ZTOP

Windows 8: Asus Zenbook U500VZ é o ultrabook gigante

Asus Zenbook U500VZ é o ultrabook com Windows 8 feito para ficar na mesa. É uma máquina grande, com sua tela de 15″ (e a maioria dos ultrabooks tem telas de 11″ ou 13″) sem recursos de toque, com configurações topo de linha.

O modelo deve ser lançado no Brasil ainda este ano, sem previsão de preço ainda.

A Asus colocou na máquina uma tela IPS de 15″ full HD (1920 x 1080), além de um processador Intel Core i7 quad-core “Ivy Bridge”, 8 GB de RAM, dois SSDs de até 512 GB (ou a combinação de 128 GB de SSD + 500 GB de HD). Pesa quase 2 kg.

Além disso, o ultrabook tem uma placa de vídeo dedicada Nvidia GT650M. Se é para comparar com algo no mercado, dá para pensar no hardware do Macbook Pro Retina de 15″ (sem a tela Retina, claro).

Seu design segue a linha dos primeiros ultrabooks (e de menor tamanho) da Asus, com carcaça em alumínio.

De espessura, são 19,5 mm na parte mais grossa. Do lado esquerdo, encontram-se duas portas USB 3.0, porta Ethernet (é preciso abrir uma portinhola na lateral para encaixar o cabo) e saída de vídeo HDMI, além do encaixe da fonte de energia.

Do outro, uma entrada/saída para fone de ouvido/microfone, leitor de cartões (SD/MMC), mais uma USB 3.0 energizada, saída de vídeo miniDisplay Port e um curioso conector…

Que serve para ligar um subwoofer (incluso na caixa do produto) SonicMaster e ter uma boa experiência de som com o ultrabook. Na demo que vi, faz um bom barulho 😉

Além disso, o teclado é completo, incluindo um teclado numérico na lateral.

Os alto-falantes internos, fornecidos pela Bang & Olufsen, ficam na borda da tela.

Ainda no teclado, ele é  retroiluminado, bom para digitar no escuro.

E o touchpad segue o estilo “Macbook” com uma peça única clicável:

Finalmente, alguns detalhes do hardware pelas configurações do sistema do Windows 8.

Assim que tivermos o preço sugerido (deve ser divulgado nesta quinta, 25, durante o lançamento do Windows 8 em São Paulo, atualizamos este post.

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin