ZTOP

Samsung Omnia: precisamos de mais touchscreen?

A Samsung lançou ontem à noite o novo celular Omnia. É mais um aparelho touchscreen, com formato, tela, estilo, design similares ao do velho, bom e conhecido iPhone. Seu maior diferencial: tem uma câmera de 5 megapixels com capacidade para vídeos, tem três modos de manipular a tela (toque, mouse e stylus) e faz vídeoconferência (demais itens como GPS, Wi-Fi, mapas etc. estão no pacote) – e tem uma outra coisa BEM legal: roda Windows Mobile 6.1, mas vem com o Opera como navegador padrão. (esqueci de dizer que ele tem 8 GB de armazenamento, mais slot para cartão microSD).

No vídeo acima, feito e transmitido (quase) em tempo real via QIK, André Vargas, gerente de produto da Samsung, faz uma demonstração rápida do aparelho (apesar da escuridão, dá para entender algumas coisas). No abaixo, outra demo rápida de outros recursos.

Pelo pouco que vi/mexi no Omnia, meu temor em relação ao mundo touchscreen se concretiza: estamos em um universo onde um suposto líder (Apple) vende um telefone caro (no Brasil) que conseguiu criar um padrão de qualidade nas telas sensíveis ao toque.

E o que vem na sequência (o que é mais que válido, concorrência é isso aí) pode não ser o melhor dos mundos – ainda. Num teste rápido, achei a interface um tanto “dura” e pouco responsiva ao toque (é o mesmo temor que tenho com o vindouro Nokia 5800, por exemplo). Mas isso é uma questão que só testes mais a fundo podem responder. E que venham mais aparelhos touchscreen (ou não!).

Em tempo: o Omnia tem um preço sugerido de R$ 1.799, sem subsídios (será vendido nas principais operadoras).

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Tomás R M Paula

    Com Todo respeito ao jornalista que escreveu a matéria, a imprensa nunca está satisfeita com nada, trabalho com tecnologia há mais de 15 anos e me lembro de ver estampado nas manchetes o lançamento de um aparelho no exterior que não sairia no Brasil, o que ocorre até Hoje.
    Graças a Deus isso está mudando, os lançamentos apesar de atrasados (Omnia foi lançado em junho em Singapura) estão saindo aqui e isso devia nos deixar contentes.
    O Omnia não é uma imitação de Iphone é um ótimo celular tem 16gb internos e aceita cartões MicroSD além de outras vantagens como o Windows.
    Acho que a questão não é: “precisamos de mais um touchscreen?”, mas deveria ser “Estamos começando a ser um pouco mais valorizados ?”

    Tomás.

  • tomas
    o ponto é que nenhum touchscreen até agora bateu o da Apple. por isso, repito a pergunta; precisamos de mais?
    []s
    H

  • Pedro Morales

    Por não lançar mais aparelhos touchscreen?
    Não entendi a posição do jornalista.
    Na opinião dele deveria existir somente o iPhone? Quanto mais opçoes melhor para o mercado, nos leitores NÃO AGUENTAMOS MAIS OUVIR E LER SOBRE O IPHONE SERA QUE OS JORNALISTAS NÃO PERCEBERAM ISSO!!!!
    Mudem o assunto, vejam outros aparelhos, caso contrario vcs vao perder leitores

  • Cesar Eduardo

    Aqui no meu trabalho tenho um colega que possui o Omnia e um outro com Iphone. Ao testar os 2 aparelhos, vi que o Omnia realmente tem a tela menos sensivel ao toque e ainda possui alguns bugs. Ele as vezes trava com facilidade, mas por outro lado, ele possui alguns recursos que ao meu ver vale a pena, como a camera de 5 megapixels e com estabilizador de imagens. Agora com o lancamento oficial e so aguardar chegar nas lojas para adquirir, pois nao me arrisco muito a comprar algo sem garantia.

    Abracos

  • Bela pergunta, Henrique. A inspiração no iPhone por si só pode ser uma armadilha para a concorrência.

  • Borges

    O Phone Arena deu 9 pro Omnia e 8 pro IPhone 3G…

  • Pedro Marques

    Uma coisa engraçada: em geral, o pessoal esquece que, além de celular, o iPhone também é um iPod (de 8 GB, no mínimo) e compara apenas os recursos de celular. Nesse ponto, o Nokia 5800 está bem mais perto do iPhone do que o Omnia e outros cels com touch screen.

  • Eu não gosto de touchscreen em geral.
    Sou estabanada demais para usar qualquer um deles, o que acaba mais me irritando do que qualquer outra coisa – passo direto pelo que eu quero acessar, fecho sem querer o que estava usando, não consigo localizar os contatos, aumento demais o volume da música até ficar quase surda, a hora que eu vejo já estou louca da vida batucando com força no vidro, querendo quebrar aquilo e acabar com o meu sofrimento. Além disso, o engorduramento no vidro gerado pela manipulação me incomoda deveras, quase a ponto de dar nojo.
    O que eu quero não é modinha, pelo menos não nesse quesito. Quero um celular que funcione, que tenha boa transmissão e recepção, que eu não tenha que ficar tomando cuidado, que não pese demais na bolsa, que não seja um estorvo para carregar e, por contingência da vida, que tenha uma boa câmera. Nesse último caso, pelo menos, ponto pra Samsung.

  • Borges

    Ué, Pedro, que eu saiba, os celulares WM com touchscreen (Omnia, Diamond) também funcionam como tocadores de mp3. E ainda têm rádio…

  • @pedro morales. sim, iphone cansa, sem dúvida. para quem escreve e para quem lê – é informação exagerada, demais, mas é o que rende. não sei se você percebeu, mas quase nunca se fala de iPhone neste Zumo, por conta de diversos motivos.

  • pelo amor de Deus
    chega de comparações de celulares touchscreen com iPhone
    até parece que o iPhone foi o primeiro aparelho com a tecnologia
    a Apple só fez colocar o sistema multi-touch e pronto
    a questão da memória interna é boa, mais é muito melhor cartão de memória!! não serve como pen-drive, não possui bluetooth para outros aparelhos, A2DP é especial e deve ser o “olho da cara” CHEGA!!!
    Apple foi muito mala e ao mesmo tempo burra
    iPhone 3g sem video conferência!!!
    que legal ¬¬

  • Sinuhe

    Bem eu não acredito que o iPhone não tenha sido superado até o momento, me refiro as especificações do aparelho em si.

    O que existe é a ideologia ao produto da venerada Apple.
    Deixando o fanatismo pelos produtos da companhia de lado, já vejo esse tal de Omnia muito a frente do iPhone.

    Além de tudo que já foi citado sobre este aparelho, ele não nos mantém presos ao iTunes e aos formatos by Apple.
    Este aparelho da Samsung tem maior compatibilidade a formatos de arquivos do que o próprio Windows XP sem codec algum, tais como DivX/XviD/H.263/H.264/WMV e MP4.

    E por ter o Windows, ele é compatível com todos os arquivos da suíte Office, outro grande diferencial.
    Ah tem FM também, porque as mesmas músicas cansam…

    Dificuldades com relação ao toque a Apple também enfrentou, mas isso foi resolvido pelas dezenas atualizações do firmware.

    Até o momento os concorrentes do iPhone perdiam em um quesito, memória flash, agora não. A luta é de igual para igual.

    Tenho um iPod Touch, nem tenho celular e até o momento não senti necessidade de comprar um touch mobile… quem sabe quando o maior ponto fraco deles forem minimizados, o preço!

  • Pedro Marques

    @Borges – funcionam como tocador. Mas sem memória suficiente não dão nem pro começo. Fala sério, 2 GB não dá nem para brincar. E o cartão de memória não é “de grátis”.

  • Borges

    @Pedro, eu tenho um creative zen micro de 8 gb e não uso nem a metade. O Omnia tem 8gb (não sei se o de 16gb vem), e eu acho melhor comprar um cartão mais potente que comprar um outro aparelho inteiro quando quiser expandir a capacidade.

  • Manoel Antônio

    » né por nada não, mas já tô de saco cheio de ouvir essas comparações de celulares touchsccreen, sempre inferiorizando os concorrentes da Apple. Como se o tal iPhone fosse o rei da tecnologia ou o pioneiro. HAHAHA, não sei se sorrio ou se lamento!
    » e ainda perguntam se “precisamos de mais touchscreen”. Como se dissesse: PAREM DE COPIAR O IPHONE, VC NÃO CONSEGUEM NEM SE IGULAR A ELE, QUEM DIRÁ ULTRAPASSAR!
    » que perguntinha mal “peguntada”!!! Precisamos SIM de mais touchscreen. Nos celulares, nos PCs,… de preferência concorrentes da Apple.

  • Manoel Antônio

    …onde já se viu iPhone não “pegar” rádio. Só na Apple mesmo. Isso é uma piada, né?
    » Ele pode ser muito conhecido, mas bom e velho (em relação aos tops de seus concorrentes: NOKIA, HTC, SAMSUNG), tá é longe.

  • @manoel sim, precisamos de mais touchscreen. mas que seja bem feito, e não uma imitação barata porque o concorrente fez um melhor.

  • Touchscreen melhor que o da Asus eu quero ver!!!
    anti impacto!!!
    procurem por P750
    e vão ver!!
    iPhone já perdeu a graça
    isso sim!!!

  • Pedrada

    O omnia é o primeiro dos dois arrasa-quarteirão da samsung. Esse é o PDA. o Smartphone, que é o innov8, ainda está por vir… ele não é voltado para o publico do iphone… tem recursos de sobra, e não, de jeito algum, serve para usuários casuais. i Iphone é overpriced, assim como qualquer coisa da apple, e todos sabem disso. aí está seu maior mal. Como tocador ele é apenas mediano, assim como qualquer ipod. talez sua maior caracteristica seja a navegação , que é muito conforável e pratica com a interface e a tela grande. Agora o omnia não é um iphone killer… esse é o nokia tube (5800).

    @Renata
    Já tentou o LG Secret ?muito resistente (procure videos dele no YTube), fino, leve e com uma câmera poderosa e lotada de recursos … seria meu prox celular se conseguisse desencalhar meu n73, mas tá dificil.

  • JekaTatto

    Dispenso o touchscreen do iPhone e fico com a camera de 5 megapixel, a qualidade muito superior da tela, a possibilidade de vídeo chamada e o Windows Mobile, que amplia em muito o uso de aplicativos de utilidade, ao invés dos inúmeros aplicativos fúteis que tem pro iPhone.
    E todas essa vantagens por um preço semelhante ao do iPhone.

    Resumindo: Quem quer touchscreen fique com o iPhone, quem quer qualidade em imagens e fotos e muitos aplicativos fique com o Omnia!

  • Pingback:   DivX: um motivo para ter o Samsung Omnia (atualizado) by Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência.()

  • Joel Dornelas

    A imprensa precisa pensar antes de dar opinioes sobre smarthphone. É claro que o omnia é mmmuito superior ao IPHONE. Ele só perde pro IPHONE no quesito marketing.

  • Jose Novo

    Comprei um omnia e não gostei, minha agenda de outlook tem 334 registros, quando sincronizei, simplemente travou o equipamento e a agenda não funciona, peço para apagar todos os registros mas trava, hoje fazem 4 dias que comprei e vou devolver o aparelho

  • Carlos

    Boa tarde,

    Estou em dúvida em relação a 2 aparelhos:

    LG Secret e o Omnia.

    Gostaria de saber qual é a melhor câmera, e se as fotos tirada podem ser reveladas como máquinas fotográficas.