ZTOP

Wolfram Alpha é uma espécie de “Google das contas”

dois mais dois: uma brincadeira para ilustrar o poder do Wolfram AlphaEstá no ar desde ontem à noite (com alguns percalços no caminho, como toda boa estreia) o Wolfram Alpha, um novo buscador que agrupa “dados objetivos”. Se o Google traz resultados da web (e faz até algumas contas), o Wolfram consolida informações de uma enorme base de dados e mostra a resposta numa tela única, com respostas um tanto surpreendentes – mais para uma enciclopédia em franco crescimento do que para um “Google” da vida.

O Wolfram Alpha funciona apenas para buscas em inglês, com resultados em inglês. Na sua definição oficial,  diz que quer “coletar e organizar todos os dados objetivos; implementar todo modelo, método e algoritmo conhecido e torná-lo possível de computar”.

Não é o lugar onde você vai procurar dados sobre o notebook mais recente ou a fofoca sobre algum pseudo-famoso ex-Big Brother, mas é onde você consegue comparar dados lado a lado, como visto abaixo:

Informações consolidadas sobre São Paulo e Rioou, num exemplo mais, pessoal, alguns dados sobre sua data de nascimento:

tudo que o Wolfram sabe sobre 15 de março de 1978Dependendo da busca, o Wolfram mostra resultados ao lado com links para a Wikipedia ou para mais buscas na web. E dá para salvar os resultados como PDF ou formato Mathematica (software dos mesmos criadores do buscador). Se não sabe por onde (e como começar), uma galeria de exemplos ajuda bastante. Não é um buscador para qualquer um ou qualquer tipo de necessidade, mas para o que oferece hoje, com enorme possibilidade de crescimento, é excelente.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • dflopes

    Uau, uso o Mathematica na pós, e o soft é incrivél e bem intuitivo.

    Imagine essa search engine.

    Já no bookmark!

  • Pingback: Desafiar o Google? Bah. — Se7e segundos()

  • Nossa o wolfram é genial, to resolvendo umas integrais facilmente com ele ;D

  • Kan

    Muito bom, experimente buscar death. rsrsrs
    wolfry it… rsrs

  • estão na maior discussão em cima dele.

    Assisti a CNN ontem e discutiam se ele iria sobreviver depois do hype.

  • Rosa

    Question: Can you dance?
    Response: No, I can’t. Can you?

    Question: Can you have sex?
    Response: No, I can’t. Can you?

    Question: Can you drink?
    Response: No, I can’t. Can you?

    Ótimo para usar junto com o Google.
    Além de muito útil, é bem humorado! 🙂 🙂 🙂