ZTOP

Um pulo no futuro: a sala de Telepresença da Cisco

Telefone IP da Cisco controla as ligações da Telepresença

A Cisco finalmente abriu as portas de sua sala de Telepresença. Já conhecia de ouvir falar bem da tecnologia faz um tempinho, mas só agora apareceu a chance de conhecer.

Telepresença? É uma sala de reuniões adaptada, com três telas full-HD (1080p) de 65″, sistema de áudio direcional e uma câmera de ví­deo, conectada a pelo menos 15 MBps e que permite fazer videoconferências como se o Japão estivesse aqui ao lado.

A experiência é interessantí­ssima de participar. Quem está do outro lado da tela aparece por aqui em tamanho real. A sala tem iluminação própria e a mobí­lia é projetada para dar a impressão de que todos os participantes estão sentados em uma mesa oval. Só dá pra dizer que seu interlocutor está em outro paí­s porque na parede está uma plaquinha com o nome da cidade.

Depois do clique, mais informações e um ví­deo de uma chamada de São Paulo para San Jose, na Califórnia.

A Telepresença usa os sistemas de telefonia IP da Cisco, que conta com a parceria da Orange Business Services para expansão da sua rede.

Na Cisco é preciso reservar a sala para uso em uma reunião, por exemplo. E isso pode ser feito direto no Outlook. Na hora do encontro, a informação sobre quem será chamado já aparece na tela LCD do telefone IP e a conexão ocorre com o toque de um botão. Tudo simples e rápido.

A empresa vende o pacote todo (telas, câmeras, telefonia, áudio, mobí­lia) em produtos voltados a escritórios para uso apenas por uma pessoa por vez (CTS500), para duas pessoas (CTS1000), CTS3000 (seis participantes) e CTS3200 (até 18 pessoas na sala). Os preços, nos EUA, vão de US$ 33.900 (o mais simples) a US$ 340.000 (o mais complexo).

A sala que eu visitei usa o CTS3000, com seis assentos. Cada câmera (são três) usa pelo menos 5 MBps para enviar dados. Haja banda larga corporativa. Então, são pelo menos 15 MBps nessa sala – e em uma única (!). Abaixo das telas existe um espaço para projetar imagens e compartilhar telas de computador.

A Cisco já montou 223 salas dessas pelo mundo todo. A idéia é que as empresas economizem em viagens aéreas e na emissão de carbono na atmosfera, já que se voa menos. A brincadeira durante a demonstração foi que a Cisco vai começar a vender móveis para escritório também, por conta do projeto da sala. Além da mesa “oval”, as telas de 65″ têm em volta uma espécie de “proteção” com luz branca, para ajudar no resultado final para quem vê do outro lado.

Mas chega de falar. Veja o ví­deo e tire suas impressões (link).

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Aurikill

    Parece com a sala Halo, da HP. Tem uma na DreamWorks. A maior diferença é a reprodução de cores, que na sala Halo é perfeitamente calibrada.

  • Everton

    foi na hora 22 da 6a temporada.

    http://24.wikia.com/wiki/Day_6_3:00am-4:00am

  • José Paulo de Oliveira Petry

    Opa,

    A foto que ilustra o post foi tirada onde??

    Eu tinha uma reunião e nem sabia!

    1.30pm – 2.00 pm – Jose Paulo de Oliv…….

    eu hein!! heoeh

  • Pingback: netcetera « nanomídia()