ZTOP

Saraiva: nossa iTunes Video Store?

Parte do e-mail que a Saraiva teoricamente enviou para comunicar o download de filmes(atualizado às 10h20)

Dois e-mails me alertam que a Saraiva – sim, a velha e boa Saraiva – começa a oferecer filmes por download em um período de teste. O e-mail redirecionado é legítimo (tem até o identificador único que os cadastrados no site têm), e o site para downloads, antes fora do ar, entra perfeitamente no Firefox e no Internet Explorer, com opções para assistir no browser ou baixar para o PC (com Windows apenas).

A oferta, enviada para alguns clientes do site, oferece para download o filme “Poder além da Vida“, válida até 05 de fevereiro (depois ele “morre” no seu HD).

Entretanto, por causa do DRM integrado (eca), o site funciona (na teoria) apenas no Internet Explorer – com a opção de instalar um plug-in no Firefox. Só que esse mesmo sistema de DRM não funciona direito e não roda o filme (a janela para ‘aceitar a licença’ dá erro no IE7) nem permite seu download. No Firefox nem aparece a janela de licença, mesmo com o plug-in instalado do Windows Media Player.

Mensagem de erro ao tentar assistir ao filme no IE7Baixe e assista, essa é a regra, mas não há mais detalhes neste momento sobre tamanho do download e quão rígido é o sistema de DRM integrado. De acordo com o e-mail, a tecnologia utilizada é Windows Media fornecida pela Truetech.

Não encontrei no site oficial da Saraiva nenhum link que leve a esse download de filme, mas parece ser um laboratório para futuros aluguéis de vídeo estilo-iTunes.

Alguém que recebeu o e-mail conseguiu baixar/assistir ao filme? Deixe um comentário. (Tks, Robin e Twingooo!)

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin