ZTOP

Sensor de presença + lâmpada de LED = economia

Rohm_LEDa

A nova lâmpada de LED da Rohm Semiconductor economiza até 70% de energia se comparada com a fluorescente convencional de tubo de 40 watts.

Batizada de R-FAC trata-se de uma lâmpada de LED feita para substituir as atuais lâmpadas fluorescentes de tubo e que vem equipada com um sensor de presença embutido na própria lâmpada (que se parece com um calombo na imagem acima), o que permite que ela se acenda ou apague de acordo com a presença no ambiente onde elas estiverem instaladas.

A grande sacada nesse caso é que essa solução dispensa a necessidade de modificar a atual instalação elétrica. Basta trocar a atual lâmpada fluorescente pela R-FAC e ela está pronta para uso.

Segundo a fabricante, a lâmpada liga automaticamente quando a presença de uma pessoa é notada e se apaga depois de 90 segundos que ela some da sua área de visão. Assim, a lâmpada pode ser uma opção atraente para iluminar locais onde as pessoas pouco circulam, como uma sala de arquivo, almoxarifados, escadarias de prédios e hall de entrada de apartamentos. Elas estarão disponíveis nas versões de 22 watts ( R-FAC40BD4 e R-FAC40BN4) e 14 watts (R-FAC40BD3 e R-FAC40BN3) e são compatíveis os modelos fluorescentes de 40 watts com soquete padrão G13.

Além da economia de energia, a R-FAC também oferece uma maior vida útil — aproximadamente 40 mil horas de uso contínuo (contra 12 mil de uma fluorescente) — o que pode ser bastante tempo se levarmos em consideração que ela foi feita para não ficar ligada desnecessariamente.

E a substituição de lâmpadas fluorescentes pelos modelos de LED além de proporcionar menor consumo de energia (= menos emissões de CO2 na atmosfera) também elimina o uso mercúrio, que pode contaminar o ambiente quando não descartado corretamente.

Mais informações aqui.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.