ZTOP

Um HD para o Classmate PC

lyrium_front.JPG

Uma das grandes deficiências da plataforma Classmate PC é sua limitada capacidade de armazenamento de dados, algo como 1 GB ou 2 GB de memória na forma de um pequeno módulo de memória Flash.

Mas o que me chamou a atenção na época que analisei o Classmate PC foi descobrir que debaixo de seu teclado existe um espaço suficiente para receber algum outro tipo de dispositivo de armazenamento, uma idéia que poderia ter sido abandonada nos estágios finais do projeto em favor da memória Flash.

classmate_internals_disk_space.JPG

Na imagem acima podemos ver que o espaço seria suficiente para acomodar um disco rí­gido, onde podemos ver até um conector que lembraria até uma porta IDE/PATA, pelo número de contatos. Mas, como existe um conector USB soldado na placa-mãe, minha dedução foi que tal implementação não seria possí­vel.

Mas qual não foi minha surpresa durante a reunião técnica com o pessoal da Seagate, quando Carlos Valero nos apresentou um pequeno disco rí­gido de 1,8 polegadas e capacidade de armazenamento de 60 GB de capacidade chamado Lyrion 18.1 (ST760211DE), também disponí­vel na versão de 30 GB (ST730212DE).

lyrium_back.JPGDisponí­vel apenas na versão IDE/PATA o pequeno disco mede aproximadamente 54x5x71 mm (LxAxP) e 48 gramas de peso, roda a 3.600 rpm, possui 2 MB de cache, vários recursos de economia de energia e foi projetado para trabalhar numa faixa de temperatura de 0°~60 °C. Entre as aplicações desse produto estão os novos UMPCs, players de ví­deo e músicas e, curiosamente, o Classmate PC.

Segundo Carlos Valero, gerente de tecnologia da Seagate no Brasil, a Positivo considerou a possibilidade de implementar o Lyrion nos seus Classmate PCs, mas a idéia foi abandonada porque o preço final do produto iria ficar muito alto.

De qualquer modo, isso é uma boa notí­cia para o mercado, já que esse disquinho também poderia ser implementado nos novos eee PCs (baseados na mesma platafoma do Classmate), o que poderia torná-lo mais atraente para um universo maior de usuários. Só espero que ele não fique muito mais caro por causa disso. Mais informações sobre o Lyrium aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Me contaram que, nesse encontro, especulou-se sobre a baixa durabilidade das memórias SSD. Você sabe se essa informação tem algum fundo de verdade ou não passa de FUD?