ZTOP

Vencedores do Japan Media Arts Festival 2008

japan_media_2008

Já foram divulgados os primeiros vencedores da 12ª edição do Japan Media Arts Festival 2008 , que premia todos os anos os melhores trabalhos que utilizam tecnologia no campo das chamadas artes visuais modernas, como entretenimento interativo (games e Internet), anime (desenho animado) e mangá (HQ japonesa). O mais interessante é que, além de consagrar trabalhos de artistas renomados e até de profissionais de software, ele também revela novos talentos e títulos que, outro modo, poderiam até passar despercebidos no meio do turbilhão de opções que sobrecarrega o cenário de cultura pop da Terra do Sol Nascente, principalmente para nós que vivemos desse lado do planeta.

Na edição de 2008, foram inscritos mais de 2 mil trabalhos sendo 429 vindos de outras partes do mundo (inclusive do Brasil). Se comparado com o ano passado os ganhadores vêm mais do circuito alternativo como produções independentes no segmento de animação e páginas web que concorreram junto com os videogames nas categorias de entretenimento.

Entre os vencedores, destaques para:

Entretenimento:

Anime:

Mangá:

  • Grande Prêmio — Piano no Mori, de Makoto Isshiki / Kodansha.
  • Prêmio de Excelência — Real Clothes, de  Satoru Makimura / Shueisha.
  • Prêmio de Excelência — Shiori to Shimiko, de  Daijiro Morohoshi / Asahi Shimbun publications.
  • Prêmio de Incentivo — Cartoon 2008, de Masafumi Kikushi.

Informações completas de todos os premiados com resumos, análises, entrevistas e até clipes podem ser encontrados aqui. Um análise bem mais detalhada desse evento pode ser encontrada aqui (em português).

Atualização (24/02/2009):

O anime The House of Small Cubes (Tsumiki no Ie) foi premiado com o Oscar de melhor curta de animação de 2008 com o nome La Maison de Petits Cubes (wai wai!).

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.