ZTOP

Sony Ericsson lança dois celulares “eco-amigos”

C901

Verde é o novo preto no mundo dos celulares: a Sony Ericsson mostrou hoje dois novos modelos “eco-amigos” (C901 e Naite) que, diz a fabricante, têm um impacto na emissão de carbono reduzido em 15%, vêm sem manual (corte de 90% do papel), caixas menores e usam pelo menos 50% de plástico reciclado. Em tempos de crise, cortar gastos com a desculpa ecológica é uma ótima alternativa.

O C901 GreenHeart é o carro-chefe dessa iniciativa verde da Sony Ericsson. Especificações: 3G, câmera de 5 megapixels com flash Xenon, autofoco e estabilização de imagem, tela de 2,2 polegadas, 120 MB de memória interna (expansível com cartões Memory Stick M2), tocador de MP3, geotag de fotos (por celular) e Bluetooth. Sem manual em papel, vem com fones MH300 GreenHeart, feitos com plástico reciclado. Para completar, vem com um aplicativo chamado WalkMate, que compara percursos feitos a pé com outros feitos por carro, além de uma calculadora de impacto de carbono (veja quanto você salva o planeta enquanto caminha).

Já o Naite GreenHeart é mais básico, também 3G, com câmera de 2 megapixels, tocador de música, calculadora de CO2, acesso ao YouTube, manual eletrônico, componentes de plástico reciclado e usa cartões de memória microSD. O C901 sai ainda neste trimestre, em “mercados selecionados”, e o Naite no próximo trimestre. Não há informação sobre preço dos produtos ainda.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Vir sem manual em papel é uma novidade bem interessante. Mas o q me encomoda nessa moda de eco-celulares é pq só alguns dos modelos sao feitos de material reciclavel, com reducao de CO2 e etc? Isso nao poderia se aplicar a todos os modelos? É muita maquiagem verde por meu gosto.

  • falou bem, claudia. é que nem o lance da nokia com os carregadores: falam que vão vender sem, mas lançam novos modelos com outro tipo de conector ao telefone. aí você PRECISA ter o carregador, né?

  • Walter Mercado

    Pra isso que anunciaram a padronização de alguns plugues…
    Quero ver sair logo.

    Por sinal, parece que alguns modelos Sony Ericsson do final do ano finalmente vão abandonar o M2 e passar a usar MicroSD…

    Outra iniciativa que seria legal:
    Reduzir o número de CDs/DVDs na embalagem – às vezes vêm 2 ou 3… – e incluir o manual do aparelho – que pode ter recursos multimídia – usando um disco de 8cm (que ajuda a manter a embalagem menor).

    • @walter o N85 já vem com o plugue microUSB. CD? nessa a Apple manda bem faz tempo: quer itunes? baixe na web.

  • Anderson

    Existem diversos mecanismos efetivos para as empresas terem uma postura pró-ativa no que diz respeito a sustentabilidade, mas como qualquer mudança gera custos, eles estão esperando ao máximo para realizarem mudanças que teoricamente seriam muito mais significativas ecologicamente (leia-se: obrigatoridade imposta por força de lei ou simplesmente não houver outra opção).

    Mas nem sempre os governos ajudam, por exemplo, aqui no Brasil, é obrigatório ter um pedaço de papel junto ao produto com os dizeres Manual de Usuário, ou alguma área da embalagem com tais instruções, por mais simples que seja.

    Diante disso, as empresas por mais que queiram oferecer um meio ecológico, nem sempre é aceito legalmente.

    Mas definitivamente, esse é um assunto que rende muito pano pra manga.