moxier será substituído pela funcionalidade nativa EAS do Gingerbread.
  • O Mediascape será substituído pelos widgets de mídia e tocador de música incluídos nos produtos de 2011.
  • Chaves de DRM para conteúdo protegido no telefone serão perdidas no processo de atualização.
  • O cliente Sony Ericsosn Backup and Restore não é compatível com a versão Gingerbread e será perdido.
  • Suporte bidirecional a idiomas será reduzido comparado à última versão do Xperia X10 com 2.1.

O upgrade do Xperia X10 tem previsão para “final do segundo trimestre/começo do terceiro trimestre”, mas se você comprou um X10 em operadora, não fique feliz ainda. Diz o blog da SE:

Hoje, o Xperia X10 está disponível em versões genéricas de varejo e versões customizadas para operadoras. Devido aos recursos disponíves nesse projeto especial, vamos focar em fornecer versões de software para o varejo. Em relação aos kits customizados para operadoras, vamos falar mais em uma outra fase. Mas queremos deixar bastante claro nesse ponto que alguns de vocês podem não receber esse upgrade.

A Sony Ericsson diz ainda que os aparelhos X10 mini, X10 Mini Pro e X8 não terão upgrade para o Android 2.3.

ZTOP comenta: O X10 tem um hardware bem bacana, mas vem com software instalado que nem todo usuário quer. É o estilo Sony de usar um monte de coisas proprietárias, que é válido se levarmos em conta que eles querem oferecer uma experiência diferente. Mas, por exemplo, a falta do botão de busca padrão nos Android incomoda, tanto que ele está presente em toda a linha Xperia nova.

E o perfil do usuário de Android acabou se delineando de forma diferente do que alguns fabricantes esperavam: em vez de buscarem software diferente, quem compra quer usar bem o que é padrão. E design, hardware e preço definem a escolha. Tanto é verdade que a Motorola renasceu das cinzas com o Milestone/Droid, que tem hardware parrudo (pelo menos na data de lançamento) e oferece a experiência Android pura.

O X10 foi o primeiro passo da Sony Ericsson em abraçar o Android. Tem gente que odeia os X10, mas alguma coisa eles devem ter feito certo, pois o fato é que o aparelho vendeu, mesmo custando caro. Com o update, o X10 vai acabar virando um dos smartphones de entrada mais legais do mercado pois, com a outra geração aí, o preço vai ter que baixar.

E quanto aos X10 mini, mini pro e X8, o tamanho diminuto é uma graça, mas o telinha limita a usabilidade com o 2.3. Mesmo a quantidade de memória disponível deixaria os smartphones lentos. A versão 2.1 está de bom tamanho para eles, que rodam espertinhos. Aí é aquele negócio, esse é o preço de escolher um aparelho tão pequeno.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Hum… Ontem, eu li num post do blog do Windows que a atualização do Windows Phone 7 com o copiar-e-colar seria disponibilizada primeiro para aparelhos vendidos no varejo sem estarem atrelados a operadoras. Somando isso com essa notícia, talvez seja bom NÃO aproveitar mais ofertas de operadoras.

  • TimeScape não é algo que tenha a qualidade Sony, é extremamente mal projetado, chegando ao cúmulo do avatar da pessoa que enviou a mensagem atrapalhar a leitura da mesma naqueles cartõeszinhos 3D… Eu achei um total desperdício de espaço no X8 aquilo de TimeScape, sem falar que ninguém quer ficar lendo um porrilhão de mensagens uma a uma, é melhor sempre vermos uma lista rápida… Seria melhor poder remover….

  • Rhenan

    O botão de buscas padrão do Android não está presente em toda a nova linha XPERIA. Apenas o XPERIA Play trás esse botão, os demais permanecem com os mesmo presentes no X10.

  • Ataide

    Engraçado como a Sony Ericsson anunciou que não iria atualizar nenhum dos Xperia’s antigos e depois voltou atrás com o X10 normal, e fica de fora os outros e o X8 que é o que eu tenho, bem que poderia ao menos atualizar para o android 2.2 como fez a motorola no Milestone, mas com certeza irá sair as roms customizadas e irá rodar perfeito nos aparelhos que ficaram de fora desta atualização, total desprezo com o consumidor.

  • cdsmaker

    Os extras da marca poderiam ser lançados como aplicativos no Market. Abrangendo todos os Androids não só da Sony. Todos sairiam ganhando

  • O maior problema dos smarts com Android é que as fabricantes colocam interfaces proprietárias em cima do launcher original. Sony (Mediascape e Timescape), Motorola (Motoblur), Samsung (Touchwizz) e HTC (Sense), por favor, pelo menos nos deem a opção de desabilitarmos essas capas grosseiras!

  • Luiz Leão

    Se com o Gingerbread o x10 consumir menos bateria, já será um enorme avanço. Quanto a perder o recurso de reconhecimento de rostos e o disparo por sorriso, confesso que nunca os utilizei. E olha que o meu x10 foi um dos primeiros no Brasil.

  • Mauricio

    Sinceramente, não por updates para pelo menos o floyo nos mini e mini pro foi uma baita sacanagem, proxima vez que for comprar um smartphone não comprarei mais sony ericsson, a maldita mata descaradamente seus aparelhos por causa de novos lançamentos, o aparelho não tem nem 1 ano e 5 meses e ja os encostaram.

  • wendy

    GALERAAAAAAAAAAAAAA…

    Meu X10 parou de funcionar ontem.. Tive a ideia hoje de Atualiza-lo via PC Companion.. E ADIVINHA SÓ.. ATUALIZOU PARA O ANDROID 2.3 (Gingerbread).. TÔ ME AMARRANDO.. O CELULAR FICOU MUITO MAIS ÁGIL.. PERFEITOOOOOOOOOOOO..

    Obrigado Sony Ericson!!

  • Matheus catala

    Atualizou pera ai! atualização ainda não saiu OO'

    • Jimmy

      Saiu sim, fiz o mesmo no meu e melhorou a eficiencia 100% agora quem pagou mas caro antes pra ter um Gingerbread podia ter esperado mais e economizaria um pouco….

  • Ana Beatriz

    E essas atualizaçoes que aparecem, sem ser no site da Sony, será que valem a pena?
    o meu X10 veio com a versão 1.6, da Vivo e eu ja atualizei para 2.1.
    Alguem sabe se a Sony vai mesmo, daqui a algum tempo, liberar atualozaçao para 2.3?

  • Carlos Garcia

    O Reobozinho vai ser atualizado!é só esperar a atualização !! atualizar pelo site oficial, é o melhor caminho e mais "seguro",um colega atualizou pelo um site não oficial e detonou o celular dele.a Primeira vista funcionou bem,mas depois, deu um monte de problemas! sequindo tutoriais de oringem incerta! é só aguardar e esperar! liguei para a Empresa da Sony Ericsson, e me falaram ,que as atualizações vam começar,a partir de "Outubro" é só esperar!!! posso dizer que atualizei o x 10 , 1.6 ,para 2.1 ficou exelente!!quuando vem a atualização vem um incone informando,que pode ser atualizado. mas somente pelo pc compane da sony ericsson.se alguem quizer trocar uma idéia! me manda um e-mail ,carlos_ab_garcia@hotmail.com , também é meu MSN.

  • rudinei

    ola ! algem sabe de algum site que venda a placa mãe ou pricipal do sony ericsson x10 ??????