ZTOP

Review: Samsung Wireless Audio 360

O som conectado Samsung Wireless Audio 360 parece um ovo alienígena e impressiona pela facilidade de uso e pela excelente qualidade de som.

Samsung Wireless Audio 360

O sistema de som da Samsung está mais para um dispositivo conectado à internet das coisas do que um simples alto-falante. Com design que (para mim) mistura elementos do ovo do Alien aos personagens canadenses de South Park (ou um zepelim na vertical), é uma peça única, que distribui o som de forma uniforme pelo ambiente, em 360 graus (como seu nome diz).

O aparelho, modelo WAM7500, está disponível em duas cores (preto e branco). Ele funciona sozinho ou conectado a outro igual e também a dispositivos Samsung, como TVs e home theaters, via recurso Multiroom Link. Como a conexão é feita por Wi-Fi, múltiplos aparelhos podem ser conectados ao sistema.

samsung wireless audio 360

O Wireless Audio 360 é um aparelho minimalista: tem botões físicos somente na frente (play/pause, controle de volume, selecionar fonte e liga/desliga), com nenhuma conexão analógica.

Aqui, todo o som que chega ao aparelho é digital, tendo como fonte as músicas no seu smartphone (formatos MP3, AAC, FLAC, OGG, WAV, WMA, AIFF e ALAC compatíveis) ou dos serviços conectados (Spotify, Deezer, TuneIn, entre outros).

Aqui estão as versões em branco…

samsung wireless audio 360

…e em preto. Na parte vazada está o woofer do dispositivo, assim como uma lente acústica (que ajuda a tornar o som mais nítido).

samsung wireless audio 360

Vista por cima, onde está o tweeter do aparelho e outra lente acústica (a Samsung alerta na embalagem: não use essa parte superior como alça!). Má notícia: as áreas expostas juntam pó.

samsung wireless audio 360

samsung wireless audio 360

Entretanto, o Wireless Audio 360 não precisa ser utilizado na sua base incluída no produto. A Samsung promete, em seu site, acessórios como um tripé (cheguei a ver na CES de 2015 um modelo similar pendurado no… teto, mas não sei se é o caso deste modelo específico). A base cromada pode ser removida, já que somente um parafuso a fixa ao aparelho.

samsung wireless audio 360

Ao remover a base, vemos algumas informações na etiqueta (igual à colada na base, por sinal), o conector do cabo de energia e uma porta USB de serviço: o aparelho, como boa coisa conectada, recebe update de software por Wi-Fi (controlável via app), mas também pode ser atualizado por USB (e aí você tem o trabalho de entrar no site da Samsung, baixar a atualização e instalar manualmente).

samsung wireless audio 360

samsung wireless audio 360

O aplicativo Samsung Multiroom serve como controle remoto para o alto-falante, e funciona tanto em iOS como Android – mas está disponível em inglês apenas.

A configuração é rápida e simples, basta “encontrar” o dispositivo no app (se não achar, pressione os botões de fonte+liga/desliga por alguns segundos e o aparelho fala com você que está pronto para se conectar)…

Arquivo_000

… selecione sua rede e digite a senha do Wi-Fi….Arquivo_001

…e escolher sua fonte favorita de música, seja um serviço online (oi Spotify!), as músicas no smartphone ou servidor próximo (cool!) – aqui ele encontrou meu roteador (que não tem nada musical, por sinal). Se quiser, também dá para conectar via Bluetooth a outro dispositivo e a um televisor Samsung compatível via Multiroom Link.

A Samsung me enviou peças do Wireless Audio 360 nas duas cores, porém não consegui testar o recurso de espelhamento estéreo (com as duas caixas no mesmo ambiente) ou múltiplos ambientes (uma na sala, outra no escritório), pois o modelo branco, por algum bug, perdia a conexão à rede Wi-Fi a todo momento. A peça em preto funcionou perfeitamente.

Arquivo_002

Nessa mesma tela, você também controla as demais configurações do Wireless Audio 360 (ligar/desligar o LED, update de software, reprodução contínua de músicas do seu smartphone quando entra em casa, status da rede, alarme etc). Veja aqui a tela completa. A única coisa que senti falta foi um equalizador de som no aplicativo.

Apps como o Spotify “enxergam” o alto-falante como mais um dispositivo conectado e não têm problema para reproduzir músicas: veja ali embaixo o “Living Room” (é o nome da caixa, que pode ser personalizado).

IMG_4821

IMG_4822

E como é esse som? Gravei o vídeo abaixo com um iPhone 6S Plus em um tripé próximo ao Wireless Audio 360 – e ele balançou com os graves. O app estava rodando em um Galaxy S7 Edge. A qualidade de som é excepcional, envolve o ambiente todo, com bons graves e uma nitidez sonora impressionante. Sabe o produto que vai além das suas expectativas? É o caso desse Samsung Wireless Audio 360.

Música do vídeo por Ben Sound

O preço sugerido de R$ 2.599 pode assustar, porém é um produto de grande qualidade e que chama atenção dentro de casa tanto pelo som quanto pelo design único. A Samsung diz que desenvolveu toda a tecnologia do Wireless Audio 360 em um laboratório nos Estados Unidos, e dá a entender que quer brigar com gigantes do áudio conectado (oi B&O!) em qualidade também.

 

ztop-indica-novo-selo

Resumo: Samsung Wireless Audio 360

O que é isso? Alto-falante conectado à internet
O que é legal? Qualidade de áudio, app fácil de usar
O que é imoral? Sem entradas analógicas, somente Wi-Fi ou Bluetooth
O que mais? App funciona com Android e iOS, potência do alto-falante é de 80W RMS.
Avaliação: 8,5 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 2.599
Onde encontrar: Samsung

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Hugo Leonardo

    Eu queria muito um desses… Maasss…

    Henrique, o que vc acha do modelos de “caixinhas” de som da Harman Kardon que são vendidas no Brasil? Em especial a Onix Studio.

  • Michel Vieira Pinto

    Podia ter gravado o vídeo com o S7 e não com o iphone… a captação de áudio dos galaxy são IMENSAMENTE superiores ao iphone. Chega a ser piada a captação de audio do iphone.

    • Henrique Martin

      tks pela dica 🙂 o Galaxy tava comandando o aparelho, por isso não usei

  • Sistema interessante para ouvir áudio on line, mas como fica a percepção do stereo numa caixa única?

    Não sei se é possível comparar com um home theater, pois devem ser propostas diferentes (apesar do preço semelhante).

    a relação custo/beneficik não é tão interessante, mas o que tem bom c/b no Brasil?
    Então a pessoa vê o preço e compra aquelas caixas amplificadas com LED e conexão BT.

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien