ZTOP

Uau, um golpista alfabetizado

Scammer foi í  escola de gramáticaPô, sr. scammer, parabéns. Pela primeira vez, vejo UM e-mail que pode enganar bem qualquer um. Se diz ser uma ferramenta obrigatória para acessar o Gmail (e a monga é um macaco de verdade…) e quem não instalar o troço terá “sua conta cancelada” até que faça a “atualização” que se passa por um programa de segurança.

Os parabéns pro sr. scammer vão porque, afinal, ele se esforçou e escreveu até que em um português razoável, com uma mensagem cheia de ilustrações felizes “google-style” e tal. Tem uma quebra ali nos itens do começo, mas isso provavelmente foi um “enter” que saiu na hora errada. Pressa não traz perfeição, né? E, dica de português, não use o termo “adquirir” no seu próximo e-mail. Todo mundo sabe que os produtos do Google são gratuitos pra usuário final e ali nada é “adquirido”.

Bem, é só passar o mouse sobre o endereço do suposto download pra ver que é porcaria (afinal, que diabos um programa de segurança faria em um diretório podcast no servidor?). Ou melhor, se foi parar na minha caixa de spam do Gmail é porque boa coisa não é mesmo. Então, sr. scammer, aproveita que está aí­ sem fazer nada (afinal, já mandou CINCO e-mails pra mim) e vai cuidar da sua vida, né? Algum talento em tecnologia deve existir na sua pessoa – vai se certificar em SAP, Oracle ou o que mais vier e pare de encher os outros.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • É, bem… a ortografia tá melhor que a média, mas o estilo ainda pode melhorar muito. Mas considerando que boa parte da população escreve muito mal, leva uma nota 7.