ZTOP

TV Digital: seu conversor aceita Ginga?

TVDIG_portas

Durante o alomoço de final de ano da Intel Brasil (que aconteceu no mesmo dia do Intel Connecting no WTC) conversei com Américo Tomé, Gerente de Novas Tecnologias e que é responsável pelos sistemas embarcados, UMPCs, etc. Dentre os profissionais da empresa, ele talvez seja o que acompanhou mais de perto a evolução do padrão de TV Digital (SBTVD) no Brasil, desde o desenvolvimento das plataformas e até do software, incluindo o Ginga.

Foi um papinho rápido mas que pode ser de interesse de todos aqueles que já assistem TV digital em casa.

Com a recente notícia de que o governo se movimenta para incentivar a indústria nacional a fabricar conversores SBTVD “populares”com software de interação Ginga embarcado — entre eles a Intel que apresentou sua plataforma de desenvolvimento — eu perguntei  ao executivo se os coversores atualmente no mercado (em especial aqueles já com porta Ethernet) seriam compatíveis com o Ginga.

Sua resposta foi que alguns desses modelos podem não aceitar o novo recurso não por incompatibilidade de hardware/software e sim pela falta de memória, o que só poderia ser resolvido se os fabricantes fizessem um recall de equipamentos e instalassem mais memória em seus conversores.

Com relação ao conceito em si, eu também perguntei se ele acredita no conceito de interatividade. Ele explicou que sim, já que o conceito é muito legal e que poderá cair no gosto do telespectador à medida que as empresas e a indústria de entretenimento comece a colocar suas aplicações no ar.

Ainda em tempo:

Nós também topamos com Alan Markham, designer industrial e gerente de negócios e ecossistema da Intel. Entre um papo e outro, perguntei para ele sobre aquela previsão de que o novo Classmate PC Tablet  já chegou ao varejo.  Ele respondeu que houve problemas na fabricação de modo que o netbook educacional não chegue a tempo para as compras de natal. Mas ele se mantém otimista que o produto possa chegar a tempo para o retorno às aulas no início de 2010.

Nós aqui do Zumo também. 🙂

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Renato

    Esse ginga ai já virou lenda urbana!! Pura palhaçada e essa TVD é um fracasso.

  • dflopes

    ginga? que ginga? é alguma revista do Zé Carioca?

    Aqui na cidade já tem as 3 grandes com sinal digital, só falta a do tio silvio! Mas nada que justifique a compra de um receptor digital – para ver novela e jogo? Não, obrigado.

    Prefiro baixar os 156Gb de Matrix HD… eheheeh

    • crown

      [ ]entendeu o assunto discuto
      [ X ]Just my 2 cents

      • dflopes

        Da mesma forma que já falei dezenas de vezes em posts anteriores sobre o ginfa.

        Tive sky (com interatividade), anos de inventarem o DTV-BR. E nunca usava aquilo: no Globo New, Multishow, GNt, SporTv ou Fox

        A não ser que seja para comprar no shoptime ou vestido da triz global da novela da 8 – essa interatividade ainda não tem futuro no Brasil. Ou vc acha que vão acessar o saldo das contas pela Tv? Se não confiam nem em mobile bank?

        em suma, champ:
        rir é preciso! não preciso discutir seriamente tudo que leio. Já basta me estressar no trabalho e doutorado.

        • Dá pra fazer o que mais com isso?

          Responder enquete, mandar perguntas e comentários pra mesa redonda, definir o "Você decide" ou o eliminado de reality-show?
          >pressione "azul" para torta na cara do apresentador.
          >pressione "amarelo" para língua de sogra.
          ¬¬

          O canal de retorno realmente vai dar trabalho…
          No meu projeto atual deixei o roteador no rack junto ao receptor de TV a cabo justamente pra esse tipo de coisa (+ NAS e talvez HTPC), só falta exigirem outra forma de conexão…
          Parece inútil de qualquer forma.

  • E como ficam os receptores pra PC? (full-seg ou não)
    Tá pior que Blu-ray com os perfis…

  • dflopes

    ótima post do planetech.uol.com.br (vizinho de vcs no uol), falando justamente sobre as dificuldades da interatividade:
    [quote]Mas sempre tem uma questão que acaba atrapalhando a implementação e, nesse caso específico, após muito conversar com pessoas do setor, o calcanhar de Aquiles parece ser mesmo o canal de retorno. É por meio dele que vamos interagir com as emissoras e, obviamente, muita gente quer ganhar com isso. Conexão discada, 3G, cabeada, WiMax, etc…[/quote]

  • Daniel Barros

    TV Digital é uma piada de mau gosto. Estou a 60Km de SP e aqui nem previsão de quando vão digitalizar a retransmissora da cidade que está caindo aos pedaços…

    Recall de receptor pra por memória??? Já abri um e não tem slot nenhum.. e nem espaço vago pra por memória tem… Isso é piada…

    • Oi Daniel,

      Vamos por partes:

      Sim, alguns conversores como o da Positivo foi feito só para receber sinal de TV e desde do seu lançamento a empresa deixou claro que ele não teria interatividade,

      Em outros modelos — por uma questão de economia/facilitar a produção — os chips de memória são soldados na placa-mãe, ou seja, outro desestímulo para a indústria fazer um "recall" de aparelhos,

      Com relação à chegada da TV Digital ao interior. Acredito que existe uma historinha sórdida por trás disso que vale até um post.

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » TV Digital aberta pela parabolica: briga de cachorro grande?()

  • underground

    pessoal, estou aproveitando esse blog aqui pra tirar uma dúvida minha… eu comprei uma televisão com tecnologia de ponta! Live Borderless SL80 e ela vem com o conversor integrado.
    Me disseram em um fórum que poderia dar problema com o conversor e tals!! isso pode realmente acontecer, ou deve ter sido alguém que comprou uma televisão concorrente e quis defamar a minha televisão?!

    • nada a ver, caro. é só algum invejoso…