ZTOP

Um ThinkPad X100 com Intel Atom?

Enquanto pesquisava o site da Lenovo a procura de especificações técnicas sobre o ThinkPad X100e para o próximo review deste Zumo, eu topei com uma informação muito curiosa que eu não sabia: a de que existe (ou poderá existir um dia) um X100 baseado na plataforma Intel,  mais exatamente com o processador Atom N450 Pinetrail. Isso quer dizer que o X100 pode até ser o primeiro ThinkPad com AMD, mas não será o único a não ter um processador Intel (uia! uia!).

Dando uma olhada na página de especificações detalhadas do X100 no site da Lenovo eu topei com as seguintes especificações técnicas:

Dando uma olhada na parte de gráficos, podemos ver uma opção de tela de 10,1″  de 1.280 x 720 pixels e que, além da ATI Radeon HD 3200, existe a opção de mais duas aceleradoras gráficas: uma Radeon HD 2200 e a Intel Integrated Graphics (provavelmente o GMA 3150 já integada ao núcleo do N450).

Juntando todos esse pedaços de informação, a imagem que me vem à cabeça é que poderá existir em algum momento e em algum lugar do mundo, além das versões mais avançadas com processador Athlon Neo x2 e Turion Neo x2 um X100 mais simples — e quem sabe até mais em conta — com cara e especificações de um netbook.

De qualquer modo não acredito que existirá um X100 do tamanho de um S10 apesar da disponibilidade da tela de 10,1″. Mais provável que ela seja adaptada no atual gabinete, com uma moldura maior.

É esperar pra ver…

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.