ZTOP

Toshiba lança SDK para SpursEngine

spursengine_sdk.gif

A Toshiba anunciou hoje que iniciou a distribuição das primeiras amostras do SpursEngine SE1000, um co-processsador e acelerador de mídia baseado no Cell BE — o processador do PS3 — já noticiado por esse —Zumo.

A grande sacada da Toshiba é que o SpursEngine não possui um núcleo de processamento interno PPE (Power Processor Element), de modo que o controle de processamento é feito por uma CPU externa conectada via PCI-E e que pode ser até um x86 convencional como Core 2 Duo ou mesmo um Athlon 64/Phenom. Além disso, metade de seus SPEs (Synergistic Processing Elements) foram otimizados para codificar e decodificar informações de vídeo em MPEG-2 e H.264. Isso abre perspectivas interessantíssimas para a Toshiba, já que ela abre a tecnologia do Cell para o mundo dos PCs com uma expectativa de vendas acima de seis milhões de unidades nos próximos três anos.

Junto com esse lançamento, a empresa também mostrou um kit de desenvolvimento batizado de SpursEngine SE1000 Reference Kit BXK005000 (acima). Nela podemos ver um SpursEgine montado numa placa PCI-E x1 que pode ser encaixado em qualquer PC. O processador funciona a 1,5 GHz e é capaz de calcular até 44 GFlops e tem um consumo médio de 10 a 20 watts. Acompanham o pacote algumas APIs básicas, um compilador, debugador e analisador de desempenho para SPEs e alguns programas de demonstração que mostram aos desenvolvedores como eles podem criar suas aplicações baseadas no SpursEngine.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.