ZTOP

Samsung Galaxy Note 3: só 4G, no Brasil em outubro (Galaxy Gear também)

O novo foblet Samsung Galaxy Note 3, anunciado ontem à noite em Berlim, será lançado no mercado brasileiro no início de outubro. Seu companheiro, o relógio-esperto Galaxy Watch, também chega na mesma época – e fabricado no Brasil.

Já o tablet Galaxy Note 10.1 em nova edição será lançado no final de outubro.

O Galaxy Note 3 chega em seu modelo apenas com conectividade 4G, com processador quad-core de 2,3 GHz (e que, claro, funciona em redes 3G também).

Roberto Soboll, diretor de produto da Samsung, comentou na manhã de hoje (5) que, apesar de existir uma versão 3G apenas, o que ocorreu com o smartphone Samsung Galaxy S4 serviu de exemplo para o que vai acontecer com o Note 3.

O Galaxy S4 começou a ser vendido em abril em duas versões (3G e 4G), mas Soboll afirma que o 4G – mesmo com consumidores ainda sem planos e acesso às redes mais rápidas – vendeu mais que o 3G, e por isso esse modelo não está mais nos estoques da Samsung Brasil.  “Daqui para frente, só 4G, e nossa base de aparelhos está crescendo”.

Soboll afirmou ainda que o “4G brasileiro ainda não deu aquele click no consumidor. Mas quando ele começa a usar e entende que é mais rápido, o consumo de dados aumenta muito”. De qualquer modo, ainda falta cobertura “e as operadoras ainda fazem acertos na rede”, disse o executivo.

Sobre a compra da Nokia pela Microsoft, Soboll comentou que a Samsung  – que também produz smartphones com Windows Phone 8 – “ainda não se posicionou em relação ao Windows Phone 8”. “Temos modelos com pequeno volume de venda. Tentamos várias vezes ganhar volume, mas não tivemos sucesso. O sucesso da Samsung veio da plataforma Android, que consegue atingir mais e novos consumidores”, afirmou.

Antes do Galaxy Note 3, o novo híbrido de smartphone e câmera Samsung Galaxy S4 Zoom chega às lojas a partir desta semana, com preço sugerido inicial de R$ 1.499. “É um misto de S4 Mini com uma câmera com zoom”, disse.

Ontem à noite passei alguns minutos com o Galaxy Note 3: é um belo e fino aparelho, que conseguiu manter uma tela grande em uma estrutura não tão grande.  Galeria de fotos abaixo.

O Note 3 com sua capinha nova:

samsung galaxy note 3 - 01

samsung galaxy note 3 - 04

A nova S-Pen, com mais recursos (é extremamente leve):

samsung galaxy note 3 - 05

Na mão, óbvio, é um aparelho grande. A tela, porém, é bastante nítida.

samsung galaxy note 3 - 03

Os truques de software fazem a diferença: o novo menu de apps traz novas opções de produtividade (notas, multitarefa, busca em anotações e o quadrado-multitarefa – você escolhe a última opção, desenha a área que quer na tela e abre um novo app específico, como calculadora ou navegador, dentro dele).

samsung galaxy note 3 - 06

samsung galaxy note 3 - 07

samsung galaxy note 3 - 08

O acabamento traseiro troca o plástico comum pelo couro sintético. Dá uma melhor sensação ao segurar (=mais segurança) e inicialmente o Note 3 virá em três cores: preto, rosa e branco.

samsung galaxy note 3 - 10

samsung galaxy note 3 - 11

samsung galaxy note 3 - 12

E é BEM fininho: 8,3 mm de espessura (e pesa 168 gramas)

samsung galaxy note 3 - 13

samsung galaxy note 3 - 16

samsung galaxy note 3 - 15

samsung galaxy note 3 - 14

Ah sim, a câmera de 13 megapixels faz vídeos em 4K, mas ela tem algumas limitações por enquanto, como desabilitar fotos simultâneas à captura de vídeo ou fotos com as duas câmeras simultaneamente:

samsung galaxy note 3 - camera1

Só precisamos agora de TVs 4K com mais oferta mundial (e a IFA é um bom cenário do que vem por aí nesse mercado) para rodar vídeos com resolução absurda.

samsung galaxy note 3 - camera2

Ah sim, esse é o Galaxy Gear: é bonito, funcional, aparentemente leve, mas limitado aos aparelhos da Samsung (e poucos) por enquanto. Ainda acho que é um produto de nicho, caro e que precisa encontrar seu caminho certo. Segundo a Samsung, o Galaxy Gear será vendido tanto no varejo quanto em operadoras.

Uma câmera no pulso também abre um bom debate sobre privacidade. Vou tentar passar mais tarde no stand da Samsung (a IFA abre oficialmente apenas amanhã) para tirar mais conclusões – e ver melhor o novo Note 10.1 também (por que diabos o mercado de tablets Android demorou mais de um ano para responder à tela retina do iPad?)

samsung galaxy note 3 - 19

samsung galaxy note 3 - 20

samsung galaxy note 3 - 21

Disclaimer: ZTOP viajou a Berlim a convite da Philips/TP Vision. Todas as opiniões e fotos são nossas.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin