ZTOP

Números enormes: câmeras Sony Alpha 7 e 7R (36 megapixels)

As câmeras Sony Alpha 7 e 7R, anunciadas hoje pela Sony, levam pela primeira vez um sensor full-frame para um modelo com lentes intercambiáveis sem o uso de espelhos. Na prática? Resultados profissionais em um conjunto de corpo e lentes bem menor.

Até então, as câmeras mirrorless da Sony (conhecidas pela sua linha NEX) usavam sensores menores, formato APS-C. Os modelos usam um novo processador BionZ X, têm foco automático rápido, filmam em Full HD a 60 quadros por segundo e usam um visor OLED.

 

ILCE-7_wSEL2870_right

Ambas vêm ainda com NFC e Wi-Fi – o que muda mesmo é a resolução: a Alpha 7R vem com um sensor Exmor CMOS de 35 mm com resolução de 36,4 megapixels (que a Sony diz ser a maior resolução em seus modelos da linha Alpha) sem filtro óptico low pass, o que amplia o detalhamento e a nitidez da imagem. É um modelo mais voltado a fotógrafos profissionais.

Já a Alpha 7 também um sensor Exmor CMOS de 35 mm de 24,3 megapixels e, pelo preço, é mais voltada a entusiastas e amadores mais empolgados com fotografia. Apesar de não levar o nome NEX, as novas 7/7R usam lentes com encaixe padrão E-mount – o mesmo das NEX, tornando essas duas linhas compatíveis.

ILCE-7_front1

Curioso é olhar para essas duas câmeras e não pensar que o design delas lembra muito o da Olympus OM-D: retrô!
ILCE-7_rear1

De acordo com a Sony, as duas câmeras chegam às lojas nos EUA em dezembro. A Sony Alpha 7 será vendida separadamente (US$ 1.700 só o corpo) ou em kit (com lente 28-70mm F3.5 – F5.6). A Sony Alpha 7R sai pelo valor sugerido de US$ 2.300 (só o corpo da câmera).

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin