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TomTom anuncia novos GPS para o Brasil

Elias Kabeche (foto) diretor de área da TomTom para América Latina reuniu a imprensa hoje (13/07) para anunciar a chegada de dois novos GPS para o mercado brasileiro: um modelo compacto de entrada batizado de EASE e o XXL 540-S equipado com uma graaande tela de 5 polegadas. Mais do que um simples anúncio ele aproveitou a oportunidade para explicar sua estratégia de produtos para o Brasil e a chegada no novo mapa TomTom Brasil para o próximo mês de agosto.

O executivo declarou que o Brasil tem aproximadamente 33 milhões de veículos nas ruas, sendo que apenas 2 % deles contam com um algum sistema de orientação por GPS (contra 25 % da frota dos EUA e 65 % do Europeu) o que representa um grande mercado para a TomTom, uma das poucas empresas do mundo totalmente voltadas para soluções de navegação para veículos e cujo mantra é de proporcionar a melhor experiência de uso para seus usuários.

A primeira novidade é o TomTom EASE Brasil (R$ 599) um modelo com tela de 3,5 polegadas que vai substituir o modelo One Brasil (já analisado por esse Zumo) como o modelo de entrada da empresa e o mais indicado para aqueles que estão adquirindo seu primeiro GPS.

Se comparado com seu antecessor, o EASE traz diversas novidades como uma nova interface com o usuário — que a empresa afirma ser mais simples e amigável — e a possibilidade de trocar sua capa traseira por outras de cores diferentes (verde, vermelho, amarelo, laranja, roxo e azul claro). Essas capas assim o estojo protetor serão vendidos aqui na forma de acessórios opcionais.

Já o segundo lançamento realmente me chamou a atenção — o TomTom XXL Brasil 540s (R$ 899) — um modelo mainstream equipado com uma impressionante tela widescreen de 5 polegadas. Daí o nome XXL (Extra Extra Large).

Para se ter uma idéia do tamanho dessa tela, colocamos ele perto de um modelo XL convencional com tela de 4,3 polegadas. Interesante notar que o XXL será por um bom tempo o modelo com a maior tela por aqui até a chegada dos primeiros modelos GO topo de linha.

Com esses lançamentos — somados ao TomTom GO 630 previamente anunciado em Abril — para mim fica claro a preferência da empresa de oferecer por aqui produtos baseados em hardwares mais simples e mais acessíveis, porém sem abrir mão da boa experiência de uso já que eles utilizam o mesmo software de navegação de seus modelos mais sofisticados.

Zumo Destaca:

Como já havíamos dito na análise do GO 630, aproveitamos a oportunidade para perguntar para o executivo da TomTom sobre a falta das novas vias importantes como o Rodoanel de São Paulo nos atuais mapas TomTom Brasil, se essas informações estarão disponíveis na próxima versão desse mapa e como fica a situação daqueles que estiverem adquirindo os GPS da empresa hoje e não terão acesso à essa atualização.

Kabeche explicou que primeiro: Sim, o Rodoanel de São Paulo estará sim na próxima versão do mapa Tomtom Brasil e que ele deve estar disponível a partir de agosto de 2010. E segundo: Ele está ciente desse dilema ainda está trabalhando com a matriz para chegar numa solução que agrade a todas as partes e que, por causa disso, ele ainda não tem uma posição para passar para os usuários.

De qualquer modo, o que ele já pôde adiantar é que está quase certo os que adquirirem o EASE e o XXL nas lojas terão direito à atualização gratuita para o novo mapa já com o Rodoanel. Mas o que ele está realmente tentando conseguir é a possibilidade de estender esse benefício para alguns modelos mais antigos, mesmo que seja na forma de um vale desconto.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Lucas

    Não sei se vcs ja viram esses videos, mas recomendo. Achei ótimos, divertididissimos 🙂
    Sessões de gravação para GPS Tom Tom, com Darth Vader e Yoda
    via @cinematorio RT @gdtomasi
    http://youtu.be/2ljFfL-mL70 http://youtu.be/FdcJVuylmsM

    • Gostei dos vídeos. Não entendo muito inglês, mas entendi a situação =D

      Sobre o GPS é bom, muito bom e os brasileiros deveriam prender a utiliza-los e ver como deixa vida mais facil. Só que para pagar esse preço em apenas um GPS, prefiro comprar um celular Nokia que venha com o Ovi Mapas gratuito. (É o que vou fazer em breve, quando sair um celular que aguardo)

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  • Rodrigo

    alguma info sobre atualização do software para o Iphone ?

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  • dflopes

    não tenho GPS dedicados (apenas n810, HTC kaiser e um Gamin 10), todos usando mapas do Tracksource.

    Mas, fica a duvida, as atualizações dos mapas são pagas?

    • Sim, sempre foram e não são baratos ~ R$ 131

  • Andre Luis

    MUITO CARO – TomTom EASE Brasil (R$ 599)
    EU COMPRO UM GPS DE OUTRO CONCORRENTE POR UM PREÇO MAIS BARATO COM 128 RAM E NÃO 64 RAM NESSE MODELO DE R$599 E AINDA VEM WINDOWS CE 6 E NÃO WINDOWS CE 5 . O CARA LANÇA UM GPS (LANÇAMENTO) INFERIOR AOS CONCORRENTES. O MEU AMIGO CABEÇA É PRA PENSAR !!!! LANÇAMENTO O NOME JA FALA TUDO !!! MAS LANÇAMENTO INFERIOR AOS CONCORRENTES COM A MESMA TELA . CABECINHA !!!

    • cabecinha, pra gente, é comprar aparelho "mais barato" e ficar sem garantia, suporte e capacidade de atualizações. como diz o velho ditado, "o barato pode sair caro".

      • Andre Luis

        em resposta ao meu amigo eu compre um modelo superior com GARANTIA 1 ANO como todo empresário da de 1 ano seja qualquer modelo de gps ou marca vendida no Brasil. com windows ce 6 , memoria ram de 128 é importante . É duro não entender de gps como vcs nesse forum que não adianta nada ter ou vim 2 gb de memoria interna no gps e a memoria ram de 64 o mais importante é a memoria ram de um gps e não a memoria interna pois com pouca memoria ram e um hd gordo a tendencia é trvar o software . prefiro comprar um cartão de memoria e rodar nele com um gps que me ofereça o dobro da cabacidade de memoria ram e outro detalhe com a cpu mais veloz do mercado um sirf atlas de 500mhz e o concorrente aqui desse tomtom sua cpu é de 400 mhz só !!! resumindo aparelhos de gps tomtom é fraquinho de + perto de alguns concorrentes que também da garantia de 1 ano como todo mundo dá .

        • Para rodar Windows CE talvez vc precise de toda essa parafernália. O programa do TomTom roda sob um dialeto de Linux e nunca travou na minha mão. A quantidade de memória Interna serve apenas para armazenar as informações do mapa.

          By the way, ficou mais calminho? Passou a usar caixa baixa…

    • Puxa vida, quanto ódio no coração… Está gritando pq comprou um GPS barato?

    • tanabe

      Sr.. Andre Luis! Já racionou sobre a relação processamento vs quantidade de memória? Pois é… essa questão é amplamente discutida. A maioria dos GPS do mercado são apenas hardwares gerais com sistema operacional windows ce. Para a plataforma windows existem vários programas de navegação (ex. iGo, Route 66, etc). Agora no caso da TT, o sistema operacional ou melhor plataforma, não é windows. É 100% Tomtom! Isso significa oq? Um fabricante de GPS, normalmente não o fabrica 100%. Pega-se o hardware de um fabricante, o windows do Sr. Bill, o navegador de um terceiro, etc… no caso da Tomtom, tudo é desenvolvido por eles! 100% Tomtom, viu qual é a vantagem? E claro, onde se tem windows rodando, todos nós sabemos q o hw precisa ser melhor para suprir as necessidades do sistema operacional + o sw de navegação. Em consequência disso, a bateria tbm precisa ter maior autonomia, pois gasta-se mais energia para impulsionar um hw de maior capacidade. Bom, precisa-se entender e raciocinar para não sair falando bobagens e simplesmente chamando quem compra e decidi por Tomtom de "cabecinha"…

  • Paulo

    Comprei um 930 GO no exterior, acreditei que estava comprando um produto de uma marca global e que tinha controle do que vende. Comprei o mapa do Brasil e após 1 semana de uso o GPS teve problemas no display, apagou em pleno uso fixado no parabrisa, sem quedas ou nada que pudesse danifica-lo, recorri a assistência técnica da Tomtom no brasil e esta se recusou a ver o equipamento ou prestar qualquer informação que pudesse me ajudar, de nada adiantou ponderar que pagaria pelo serviço e que não queria recorrer a qualquer pessoa para conserta-lo. Após diversas tentativas, emails para a tomtom nos EUA tive que procurar um técnico na Santa Efigênia que pudesse providenciar o suporte que a tomtom se recusou a fazer pelo equipamento fabricado por ela, triste mas a empresa não se importa com o que vende e muito menos com o que quer dizer global ou o devido respeito ao consumidor do seu produto, isto sem falar no medo do atendente em repetir a todo momento que a tomtom não da garantia para produtos adquiridos fora do Brasil, estranho será que se comprar um tomtom no Brasil e ele der defeito no exterior a assistencia irá também se recusar a conserta-lo? o lema deles deve ser cada um com os sue tomtomplemas!

    • mnagano

      Cheguei a falar sobre esse dilema com o Elias Kabeche na coletiva, e o que ele me explicou tem um certo sentido, ou seja, a Tomtom tem zilhões de modelos diferentes — inclusive em termos de hardware e recursos — cujas características variam até de país para país. Um bom exemplo são os modelos Europeus que incoporam o recurso de HD traffic que não existe nos EUA e os GO Americanos que possuem acelerômetros (para calcular sua posição relativa dentro de túneis) e que nunca deu as caras por aqui.

      No Brasil por exemplo eles desistiram de trazer os modelos GO topo de linha devido ao seu alto custo e agora só trazem modelos mais simples e acessíveis.

      Com relação ao suporte técnico, como qualquer empresa, eles se prepararam para dar suporte e manutenção para os modelos que eles vendem no Brasil, ou seja, no seu caso talvez eles nem tenham treinamento muito menos peças para o GO 930. E ainda que você foi sensato de não exigir a troca do mapa americano pelo brasileiro, coisa que muito usuário mais desinformado pede sem ter razão.

      De um certo modo o que vc fez o mesmo que importar por sua conta um Ford Ka Europeu (que é baseado na plaforma do Fiat 500) e exigir suporte técnico e manutenção da Ford Brasil que monta um Ka completamente diferente por aqui.

      • dflopes

        Mr. Nagano,

        eu gostaria de discordar.

        Comprei um Dell XPS m1330 e um Hp iPaq 910c, amos nos EUA. Transferi a garantia pro Brasil sem problemas.

        A DELL fabricava o modelo à época, mas a Hp só fo trazer o modelo pra cá bem depois.

        • Bom para DEll, bom para HP e bom para vc, mas isso significa que a TomTom vai fazer o mesmo algum dia?

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  • Luiz Fernando

    Comprei este modelo XXL 540S nos EUA no inicio do ano, ele é muito bom, porém, os Mapas do Brasil é uma vergonha. Usei nos EUA e o mapa é perfeito.

  • Carlos Cesar

    O GRANDE PROBLEMA DA TOMTOM NO BRASIL ( NÃO SEI NO ESTADO DE SÃO PAULO), É A PÉSSIMA ASSISTÊNCIA TÉCNICA. ESTOU COM UM APARELHO APRESENTANDO PROBLEMAS HÁ MAIS DE UM ANO E A TOM´TOM SÓ DISPONIBILIZA OPÇÕES DE ATENDIMENTO PELA INTERNET. ORA, O MEU PROBLEMA É COM O APARELHO. SERÁ QUE O PERDI ??? ALGUEM SABE O ENDEREÇO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA ????

  • Jorge Freuben

    SE EU SOUBESSE QUE A ASSISTÊNCIA TÉCNICA DA TOMTOM NO BRASIL ERA TÃO RUIM, NÃO TERIA COMPRADO O APARELHO. SE ARREPENDIMENTO MATASSE……..

  • Fabio

    Sabe que o inclivel e que o pessoal da TomTom Brasil quando nao e um aparelho comprado aqui pela mao deles, nao querem nem ver, ja de cara descartam, nao se interessam em ao menos abrir o aparelho e dar um parecer, mesmo que retornando com um cinto muito mas nao posso ajudar, entao, e mais uma empresa que infelizmente nao compro mais produto, essa visao $$$$ nao dura muito.
    E nao podemos nem falar que e um otimo produto visto o montante de reclamaçoes.
    Sorry TOMTOM no more …

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