ZTOP

Sampa e o apagão da Telefônica

(nota publicada í s 9h36)

Acordei hoje cedo sem acesso í  internet e, como de costume, fiz o procedimento padrão de desligar/religar o modem, atualizar os endereços IP das máquinas via DHCP, acender uma vela para espantar os maus espí­ritos, etc… Resultado: necas de pitibiriba. :^(

Confirmando que o modem e a rede estavam OK, só me restou uma coisa: confiar em São Megabyte e esperar a solução cair do céu. Mas ouvindo a Jovem Pan pela manhã, ouvi a confirmação que a rede da Telefônica caiu desde a noite de ontem (a rádio diz que foi por volta das 23h30) e que várias partes de São Paulo estavam sem internet. Conclusão: Speedy fora do ar.

Desci correndo para um vizinho que tem uma auto-escola e que usa Speedy e internet a cabo (backup) e o pessoal me confirmou que o Speedy está realmente fora do ar. A solução encontrada por eles foi de usar o DNS de uma empresa da assistência técnica deles (que possui um provedor) e botou a linha pra funcionar meio que precariamente, ou seja, o problema parece ser nos servidores de DNS e não na infra-estrutura da rede.

Segundo eles, começam a rolar boatos de que esse problema na rede está atingindo outras partes do estado servidos pelo Speedy e que alguns serviços públicos estão paralisados, como delegacias, Ciretran e até bancos. O serviço de atendimento do Speedy está dando um prazo de 2 horas para a rede voltar ao normal (~ 10 horas).

Curiosamente, as redes de BitTorrent que usam um protocolo mais simples de TCP/IP estão funcionando a todo vapor. Skype também funciona (um amigo do Zumo que mora na região da Raposo Tavares também está sem acesso, mas modificou seu DNS e está online).

Se algum leitor de outras localidades souber de algo, por favor comente.

>>>Mario Nagano, direto do PC da Auto-Escola do vizinho via DNS desviado

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Hoje pela manhã a Globonews informou que delegacias de São Paulo estavam sem o sistema que as interliga. A orientação dada pelos policiais era que, fora casos de flagrante, as pessoas procurassem os distritos policiais mais tarde.

  • Anderson Santos

    Salve !

    Hoje (03/07) esta um inferno ! Cliente de tudo quanto eh lado ligando pois a internet esta fora do ar.

    Servidores de VPN, email e quetais, todos parados.

    As 20:00 de ontem ja notava-se uma lentidao excessiva. Por volta das 23:00, morte subita.

    Vamos ver as cenas dos proximos capitulos.

  • só mexer com o DNS e está andando novamente.

  • Fernando Fraga

    Nagano,

    Regiao do Bras/Pari tambem esta com problemas, de acesso mas desde ontem de tarde e ainda persiste e lá o virtua ainda nao chegou entao nao da para ter BLB rsrs banda larga de backup

    abcs

  • Aqui na empresa, que fica no vale do paraíba, hoje de manhã também tava com a net (Speedy :-\ ) parada. Porém fazendo uns testes vi que acessava site utilizando o endereço IP. Como o amigo acima disse, só trocar o servidor DNS que voltou a funcionar, porém com uma certa lentidão e alguns sites necessitam de várias tentativas para acessar, além do e-mail do Terra estar intermitente.

    Acredito que o problema tenha sido uma pane geral nos servidores DNS da telefonica o que não é de se estranhar pois não é muito incomum problemas com a rede da telefônica, mas a rede de uma forma geral continua em pé. Vamos ver quanto tempo vão levar pra acertar o problema.

  • Ricardo Navarro

    Aqui na região da Paulista, continuamos sem nosso Speedy Business e ontem à noite noite tb que na Granja Viana estava sem o acesso a internet.

  • Sheila Zabeu

    Também alterei o DNS. Está lento, mas funcionando.

    abraços

  • Cesar Alves

    Ligar para Telefonica tem sido um inferno, só agora soube desse colapso, ontem liguei para resolver um outro problema (cobrança indévida de aluguel de modem) e passei mais de 1 hr na linha sem conseguir resolver.

    Algum de vcs também está enfrentando esse problema: cobrança de R$17,80 de aluguel de modem. Desde o início do ano tenho q pedir segunda via de todas as contas, eles concedem mais não dão uma solução definitiva.

  • Miguel

    Nos sites da PCWorld, ComputerWorld, Info… Vários relatos sobre o assunto.

  • MAURICIO CAETANO DE SOUZA

    O problema está no estado inteiro, eu moro em São Carlos e fui ao banco e avisaram que nenhum banco está com sistema e nada que use links da telefônica está funcionando no estado. Tenho internet via rádio em casa, link da embratel, então consigo acessar normalmente. Só os site brasileiros estão super lerdos ou nem carregam.
    Colapso geral, espero que resolvam logo isso.

  • Cícero

    Altere a configuração da conexão para utilizar um DNS fixo.
    Sugiro a utilização do OpenDNS.
    Segue abaixo os códigos a serem utilizados:
    Primário: 208.67.220.220
    Segundario: 208.67.222.222

    Caso tenham dificuldades para realizar a configuração comuniquem informando se a conexão é feita pelo sistema operacional (Windows ou Linux) ou se é via modem agindo como roteador.

  • Balsi

    Ai… sou do interior do Estado, Lençóis Paulista, aqui tambem o speedy esta tudo parado.

  • E vale dizer que a conexão discada da telefônica também parece ter caído. Ou foi o que disse um primo que tá sem Speedy e só conecta na discada há uns dois meses.

  • http://en.wikipedia.org/wiki/OpenDNS
    adicionei os dns’es do OpenDNS, so para me segurar para a proxima apagao 😉

  • Fernando

    PARA, NADA DE DNS, TRABLAHO NA TELEFONICA, O PROBLEMA FOI EM UM FIBRA ÓTICA DE DSLAM Q DISTRIBUI CONEXÃO A 98% DO ESTADO… NADA DE DNS

  • Leo

    Então Fernando espertam, como você explica todos nós resolvermos temporáriamente o problema alterando o DNS?

    A rede da Telefônica é uma merda e disso todos ja sabem, enquanto empresas gastam milhões em servidores, no DC da EDS onde ficam os servers da telefônica ta cheio de desktop Pentiun III trabalhando… Isso mais dia menos dia ia dar pau mesmo.

    Outra LP de dados da telefônica então, é uma desgraça sempre travando…

  • Marcos G

    Eu tenho o Speedy e não sofri com o “apagão”. Eu tenho usado o OpenDNS aqui há algum tempo e, coincidência ou não, eu não fiquei sem acesso à Internet. Provavelmente quem estava utilizando o DNS da Telefônica tomava uma rota para acesso ao DNS que foi prejudicada pelo defeito do DSLAM ou fibra ótica. Portanto, Fernando, a troca dos DNS tem sentido sim, embora o problema não tenha sido com os servidores de DNS diretamente…

  • Pingback: Nomad, nomadismo, nômade na era web móvel ou mobile « nomadismo celular()