ZTOP

Windows 7: rodando no netbook LG X-110

netbook_vista_7a

Se a oportunidade faz o ladrão, por que não uma boa nota no Zumo?

Estava eu me preparando para botar o netbook X-110 da LG para rodar os benchmarks aqui na minha bancada quando — a partir de uma conversa com o Henrique — surgiu a idéia de fazer uma experiência: já que o portátil seria formatado para instalar o XP Pro, por que não instalar o Windows 7 para ver o que acontece? Como o hardware desse equipamento é mais ou menos padrão de mercado e o processador Atom um x86 de 1,6 Ghz, a idéia não era difícil de executar.

Espetei minha unidade de DVD na porta USB no portátil e dei partida do sistema com o disco do Windows 7. Para minha surpresa, o processo de instalação aconteceu de maneira suave e sem nenhuma travada. O resultado final pode ser visto na imagem acima.

Como era de se esperar, o Windows 7 não foi capaz de identificar o modem 3G, muito menos a porta Wi-Fi o que pode ser resolvido (na teoria) com a instalação de drivers apropriados do Vista. De resto, tudo identificado e reconhecido pelo sistema , incluindo alguns itens meio manhosos como a porta de rede Fast Ethernet e a resolução nativa da tela (1.280 x 600 pixels).

netbook_7_-sistema_small

Com relação ao desempenho, o sistema se manteve ágil e funcionando nenhum engasgo assim como a interface Aero e os outros programas do sistema. Mesmo assim, o índice de desempenho do Windows não se mostrou muito impressionado com o hardware:

netbook_7_-index_small

O que podemos especular com essa brincadeira é que, se considerarmos que  essa versão “Ultimate” seja realmente o topo da cadeia alimentar da sua futura família de produtos do Windows 7, pode ser que versões mais “leves” como um Home, Business ou até mesmo um Starter Edition (ai meu santo!)  poderiam rodar sem problemas em um netbook. De fato a popularidade desses pequenos portáteis poderia até merecer uma versão própria,  permitindo assim que a Microsoft consiga  finalmente uniformizar sua linha de produtos, aposentar de vez o XP e até faturar um troco extra com alguns upgrades do XP para o 7.

Pode ser que esteja até viajando na maionese, mas acho uma perspectiva interessante.

Deveras.

Mais telas abaixo na resolução nativa do X-110:

netbook_7_explorernetbook_7_-paciencia

netbook_7_-video_2

netbook_7_-video_1

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Nagano, boa idéia ter colocado o 7 no netbook, mas ficou uma dúvida no ar: Em sistemas simples (pra não dizer ‘capados’), como o Win7 se comportou em relação ao XP? Similar? Pior? Quanto?

    Abração!

  • Oi Rafael,

    Como disse no post, isso foi apenas um experimento para ver se o Windows 7 funcionava no netbook e a resposta é (por enquanto) sim, com o Windows respondendo bem aos comandos do mouse sem sobrecarregar o processador nem a memória livre. Ele navegou na web, reproduziu filmes em DivX e não travou em nenhum momento.

    Mas para uma análise mais profunda e correta baseada em benchmarks, os testes deveriam ser feitos com uma versão final do 7, comparando os seus resultados com uma versão mais nova do XP.

    A única referência de desempenho que vi foi no índice geral de experiência do Windows 7 que, no outro PC com Athlon FX60 de 2,6 e 1 Gb de DDR400 foi de 2,8 devido ao baixo desempenho gráfico. Note que no X-110 o valor de 2,2 foi obtido devido ao desempenho do chip Atom, enquanto no FX60 foi de 5,4, ou seja, o N260 é um processador valente mas não é nenhum foguete. Ou seja, ele atenderia às necessidades de rede do dia a dia, o que por sinal sempre foi o objetivo dos netbooks.

  • claudio s

    prezado nagano, parabens pela matéria!

    mexendo com o win7 vc sentiu algum tipo de lentidão para poder rodar os videos divx? Não seria travamento, mas um certo periodo de carregamento.

    Poste mais tarde alguns resultados de benchmarks com comparativo com winxp para ter uma ideia.

    Fica apenas uma dúvida, quando sair os anti-virus para win7 o desempenho será prejudicado até que grau.

  • Para compartilhar com blog:

    win7 instalado em um note celeron m530 1.8GHz, 512Mb de RAM, 60Gbde HD e placa de video onboard SIS c/ 128Mb compartilhado (pior impossível)!!! NOTA 1 na avaliação do sistema.

    – Ocupou 9Gb no HD e leva 1’20” para ficar disponível (sem processamento no monitor do sistema)
    – A coisa boa é que mesmo numa placa de vídeo onboard SIS672 c/128Mb compartilhados (ou seja, furreca), o aero funciona legal e não engasga.
    – A falta de memoria é sentida, pois o acesso ao HD é enorme quando abro diversas abas no firefox.
    – instalou todos os drivers automaticamente, exceto a placa de rede e wi-fi (ambas realtek) – e todos os programas usados normalmente (winamp5.5, firefox 3.0, Office 2003, AVG 8.0 free, K-Lite Mega Codec Pack, flash player e java JVM)
    – Divx em comprimido 1200Kbps roda sem engasgos, incluindo FFDSHOW e carregamento automatico de legendas.

    É isso, na minha opinião, está usável, mesmo nesse notebook – coisa impossível com o VistaStarter que veio nele.

  • Luan176

    Será que vai continuar assim?

  • Max Gomes

    Olá,
    Eu coloquei o Win7 no meu note, um Toshiba A135, e impressionantemente roda perfeitamente. Falar que é incrível é um exagero perigoso, mas é muitíssimo melhor do que o Vista Home Basic nativo. O Win 7 detectou todos os componentes sem muito trabalho, os efeitos de transparência rodam sem demora, e só tenho 1 GB de RAM num modesto Celerom M. [Detectou o wi-fi, mas o vídeo foi reparado tranquilamente com a instalação do driver ATI, o que é natural para qualquer placa]
    As melhorias vão além do sistema propriamente dito, o Internet Explorer 8 está muito melhor e a interação é bem intuitiva. O Windows Media Center vem integrado. A experiência do uso é muito agradável, sendo nova e sem exageros gráficos. É uma experiência gráfica entre o Beryl, que é bonito mas de usabilidade questionável e o Mac] O que me assombrou foi o fato de ser um kernel praticamente novo com compatibilidade incrível com todos os programas não-Windows que antes usava, p. ex. financeiros, estatísticos e educacionais.
    Há dois elementos interessantes sobre minha experiência com o Win Seven: 1. Eu o instalei sem gravar um DVD. Descompactei a imagem ISO em minha partição de dados e fiz o setup como um programa qualquer. [Toda instalação anterior do Vista ficou em uma pasta Windows.old, na partição do sistema, que foi facilmente deletada posteriormente] 2. Sou Linux user. A Microsoft acertou no ponto, o Seven vai ser um sucesso!

    Screenshot:
    http://img220.imageshack.us/img220/1280/screenshotw7up5.png

  • Josias

    Postando a partir do ie8 no windows7 64 bits. Rodando em um CCE Acteon (ACT) M5.
    Configuração similar a postada por dflopes, tendo 1gb de ram e 80gb de hd.
    Drivers funcionamento perfeitamente (drivers para o vista 64).
    Kapersky 8 beta para o Windows 7 Apresentou falha de tela azul, algo normal para beta. No mais, exelente rendimento, mesmo com 1 gb de ram. BrOffice xp rodando normalmente. ie8 visivelmente mais rapido do que o 7 na navegação e agilidade.

  • Rodrigo

    sem duvida nenhuma vai rolar uma versao do 7 para netbook , 2+2 ainda sao 4 não é

  • Jackson Oliveira

    Instalei o windows vista, mas nao encontrei os drivers para o Bluetooth, funcionou no windows 7?

  • igor

    Olha, aqui amigos eu tenho um mobo M900 VIAC7 Processador 1,2ghz 512Mb de Ram 4GB de Hd Com Xp Professional SP3. Tenho Várias perguntas: o Win7 pega neste netbook? Este aero mostrado no Netbook acima se eu instalasse ele ia aparecer também. E quanto A Navegação da Web Tenho um modem 3g Claro Giant e a placa interna de Wifi Realtek, eles iriam pegar? o meu modem 3G Funciona com 2000/XP/Vista a placa Wifi pega direito com o Xp professional. e eziste algum programa que execute programas do Win 7 NO xp? SE FOR DIGO OBRIGADO E AGRADEÇO