ZTOP

XO 3.0: Negroponte viaja no netbook de 2012

Sim, devemos agradecer profundamente à criação do projeto One Laptop per Child, de Nicholas Negroponte: sem ele não teríamos netbooks hoje, certo? Sei que criancinhas carentes de algumas partes do mundo já têm seus XO 1.0, e hoje tio Negroponte liberou informações sobre as próximas gerações do laptop XO.

Diz o comunicado oficial da OLPC sobre os futuros XO, em resumo:

XO 1.5: mesmo design do XO 1.0, com processador VIA (em vez de AMD), 2x mais veloz, 4x memória DRAM, 4x memória Flash (não entendi se 4x a mais ou 4x mais rápido). Roda Windows ou Linux, disponível em janeiro de 2010 por 200 dólares a unidade, com preço que varia de acordo com o mercado de memória DRAM e Flash.

XO 1.75: sai no começo de 2011, com mesmo design, proteção emborrachada por fora e tela sensível ao toque de 8,9″. Baseado em processador ARM da Marvell com 2x mais velocidade a 1/4 do consumo de energia. Preço: 150 dólares ou menos. Vai ser um complemento ao XO 1.5, que continuará sendo produzido.

XO 3.0: tudo novo. Sai em 2012, com meta de preço abaixo de 100 dólares. Novo design, uma única peça de plástico flexível inquebrável e sem buracos. Substitui o XO 2.0 (anunciado em maio de 2008), com duas telas como páginas e que não será produzido. Hardware: parecido com o do XO 1.75. Negroponte se diz visionário: “Espero que a indústria nos copie“.

Imagens-conceito do XO 3.0 (parece ter uma câmera e tudo touchscreen mesmo):

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Pingback: Tweets that mention Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » XO 3.0: Negroponte viaja no netbook de 2012 -- Topsy.com()

  • Pingback: TecNews: Noticias Tecnofagia()

  • Edivaldo

    <ironic mode on>
    espera aí! esse é o itablet da Apple que a mídia tanto fala nos ultimos meses…
    <ironic mode off>

  • Pingback: uberVU - social comments()

  • “Espero que a indústria nos copie“ foi um convite. Só sendo copiado vai conseguir custar algo em torno de 100 dólares.

  • dflopes

    espero que a industria copie, lance no mercado mundial e chegue ao brasil custando 100 dolares…

    simplesmente uma ideia fantastica e genial!

    E se não fosse o OLPC, não teriamos o ASUS EEE 701 – o pioneiro

  • Szeliga

    é, mas os pequenos da Asus estão longe de custar 100 dólares…

    • Eu me lembro de ter lido em algum lugar que até Negroponte reconheceu que seu "note de 100 dólares" nunca custou mesmo 100 dólares. Ele explicou que o desejo dele era de criar um notebook barato para educação e que o valor de "100 dólares" foi escolhido mais por uma questão de retórica — para fazer barulho — do que um objetivo propriamente dito.

      Lembre-se que quando ele soltou essa idéia (maluca na época), ele só tinha uma frase de efeito (note de 100 dólares), boas intenções e punhado de especificações mas não um produto final propriamente dito. De um certo modo, é impressionante até onde ele conseguiu chegar apenas com papo.

  • Imagine esta belezinha rodando ubuntu 😉

  • Douglas Belmonte

    O conceito lançado por ele é o mais importante. A industria concerteza vai por em fabricaçao em breve um modelo de netbook baseado no protótipo acima. Mas o produto não saiu do nada ficou uma mistura do kindle com tablet.

  • Pingback: XO 3.0: Negroponte viaja no netbook de 2012()

  • Pingback: XO 3.0: Negroponte viaja no netbook de 2012 : William Veronesi Rocha()

  • O que uma lábia não faz.
    Se funcionar, vai ser uma idéia interessante.
    Espero que aguente umas porradas.

    Lauro Faria
    http://www.bdibbs.com.br

  • sidney

    sem viajar na maionese, só quando os tablets baixarem de preço é que teremos algo PROXIMO a isso..