ZTOP

Macro: Sony Xperia Z2

sony xperia z2 - 01

O principal, grande e barulhento anúncio da Sony no Mobile World Congress 2014 é o smartphone Sony Xperia Z2, evolução rápida do modelo Z1 (de setembro de 2013). Permanece o design à prova d’água, aumentam a tela e os recursos.

Já que o stand Sony estava mais vazio na hora do almoço aqui em Barcelona, tem mais unidades do telefone em demonstração e oferece alguns detalhes adicionais sobre as tecnologias utilizadas, vamos ver mais de perto o Xperia Z2?

sony xperia z2 - agua -  1

O Xperia Z2 virá em três cores: roxo, preto e branco, com o mesmo acabamento de vidro na parte traseira.

sony xperia z2 - 02A estrutura do aparelho é feita em um único quadro de alumínio, o que aumenta a resistência e proteção do dispositivo.
sony xperia z2 - 03

O Sony Xperia Z2 mede 146,8 x 73,3 x 8,2 mm e pesa apenas 158 gramas. E uma coisa interessante ao pegá-lo pela primeira vez: ele não parece maior do que o Z1, apesar de ter a tela e ser poucos milímetros maior que o antecessor.

sony xperia z2 - 04

Uma peça só de alumínio, estilo Macbook Air? É isso aí – e a Sony mostra o processo no estande. Da esquerda para a direita, o telefone completo e o quadro/estrutura sendo “desconstruído” até chegar à peça de alumínio inteira (e me pergunto se a rapidez entre o Z1 e o Z2 não está na suposta falha de design do primeiro modelo)

sony xperia z2 - 05

Vendo de perto:sony xperia z2 - 06 sony xperia z2 - 07 sony xperia z2 - 08

Outro modo de dizer “ei, veja meus detalhes” é botar uma lente de aumento ao lado do smartphone. E dá para ver bem cada botãozinho do Z2:

sony xperia z2 - 09

Na lateral direita, temos o slot para microSIM card da operadora/microSD, o botão de liga/desliga, o controle de volume e o disparador da câmera.

sony xperia z2 - 10 sony xperia z2 - 11

Note a pequena e suave faixa em verde: é a luz de notificação. O Z2 também vem com alto-falantes estéreo embutidos – um no topo e um na base da tela-, algo também raro de ver em smartphones hoje em dia.

sony xperia z2 - 14

Falando na tela, a Sony adotou uma de 5,2″ no Z2 com tecnologia Triluminos (o tablet Z2, também anunciado hoje, usa o mesmo recurso). Na teoria, imagens mais nítidas e brilhantes. Na prática, uma tela muito muito nítida.

sony xperia z2 - tela -  1

Isso é preciso, principalmente, para um dos recursos principais de venda do Xperia Z2: o smartphone faz vídeos em resolução 4K. Como a Sony quer vender suas TVs 4K em ano de Copa do Mundo (e ela é patrocinadora), precisa botar na mão do consumidor uma feramenta para produzir conteúdo nesse formato, e o Z2 é o primeiro da marca a fazer isso (o Samsung Galaxy Note 3 faz vídeos em 4K também, mas é algo a ser esquecido/despercebido pelo usuário).

Apesar de a tela ter resolução 1080p, os vídeos rodam muito bem (agradeça aos 3GB de RAM interna e ao processador Qualcomm Snapdragon 801 de 2,3 GHz com GPU Adreno 330). E para que diabos fazer um vídeo em 4K se eu não tenho uma TV compatível?

sony xperia z2 - 15

Bem, a coisa mais divertida é… dar zoom com altíssimo nível de detalhe nos vídeos.

sony xperia z2 - 16

Como dá para ver no vídeo abaixo. Pinça, zoom in, zoom out, no mesmo modo de super detalhes de fotos em um Nokia Lumia 1020.

A versão do Android usada no Sony Xperia Z2 é a 4.4 “Kit Kat”. A interface segue o padrão Sony usado faz algum tempo, com opções pessoais no menu de apps (mais usados, alfabético etc.).

sony xperia z2 - 17 sony xperia z2 - 18 sony xperia z2 - 19

A câmera de 20,7 megapixels do Xperia Z2 segue o mesmo modo de uso esquisito do Z1 – mas pelo menos agora a Sony tinha gente treinada para explicar isso de forma decente.

sony xperia z2 - 20

Explico: o sensor usado na câmera do Z2 é um Exmor RS for Mobile de 1/2.3, do canto esquerdo na foto abaixo comparado com sensores de 1″, APS-C e 35 mm Full-Frame usados em outras câmeras dedicadas.

sony xperia z2 - 21

E por que os 20,7 megapixels são “esquisitos”? Simplesmente porque não são o padrão de resolução da câmera. A justificativa (que até faz sentido) é que, para o consumidor médio, não compensa fotografar (e encher o armazenamento de 16 GB interno) com fotos em resolução completa. Então o padrão da câmera é fotografar em resoluções menores com o modo automático e, se quiser, fotografe em resolução total no modo manual.

sony xperia z2 - 22 sony xperia z2 - 23

sony xperia z2 - 26

Ah sim, voltando ao vídeo 4K: prepare o cartão microSD para armazenar vídeos ou veja seus 16 GB internos irem embora rápido. Fiz um teste sem compromissos e, em 11 segundos de gravação 4K…

sony xperia z2 - 24

O Xperia Z2 usou 74,3 MB.

Repito: quase 75 MB para 11 segundos.

sony xperia z2 - 25

Com uma câmera aprimorada (ainda que limitada para usar seus recursos por completo), hardware de última geração, à prova d’água e com capacidade de fazer vídeos 4K (tem ainda um sistema de som de cancelamento de ruídos digital integrado, o que me parece ótimo para usar o Z2 para ouvir música em aviões), o Xperia Z2 mostra que a Sony entendeu que foco é necessário no mundo ultracompetitivo dos smartphones topo de linha.

O Z2 me parece uma boa evolução do Z1 (que eu achei que seria muito bom, mas é um aparelho OK), pelo menos. Nada de preço ainda, só que o Sony Xperia Z2 chega às “lojas de todo o mundo” em março. [especificações completas na Sony]

ZTOP está a Barcelona a convite da Nokia e conectado com um SIM card da Vivo (E o 4G funciona!). Todas as opiniões são nossas, as fotos bacanas também.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Leandro Sousa

    É, acho que meu S4 vai dar lugar a esse Sony Z2, me decepcionei com as imagens do S5 vazadas, a Samsung não quer saber de investir em design então está na hora de cair fora

  • Leandro Pires

    ZQ, Z e Z1 foram só reclamações. E agora sai o z2 antes de 6 meses do z1 e para assinar, nós erramos. Coitado de quem comprou os outros no lançamento. E a tela dos anteriores eram bem ruins, é a maior reclamação de todos