ZTOP

Windows 7 Release Candidate vai desligar seu PC em 2010

Screenshot do novo Windows 7

E está no ar o download oficial do Windows 7 Release Candidate. Começo a baixar o pacote agora mesmo, enquanto escrevo esta nota.

Mas, como diz a própria Microsoft, vá sem pressa: dá para fazer o download até julho e, diferente do beta, não existe limite para o número de chaves de produto (êba!). E, claro, tem o prazo: o Release Candidate é válido até 1 de junho de 2010 – mas a partir de 1 de março do ano que vem, seu PC vai desligar de duas em duas horas (!).

Na prática, isso quer dizer que até março de 2010 (ou antes) deve sair mais uma versão de testes ou (o mais provável) o Windows 7 final. Para evitar os desligamentos, será preciso instalar uma “versão não-expirada do Windows antes de 1 de março de 2010”, diz a Microsoft.

O Win 7 RC pode ser baixado em alemão, espanhol, francês, inglês e japonês, e tem versões 32 e 64 bits. Se você não sabe qual baixar, vá na de 32 bits mesmo – vai funcionar no seu PC. Estou baixando o arquivo ISO de 2,4 GB a uns 230 KB/s e deve terminar em umas duas horas (se o meu Virtua não travar antes…)

(por sinal, encontrei a imagem acima no Geekzone do amigo Mauricio Freitas, lá da Nova Zelândia. Ele publicou uma galeria com todos os fundos de tela do Win 7).

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Marcos

    Senhor

    O Win 7 RC pode ser baixado em alemão, espanhol, francês, inglês e japonês, e tem versões 32 e 64 bits. Certo, Mas falta de português??? Cadê o português???

    Aguardo, Marcos

    • Os donos da casa

      @marcos não tem português, meu caro. só na versão final,

  • Maria Regina

    Este “pisca-pisca” será resultado da graaande gratidão aos usuários apressadinhos que os ajudarão a corrigir os milhares de bugs de sempre…

  • roberto

    mas nao tem perigo de abaixar isso e dar virus no pc e de ficar desligando de 2 em 2 horas nao tem como abaixar um programa antes de abaixar esse win 7 para nao ficar desligando de 2 em 2 horas ? mas tem que ter o programa em portugues tb se nao fica muito dificil de nos entender ne ?

    • Os donos da casa

      @roberto o desligamento ocorre apenas a partir de MARÇO de 2010.

  • lucas

    Vale a pena trocar o vista 64 pelo windows 7 64?
    Rodará todos jogos e aplicativos que rodam no vista, no windows 7?

    Obrigado

  • Eduardo

    Mas o pica pisca vai ocorrer antes de disponibilizarem a versão final?

    Pq se começar piscar em março e a versão final só em junho! Não entendi essa da Microsoft!

  • Rogerio

    Marcos, cade o portugues???? deve estar na padaria.

  • Jonnas

    Já estou com uma versao em portugues do brasil… esta show

    ja to instalando no 2° pc… agora acertaram… pelo “beta program” da microsoft acho q vcs conseguem pegar…

    como faco parte do programa por ser Engenheiro de OEM, fui convidado, mas para usuarios normais noa sei como funciona este programa da microsoft

    • @jonnas mentira tem perna curta, meu filho. temos acesso via MSDN/TechNet e não tem em português.

  • Edgar

    Olha a quantidade de perguntas interessantes neste blog sobre o windows 7… hehehehehe

    Eu fiz o download e vou instalar em casa para testar essa nova versão do Windows, mas entendo que em alguns pontos terei problema:

    1. Não existe anti-virus desenvolvido para esta nova versão, portanto o risco de perder os arquivos é somente do usuário que fizer a instalação;

    2. O usuário que instalar o windows 7 terá que se contentar com incompatibilidade de drivers, aplicativos e qualquer outra ferramenta que funcionava bem com o XP e Vista;

    3. A Microsoft não irá oferecer gratuitamente a versão final para os usuários que estão realizando os testes, provavelmente vai mandar um e-mail marketing no final oferecendo o produto… sem desconto para piorar;

    4. Quanto a versão em português… talvez ela chegue no lançamento do produto que irá ocorrer provavelmente em Julho/2010, e não antes!! A Microsoft não está preocupada em colocar o sistema para testes e provavelmente para o mercado Norte Americano e Europeu… não no mercado da América Latina e China que tem o maior mercado pirata do mundo… principalmente produtos Microsoft!!!

    Abs.

    • @edgar
      no fim da instalação, o Win 7 me sugeriu pagar 50 dólares (ou mais) por um AVG compatível. tô fora!

  • Fernando

    Boa tarde, comprei um note HP DV6000 que veio com Vista… porem, acabei entrando na onde de alguns conhecidos e coloquei um XP… está funcionando legal, sem problemas, mas gostaria de saber se teria que esperar a versão final do Windows 7 ou poderia baixar o BETA e substituir o XP de minha maquina?? Teria algum inconveniente??? Só pra conhecimento, utilizo meu note somente para trabalho, utilizo muito pouco para jogos, musicas, filmes… internet e acesso remoto é diário…
    Desde já agradeço a atençao.
    Abracos.

  • “Engenheiro de OEM” aeueauehaeuau.. eu ri.

    Btw, mto show… já to indo pro 3º Beta do Win7 e curti bastante 😉

  • Carlos

    @Henrique Martins

    “@lucas pra que diabos vc. usa o Win 64?”

    Henrique, você faz alguma idéia do que você está falando? Tá certo que esse blog é para micreiro… mas poxa!!!

    • @carlos eu uso um mac! 😛 (leia o post da instalação do Win 7!)

  • alex

    Ahhhhhh!!! cambada de frescos…rss.Tõ tão feliz com o meu windows xp pro

    • Master

      Quem gosta de passada e Museu !!!!!!

  • Flávio

    Quanto ao antivirus, tanto o Avast (gratuito) quanto o Kaspersky funcionam no windows 7. No caso de Drivers, o que ele não achar ele busca na internet, e se ainda sim não achar, pode instalar o do Vista que funciona. Usei o primeiro Beta por uns 4 meses, e já rodava muito legal e redondo, esse RC deve ser ainda melhor.

  • André

    @Henrique

    ué, a não ser q eu esteja mto desinformado, não tem win32 que gerencie mais de 3gb de RAM

  • Eduardo

    Acredito que antes de dar certos comentários, devemos primeiro pesquisar.

    O Release Candidate já é um teste. E, por sinal, uma das fases de testes mais avançadas.

    O Windows 7 está disponível também em português, porém não sei como conseguir o download, mas o BABOO fez uma análise do mesmo.

    Todos as aplicações (inclusive anti-virus, como o Kaspersky) que hoje funcionam no Windows Vista, tem total compatibilidade com o Windows 7. Esse é um dos grandes pontos fortes desse novo Sistema Operacional, algo que foi muito criticado no Windows Vista.

    E acredito que a Microsoft está certa em limitar o tempo de uso de suas versões de teste, já que são versões de teste. Ela não pede pra ninguém usar, todos que usam, o fazem por vontade própria, por que ela deveria dar algum crédito a isso? Quando sair o final, quem gostou, compra. Na verdade, acredito que esse tipo de teste tem muito mais valor para empresas do que para o usuário doméstico.

  • Rafael

    Eu escolhi o idioma em inglês, se eu baixar ou pegar um dvd com esta versão por outra fonte (torrent, ou pegar um dvd com um amigo), e não aquele oferecido por email , mas com o mesmo idioma do registro, posso ativar com product key que a microsoft me ofereceu?

    • @rafael acredito que sim. cuidado com a versão do torrent, que tem malware.

  • Lucas Jardim

    Nuss 50 dolares por um avg???? será que não conseguiram arrumar um antivirus pior pra oferecer?

  • Bill Gates ainda não percebeu que para alguém mudar do xp para alguma outra coisa precisa levar alguma vantagem ou ter mais facilidade no SO, se for algo parecido com o xp ninguém vai querer

  • Anderson

    Povo eu já estou baixando e para quem não sabe, essa é uma boa oportunidade para se conhecer as VMs(Maquina virtual)e com ela da para instalar o Win7 sem precisar formatar o SO atual, simples assim, se voce não gostar é so apagar ele e tudo volta ao normal, tem o VMWare, a SUN tem uma ótima ferramenta de VM, a MS tem um meio porquinha mas funcioda (apenas com produtos MS mas funciona :)).

    Eu nunca me empolgo muito com os Produtos da MS pois pra mim são meras copias do SO da Apple, mas como não tenho escolha, vou me antecipando, pois certamente usarei ele no trabalho, em casa nada como o bom e velho XP.

  • Gondyn

    Deem uma olhada nesse link aqui diz que tem sim em Português…

    http://www.baboo.com.br/msn08/content.asp?z=300&id=34900#

  • Danilo

    Mas qual é o problema de desligar de duas em duas horas? não é assim que funciona mesmo?

  • Mangerox

    Agora é oficial, aquela piada de tirar todo mundo do carro travado e voltar para dentro de novo para dar boot vai ser implementado de forma automática a partir de março/2010 !!
    Não precisa mais sair do carro, o carro te cuspe para fora e voce entra de novo que ele pega.. ha ha

  • Ruindows? Tô fora!

    Desligar a cada 2 horas? Bem feito para quem usar esse vírus. Quem se sujeitar a isso merece mesmo. Hora de mudar para o Linux?

  • marcmira

    rapaziada , vamos ser menos boçais por favor , li cada coisa que doeu , baixei , instalei , funciona bem , esperar a versão final , chapado esse 7

  • José Roberto

    MEUU DELLS!
    Li cada coiisa que até doeeu o coraçãO!
    1º- Versão em português só pra beta-testers ofciais da Microsoft! Para nós meros mortais que não temos assinatura da MSDN/TechNet (que cá entre nós num é barata…), versão em português só na Ultimate Oficial…
    2º- Parem de dar pitaco se nem testaram. O sistema é excelente pra uma versão que ainda é Beta. Com certeza há de desbancar o XP e consertar o erro do Vista (que não é tão ruim assim…só um pouco…)
    3º- Q SE FO… O MAC E O LINUX! SÃO RIDICULOS E HORRIVEIS! NUNCA MAIS COLOCO ESSAS PORCARIAS NO MEU PC! DAÍ QUE A MS COPIA. PELO MENOS ELA COPIA E FAZ MELHOR DO QUE JA ERA!

    Windows 7 \o/ 4ever!

  • eduardo

    Otimo… baixei e mais leve do que XP e Vista e ainda em portugues

  • loi

    Estou usando o windows seven RC. Não se baixa ele em Português, porém o windows update disponibiliza a atualização para vários idiomas (inclusive o nosso).
    Mas, ele não mostra como atualizaões importantes; então vc deve abrir o update e verificar. Eu tinha o Vista e tudo funciona muito bem – até o antivírus MSE (Microsoft security Essentials).

  • Franklin

    Todos contadores do windows levam em consideração a data em que o windows foi inicializado, se a data for maior que a data limite do periodo de validade, o contador de tempo de uso quando chegar em 2 horas vai desligar o sistema.
    Um truque que funciona é ir no setup da máquina ajustar para uma data anterior a data do final da validade e aguardar as duas horas, o contador vai passar pelas 2 horas e não vai desligar. Aí voce acerta a data e vai direto, até o proximo reboot.
    Outra coisa é voce atualizar a data logo depois do reboot e quando estiver quase chegando nas 2 horas, mude a data para a mesma da inicialização, depois que passar as duas horas pode voltar com a data atual.

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Zumo: Top 10 posts de 2009()