ZTOP

S3FotoPro: software da VIA/S3 usa GPU para melhorar fotos

Depois da NVidia e da ATI/AMD, a S3 Graphics (a divisão de gráficos da VIA Technologies) anunciou hoje o lançamento de sua primeira aplicação de GPGPU para suas aceleradoras gráficas da série Chrome 400.

Conhecida como S3FotoPro, trata-se de um aplicativo para edição de imagem que utiliza a GPU (somente as da S3/VIA, claro) para acelerar o processamento de certas rotinas em até 100x se comparado com uma CPU atual. Esse conceito de usar a GPU para processar dados já é explorada a tempos pela NVidia com sua tecnologia CUDA, a AMD com seu FireStream e até a Apple com seu novíssimo Open CL.

E se você não tiver uma aceleradora S3 em seu PC, no problemo! Ele também funciona só com a CPU.


Segundo a Via, o S3FotoPro é uma aplicação que utiliza um complexo algoritmo que analisa e ajusta automaticamente os macro e micro detalhes de uma imagem, melhorando assim sua qualidade geral:

O aplicativo já está disponível para download aqui e mais informações sobre essa tecnologia aqui.

Hands On:

Apesar de não ter uma aceleradora S3 em casa, eu baixei o S3FotoPro para dar uma olhada na interface e  notei que ele também pode ser configurado para usar a CPU e não a GPU no processamento pesado, ou seja, ele pode ser usado em qualquer PC mesmo sem tirar proveito da super-aceleração da GPU.

O programa é simples ao extremo: o usuário informa o diretório onde se encontram as imagens a serem processadas e o resultado final será armazenado em um diretório destino que pode ser definido pelo usuário ou automaticamente pelo programa: normalmente uma pasta “Result” dentro do próprio diretório de origem.

Depois disso, o usuário define o nível de qualidade da saída, inicia o processo e o lote é processado. No meu PC com Core 2 Duo E6550 de 2,33 GHz ele processou 62 imagens de 10 MP em 5,9 minutos.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.