ZTOP

Scam: quando o Google me deu 1,5 milhão de libras (só que ao contrário)

Ah, golpistas nigerianos, adoro vocês. Sua criatividade vai além dos limites, como o e-mail abaixo e que, oh, caiu no filtro de spam do meu Gmail.

Nada de texto colado no e-mail, o negócio agora é fazer uma imagem em JPG e anexar, com direito a “certificado SSL” (olha o cadeadinho… na imagem!). A oferta é tentadora: 1,5 milhão de libras para 20 “sortudos escolhidos” de um prêmio de 11 anos do Google (ahn? a empresa surgiu em 1997!). Como dá pra notar, golpista é bom pra inventar golpe, não pra contar anos.

Em tempo: se o Google quisesse me dar 1,5 milhão de libras mesmo, não ia ser por meio do “Director of Peoples Operations Bishop Clark”, né? E viva o filtro antispam do meu Gmail.

Ah sim, e vão dar o prêmio em… Londres? Que boa data!

Nagano comenta: Anos atrás eu também  já recebi uma oferta milionária do Banco Itaú, só que neste caso foi numa daquelas cartas impessoais e sem alma informando que me liberaram um crédito automático de dois milhões de reais! E olha que isso nada tinha a ver com golpe, era oficial mesmo com direito a assinatura do diretor comercial da referida entidade financeira e tudo (e eu que achava que só a minha mãe me emprestava dinheiro):

Como a oportunidade faz o ladrão eu até pensei na possibilidade de aproveitar essa generosa oferta, retirar toda essa grana no caixa (mudar de nome e sumir do mapa), mas o sistema foi mais rápido do que eu e quando entrei no meu home-banking eles já tinham cortado os zerinhos a mais da oferta deles. Dias depois ainda recebi outra cartinha, esta menos impessoal e sem alma do mesmo Diretor Comercial pedindo desculpas pelo erro.

Ou seja, de volta para o batente (chilep! chilep! nas costas).

 

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • MARAVILHOSO!!!! Que audácia!! Adoro estas coisas!!

    • henriquem

      tá com inveja, né xandó? 🙂

      • Se o prêmio fosse real, estaria verde de inveja, mas também gostaria de ter recebido este e-mail. É uma maravilha!!
        Eu faço coleção deste tipo de e-mail, tenho centenas diferentes!!! rsrsrsrsrs Sério!! Abs

  • Ligeirinho 2.0

    Uma historieta baseada em fatos reais: um conhecido meu, meio que ambicioso, tempos atrás conversou com uns caras, nigerianos. Eles contaram uma história de que tinham uma fórmula, que transformava um papel preto em dinheiro puro. O conhecido, já com os olhos brilhando, se interessou. E os nigerianos deram uma condição: dar um dinheiro de entrada. E ele deu. Os nigerianos foram, sumiram, e só voltaram um ano depois, tentando pegar o vizinho do conhecido.

    • henriquem

      seu conhecido foi… inocente e ganancioso, uma pena. tem casos relatados na web de gente que sacaneia muito os scammers nigerianos.

      • Dia desses recebi um email de um órfão líbio. Tipo a evolução do príncipe nigeriano.

        []'s!

      • Já recebi proposta de uma "Moça" afriacana multimilionária, mas que não podia pegar o dinheiro na Suiça, porque não tinha dinheiro para a passagem e porque o país dela estava em guerra, eu deveria então fazer uma doação e assim que ela pegasse o dinheiro iria repartir comigo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, ria alto da finalidade do negócio, putz, me mandou foto e umca carta que era de fazer chorar, com endereço e indicações do "Pastor" da igreja dela…. Issso aconteceu no fórum da comunidade do K2 para Joomla. Podem conferir a veracidade destew fato neste link: http://community.getk2.org/forum/topics/k2-forum-

      • Ligeirinho 2.0

        Então, é que não tenho mais detalhes (faz um bom tempo que aconteceu isso) e foi na rua mesmo, em uma loja dele (em um bairro de Sampa sendo um pouco mais específico), mas que eu me lembre, este conhecido chamou um amigo ex-policial quando viu o nigeriano voltar para enganar o vizinho. Ele ia armar o flagrante, mas acho que não deu em nada no final.

    • Rjp

      A sociedade caminha, e novas versões do conto do vigário continuam pegando trouxas… A estupidez e a ganância humanas não muda. Inocência nada, é idiotice mesmo.

    • mnagano

      O que me lembro dessa história é que o golpista diz que tem um monte de dinheiro pintado de preto (contrabandeado de algum lugar), mas ele ele precisa de um produto muito "caro" para limpá-las e não tem grana pra isso. Mas caso vc ajude-o a comprar esse produto e fazer a limpeza, ele racha a grana com vc.

      http://www.fraudes.org/showpage1.asp?pg=49

      Esse parece ser a versão do seu conhecido:
      http://www.fraudes.org/showpage2.asp?pg=60

      • Ligeirinho 2.0

        Então, como eu não me lembrava, falei que era baseado. Mas a história que tu falou é a correta. Obrigado 🙂

  • rubens

    Vez ou outra respondo só pra ver até onde eles mordem a isca – de achar que eu caí na deles.

    Às vezes dá vontade de fazer como os caras que caçam scammers – tem até fóruns disso. Enrolar, dar confiança depois falar que o dinheiro tá preso aqui e pedir para eles virem.. http://arstechnica.com/web/news/2009/05/baiting-n

  • eu jã recebi proposta de investimento na itália, petróleo da nigéria, boleto de cobranças do itaú, HSBC e Bradesco…

    Além de irregularidades no cpf, titulo eleitoral e carteira de trabalho…

    • mnagano

      … e castigo do ZTOP.

      • ah, é verdade.

        Já posso me sentir importante? NOT!

    • RenataMesquita

      Não dá para esquecer que um monte de gente cai diariamente no golpe do bilhete premiado nas ruas. E, ah, tem uma modalidade nova que tenho recebido semanalmente: baixe o atualizador do seu Token (escolha aqui seu banco favorito, já recebi do Itaú e Santander) clicando… adivinha, no link abaixo. A-ha, pegadinha do Mallandro!

  • Fernando Fraga

    Ta vendo, Blogueiro ta tão bem, que todo mundo ta oferecendo dinheiro , hahahaha

  • sidney

    muda o golpe,mas é sempre malandro contra mané… dá até um samba,uma mistura de gilberto gil (aquela musica que usa toda a linguagem nova da net) e moreira da silva …fica a sugestão aos compositores…(mas não faço apologia ao crime e qualquer atitude desonesta)