ZTOP

Um mininotebook da Via para o futuro

Tela de 8,9 polegadas

Timothy Brown, diretor de marketing da VIA Technologies, nem viaja mais com seu notebook tradicional.

Como a empresa dele é fornecedora de componentes e projetos pra velhos conhecidos, como o Positivo Mobo e o HP 2133, Brown usa um protótipo de mininotebook (“netbook” é termo do concorrente, diz ele. OpenBook é um termo comum que a VIA usa também) baseado no processador VIA C7-M que me pareceu uma versão turbinada do Mobo (mas isso não significa que algum fabricante irá lançá-lo, ok?).

O modelo tem uma tela de 8,9″, processador de 1,6 GHZ e 1 GB de RAM. O chip, diz Brown, pode ser substituí­do por um futuro modelo VIA Nano, que está na boca do forno pro lançamento oficial. Roda Windows XP, por sinal.

O que eu achei bem legal foi o fato de o notebook contar com uma segunda webcam pro lado de fora do equipamento (“em vez de gravar a conversa, por que não filmar?”, perguntou o executivo, que falou com exclusividade ao Zumo em sua passagem pelo Brasil). Lá fora, alguns fabricantes que usam a plataforma da VIA começam também a integrar modems 3G no portátil.

Mais fotos do mininotebook da VIA depois do clique.

Na tampa do notebook, uma segunda webcam
saí­da para microfone, fone de ouvido, duas portas USB
mais uma USB, Ethernet, saí­da para monitor
Configurações de monitor: 1024 x 600
Configurações de hardware
Selo do processador Via C7-M

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Já experimentei um notebook com o processador da VIA e não gostei, achei muito lento. Esse processador atual da VIA, se compara a qual modelo da Intel e AMD?

  • Diego
    O C7/C7M concorre com o Celeron. O novo VIA Nano bate de frente com o Intel Atom.