ZTOP

Seagate acha bug em HDs e recomenda atualizar firmware

barracuda_7200_11

A Seagate informou ter identificado que alguns discos das linhas Barracuda 7200.11 de 160 GB a 1,5 TB, DiamondMax 22 de 250 GB a 1 TB ou Barracuda ES.2 SATA SV35 de 160 GB a 1 TB fabricados no mês de dezembro de 2008 começaram a apresentar uma estranha falha que impede o acesso às informações já armazenadas no disco. Segundo a empresa, esses dados não foram apagados e sim estão apenas inacessíveis e que isso pode ter sido provocado por um bug de firmware.

Note que esse problema pode ocorrer ou não. A Seagate recomenda a todos que tenham suspeitas de ter um desses discos em seus sistemas que identifiquem o modelo, número de série e revisão do firmware do HD.

Para isso, a empresa oferece um tutorial na sua área de suporte para facilitar essa verificação. E com essas informações em mãos, o usuário deve consultar uma tabela que o direcionará para uma página específica do seu modelo, onde o usuário poderá conferir se seu disco está dentro do  grupo de risco.

Dei uma olhada hoje (20/jan) em algumas dessas páginas e notei que, na maioria delas, o novo firmware não está disponível por ainda estar passando por um processo de validação (imagem abaixo). De qualquer modo, o usuário pode se cadastrar numa lista de email para ser avisado quando o download for liberado. Isso mostra que o problema é bem recente e que ainda está em processo de solução.

seagate_bad_firmware

A boa notícia é que pelo menos os usuários já estão sendo avisados e têm a sensação de que algo está sendo feito a respeito.

Até lá, nada melhor do que manter atualizado o backup de seus dados. (Você faz isso sempre né?)

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • http://futuro.vc Marcelo

    E quem tem Mac, faz o upgrade como?

    • http://www.zumo.com.br Henrique Martin

      é a pergunta do milhão. pra HDs externos, se vc. compra um Seagate formatado para PC e reformata para Mac, eles não dão muita atenção não…

    • http://www.zumo.com.br Henrique Martin

      @marcelo
      esse link da macworld gringa (http://www.macworld.com/article/138390/2009/01/barracuda.html) diz que o problema afeta apenas o Windows.

  • Rodrigo Montoro
    • http://www.zumo.com.br Henrique Martin

      entao, esse é outro update, pelo que entendemos.

  • http://www.spooker.com.br Rodrigo Montoro

    Acho que é o mesmo, veja trecho do slashdot

    “It seems from Seagate forums that there has yet to be a successful update of the 3500320AS models from SD15 to the new SD1A firmware. ”

    SD15 para o SD1A , no caso acredito que so o de 500 gb que esta dando problemas.

  • http://www.spooker.com.br Rodrigo Montoro
  • Pingback: Seagate recomienda actualizar firmware de algunos de sus discos « Jvare Blog()

  • http://geeklife.licio.eti.br Licio

    Ei, a tradução desse artigo está errada. Não são HDs fabricados em Dezembro, mas sim até dezembro.

  • Katoka

    Amigos, dancei hoje !!!

    Tenho um Maxtor DiamondMax 22 (STM3500320AS) 500gb e o mesmo não funciona mais a partir de hoje, estou realmente desesperado pois tinha nele muita informação e todo meu trabalho e simplesmente a bios da M.Board não reconhece mais ele !!!

    Desliguei num dia a noite, tudo normal, perfeito e quando liguei o pc no outro dia, pronto, num reconheceu mais, já tentei em alguns pcs diferentes mas nenhum encontra ele no setup.

    Alguém pode ajudar? /tem alguma solução? o pior é que como eu não sabia desse tal BUG faziam uns 6 meses que não fazia backups !!!

    Se alguém puder, agradeço imensamente a ajuda.

    Obrigado.