ZTOP

Hands-On: ThinkPad Ultralight Backpack

Parte da linha e acessórios ThinkPad, a mochila Ultralight pesa apenas 650 gramas e é ideal para uso mais casual/urbano.

Quando o assunto é a maneira mais confortável e seguras para transportar seu portátil, uma das preferidas é a boa e velha mochila para notebook, que a muito tempo superou em popularidade as maletas com alça tiracolo que já foram um símbolo de status, mas que, por causa disso, também virou um imã de assaltantes.

Assim, diversos fabricantes oferecem esse produto na sua linha de acessórios, cuja apresentação varia de simples modelos de linha apenas com a logomarca/cor da empresa, passando por aqueles com algumas customizações do fabricante e os extremos onde o fabricante praticamente desenha seus próprios modelos, segundo as mesmas regras de design de seus portáteis.

Dentro deste último grupo está a Lenovo — ou mais exatamente sua divisão de acessórios corporativos — que desenvolve suas malas e mochilas em parceria com a Targus, sendo que o fruto mais recente dessa colaboração é a série ThinkPad Ultralight, que vi pela primeira vez durante a última CES 2013 no QG da Lenovo no Acquaknox, disponíveis nas versões mochila (P/N 0B47306) e bolsa tiracolo (P/N 0B47307).

Tivemos a oportunidade de passar um tempo com a versão mochila, que mostrou ser um produto bem interessante tanto no seu design quanto na sua sua experiência de uso.

ThinkPad_UltraLight_Bag_modelos

Medindo aproximadamente  30 x 44,5 x 11 cm (LxAxP de pé) e apenas 650 gramas de peso, o UltraLight Backpack poderia ser descrito como uma mochila de porte médio, mais voltado para carregar um portátil com tela de até 14″ mais alguns acessórios e objetos pessoais em deslocamentos simples como de casa para o trabalho, na visita a um cliente ou até na escola/faculdade.

ThinkPad_UltraLight_Bag_mochila

Se comparado com seus antecessores, o novo modelo foge um pouco do visual preto corporativo e adota um padrão bicolor cujo tom predominante é uma estampa com fundo cinza com detalhes em preto, o que passa um ar mais leve e jovial ao produto sem ser espalhafatoso. Como era de se esperar de um acessório ThinkPad o seu acabamento é de primeira linha, com costuras precisas, sem fios ou pontas soltas nas juntas e a empresa afirma que ele também utiliza materiais de alta tecnologia como Nylon Ripstop (trama resistente a rasgos),  Kevlar e até fibra de carbono.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Porém o que mais chama a atenção dessa nova linha de malas é o seu encosto dorsal formada por uma placa semi-rígida de 6 mm de espessura feita com um composto de fibra de carbono…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

… cheia de pequenas aberturas na forma de favo de abelha, cuja principal  função segundo a empresa é de dispersar o calor gerado pelo contado das costas com a mochila, evitando assim a formação de suor, principalmente nos dias quentes de verão.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Já a abertura oval na parte de cima funciona como alça de transporte substituindo assim o tradicional modelo externo na forma de argola:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Como era de se esperar de uma mochila leve para uso urbano, suas correias para os ombros são de desenho simples, com apenas um ajuste de comprimento…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

… mas feito de um material acolchoado que, como o costado de fibra de carbono, não impede que a pele respire o que torna o seu uso bastante confortável.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

De fato a única coisa que senti realmente falta neste produto foi a ausência de uma fita peitoral que ajuda a distribuir melhor o peso da mochila, eliminando assim aquela sensação desagradável de que ela está te puxando para trás. Mas isso de um certo modo pode ser resolvido com uma adaptação caseira ou reaproveitada de alguma outra mochila que não esteja sendo usada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Com relação ao sua capacidade de carga, devido ao seu curioso formato curvo — quase aerodinâmico — o Ultralight Backpack não oferece o “porta malas mais amplo da categoria” mas o espaço disponível até que é bem aproveitável:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Seu bolso frontal é largo (~17 cm) e fundo (~ 19 cm)  o que permite carregar objetos até que grandes como um livro, agenda, tablet de 7″, termômetro de mínimo/máximo, etc. Note os dentes do zíper na cor vermelha que ajuda a ver claramente os limites da abertura do bolso.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Outro detalhe legal deste bolso é que notamos que a sua frente possui uma proteção adicional de uns 4 cm de espessura feito de algum material que não soubemos identificar, mas com uma lanterna de LED descobrimos que ele é perfurado! Não temos uma idéia exata da utilidade dessas aberturas mas fato é que qualquer proteção a mais é sempre bem vindo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O bolso da esquerda é ainda mais amplo, com sua largura chegando até a metade da largura e cobrindo toda a altura da mochila. Deste lado ainda existe um porta objetos para canetas, cartões de um bolso para pequenos objetos. Note que o zíper não corre até a base da mochila, o que impede que alguma coisa saia do bolso.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Já do outro lado existe apenas um bolso de mesmo tamanho onde o usuário pode carregar qualquer objeto que caiba nesse espaço, incluindo aquela garrafa PET de 2 litros do seu refrigerante favorito, sem o risco de te chamarem de brega ou de ficar sem depois que todo mundo pediu um gole.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Finalmente, o compartimento principal aberto por cima, possui dois bolsos acolchorados: um para abrigar um Ultrabook ou notebook fino com tela de de até 14 polegadas e o outro para um tablet de até 10 polegadas. O que pudemos ver é que o espaço livre nessa área depende do quanto os bolsos laterais estão cheios e vice-versa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Nossas conclusões:

Como dissemos no início deste Post, essa nova linha Ultralight é um produto bem interessante tanto na sua concepção quanto na sua utilidade. Ela é bonita, bem acabada, dona de um desenho bem criativo e, o mais importante: leve e boa de usar (mais ainda se viesse com a correia peitoral).

Mas como pudemos ver, capacidade de carga não é o seu forte mas respeitando as suas limitações, o ThinkPad Ultralight Backpack é para nós um bom produto e deveria ser uma opção de compra a ser considerada, mesmo que seu portátil não seja da Lenovo.

No Brasil, ela pode ser encontrada na loja on-line da empresa pelo preço sugerido de R$ 229.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.