ZTOP

Review: Western Digital WD TV HD Media Player

wdtv_intro

Já faz um tempo que falamos no WD TV Media Player da Western Digital, um curioso player de vídeo que — apesar de ser produzido por uma fabricante de discos rígidos — não vem com um disco embutido como fazem seus concorrentes como a Iomega.  Mas o que pode ser visto como uma deficiência é para mim uma grande sacada, já que ele permite que ele seja utilizado com qualquer sistema de armazenamento externo com porta USB, independente da marca, formato e capacidade.

Outro destaque desse reprodutor é sua capacidade de reproduzir conteúdo em diversas resoluções — incluindo o Full HD (1080p) — o que pode ser uma alternativa menor e até mais interessante que os players de vídeo em Full HD como Blu-ray.

wdtv_3x4

Não maior que um dicionário de bolso — 12,5 x 4,0 x 10,0 cm (LxAxP)  e  303 gramas de peso, o WD TV tem o mesmo design dos discos externos MyBook com seu belo e irritantemente riscável acabamento em black piano. Acompanha no pacote uma fonte de alimentação, controle remoto, cabos de vídeo (incluindo HDMI), pés adesivos de borracha para montar o HDTV na vertical ou horizontal e um pequeno suporte para montar discos de 3,5″ também na vertical.

A maioria das conexões localizam-se na parte de trás do aparelho, onde podemos ver (a partir da esquerda): a entrada de alimentação (12 V x 1,5 A) , USB 2.0, HDMI, SPDIF, vídeo e áudio estéreo analógico:

wdtv_back

Na lateral esquerda ainda existe uma segunda porta USB 2.0 e um botão de reset. Apesar de não ser obrigatório, credito que a porta USB de trás sirva para conectar de preferência o disco rígido e a porta da esquerda para conexões temporárias, como um memory key ou leitor de cartão de memória Flash. Só por curiosidade liguei um leitor de CD/DVD para ver se ele seria capaz de ler arquivos AVI ou MP3 direto de uma mídia óptica, mas o sistema simplesmente ignorou a presença do mesmo. Fica ai uma sugestão para a próxima atualização do produto.

wdtv_esquerdo

Seu controle remoto é relativamente pequeno, tem boa ergonomia e é alimentado com duas pilhas AAA. Os comandos são, na sua maioria, simples e intuitivos. Note que ele nem tem controle de volume!

wdtv_remoto

Alguns podem achar esse conjunto de comandos meio básico e até restrito, mas isso reflete de um certo modo a simplicidade da interface do WD TV como podemos ver abaixo. O visual é o mesmo usado por produtos semelhantes, como o Media Center da Microsoft, ou seja, as opções principais rolam na vertical e as secundárias na horizontal. Tudo no melhor estilo navegar e clicar. Os ícones e os textos são grandes para facilitar a sua leitura na TV. As mensagens na tela estão disponíveis em diversos idiomas mas ainda não em português. O formato e resolução da tela podem ser selecionados automaticamente pelo WD TV ou manualmente pelo usuário (em especial na conexão analógica).

wdtv_interface_1a

No geral as opções de áudio, vídeo e fotos funcionam do mesmo modo, ou seja, selecione o aquivo desejado e execute-o. Em todos os casos o sistema oferece uma organização dos arquivos por diversos modos, como data, nome, pastas, albuns etc.

wdtv_video_select

No geral, basta transferir os arquivos para sua mídia de armazenamento preferida e o WD TV se encarrega de organizá-los em seu sistema.  Segundo o fabricante esse media player é compatível com os seguintes padrões de áudio de vídeo com possibilidade de ampliar essa lista por meio de atualizações de firmware.

  • Música– MP3, WMA, OGG, WAV/PCM/LPCM, AAC, FLAC, Dolby Digital, AIF/AIFF e MKA.
  • Imagem – JPEG, GIF, TIF/TIFF, BMP e PNG.
  • Vídeo -MPEG1/2/4, WMV9, AVI (MPEG4, Xvid, AVC), H.264, MKV, MOV (MPEG4, H.264), MTS, TP e TS.
  • Playlists – PLS, M3U e WPL.
  • Legendas -SRT (UTF-8), SMI, SUB, ASS e SSA.

Durante os testes realizados com uma TV de LCD Full HD conectado via porta HDMI, o WD TV funcionou de acordo com o esperado, apresentando imagens de excelente qualidade, em especial no formato Full HD utilizando arquivos de vídeo cujos padrões já estão bem estabelecidos e padronizados como MPEG, WMV e MOV.

wdtv_video_demo

Detalhe da imagem acima:

wdtv_video_demo_detalhea

Outros formatos meio anárquicos como MKV apresentaram resultados bons (acima) e ruins dependendo da maneira como ele foi codificado, de modo que não é garantido que qualquer vídeo baixado na web poderá ser reproduzido no WD TV. Nesse caso, mais garantido é o usuário ficar com os padrões de mercado ou codificar seus próprios vídeos em casa com o utilitário que já acompanha o produto ou mesmo utilizando algum programas de código aberto, como o Auto Gordian Knot.

O exemplo abaixo foi produzido com o AutoGK a partir do conteúdo de um DVD comum na sua resolução padrão:

wdtv_video_demo_2

Detalhe da imagem acima:

wdtv_video_demo_2a

No geral, minha impressão do WD TV atende bem à sua proposta de ser um media player simples e — na medida do possível — compatível com a maioria dos padrões de mercado. Outra faceta interessante desse produto é que aparentemente o WD TV caiu no gosto dos entusiastas de tecnologia, de modo que já existem na Internet diversos sites que ensinam como hackear, modificar e até mesmo ensinar novos truques para o brinquedinho da Western Digital.

Na minha opinião, um produto certo na hora certa.

Resumo: WD TV HD Media Player (WDA VN00)
O que é isso? Reprodutor de áudio, vídeo e imagem leve e compacto com suporte para TV de alta definição.
O que é legal? Suporte para Full HD, pode ser usado com qualquer disco USB, independente da marca e capacidade.
O que é imoral? Acabamento Black Piano risca muito fácil.
O que mais? Já conta com o apoio de uma comunidade de usuários que explora todo o potencial do produto, não funciona com leitor de CD/DVD com porta USB.
Avaliação: 6,5 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 659
Onde encontrar: www.aldo.com.br

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Walter Mercado

    Obrigado pelo review!

    Só a capacidade de expansão dele deve valer uns pontos extras.
    Já existem firmwares com suporte a drives ópticos, rede sem fio (para compartilhamento de arquivos) e mais.

    …alguns erros pequenos:
    “pac0te”
    “ele nem ten”
    “para montar o HDTV na vertical ou horizontal CD com utilitários e um p”

  • rogerio

    Olá,
    desculpe a “dúvida”, mas não entendi bem. Pelo que vi no site da WD vem um outro “case” para colocar um HD (de minha escolha). É isso???
    Ou seja, o HD não vai no corpo do aparelho apresentado nas fotos…
    Muito boa idéia se for isso mesmo.
    Novamente parabéns pelo site.
    Abraço
    Rogério

  • Douglas Belmonte

    Vale a pena mesmo ! Afinal essas novas tvs com portas USB que rodam videos nao tem suporte a alta definicao e mesmo quando os videos estao no formato adequado ocorrem erros devido aos codecs nao serem compativeis. O que mais gostei no produto foi a possibilidade ilimitada de memoria que posso usar atraves de hds externos e pen drives

  • Walter Mercado

    rogerio,
    A Western Digital (WD) vende outros aparelhos como o My Book, que vêm com a HD embutida já.
    No caso do WD TV, não há HD, nem espaço para um, é necessário ligar um aparelho de armazenamento pela porta USB.

  • Oi Walter,

    Brigadão pelos toques. É que meu editor está no evento da Nokia, se divertindo como uma criança numa loja de doces.

    Rogerio,

    Até onde eu sei, a WD não vende cases para HD. Eles recomendam o uso de discos externos com porta USB, de preferência da marca deles. ;^)

    Douglas,

    Pela minha experiência, a maioria das TVs com porta USB reproduzem imagens e músicas. Somente a nova TV de plasma Viera TH-42PZ80LB da Panasonic é capaz de reproduzir vídeos diretamente de um cartão SD mas ele tem que estar no formato AVCHD usado nas suas filmadoras digitais.

    [ ]s

    M.

  • Cristiano Larroudé

    Muito bom esse lançamento!

    Outro dia baixei Batman, The dark Knight em HD e não tinha como reproduzir em Full HD na TV da sala porquê não tenho um leitor Blu-Ray. Agora posso jogar estes filmes num pendrive espetar nesse brinquedinho e me maravilhar com a alta definição!

    Abraços!

  • Peter

    Esse aparelho é uma maravilha! Bem melhor que alguns similares encontrados no ML… Mas acho imperdoável o fato de não haver suporte p video em FLV, um formato q eu tanto uso.

  • Rodrigo

    Gostaria de ver um review do Popcorn Hour A-110 é mais caro uns R$200 mas é bem superior a este da WD,além de já estar a venda no Brasil a bastante tempo.

    uma boa fonte de info.
    http://www.popcornhour.com/onlinestore/index.php?pluginoption=catalog&task=info&item_id=6

    aproveitando estou comprando aqui no Rio o HDTV Box da Sky, ele grava a programação em FullHD,entre outra centenas de opções, tb seria interessante um review dele todas as informações na pagina da Sky.

    abraços

  • ariel wollinger

    comprei um a poucas semanas nos estados unidos. Paguei 109 dolares. É simplesmente duca!! por meio de um firmware hackeado e de um adaptador wifi de 25 dolares, da pra fazer streaming do pc pra ele.
    estou adorando ligar meus hds nele e ver conteum em hd na minha tv.

  • Paulo Nardelli

    Olá Ariel Wollinger.Qual adaptador Wi-Fi e qual firmware hackeado por favor?Grato.

  • Sandro

    Olá, interessante o produto.

    No começo de abril fui em várias lojas e encontrei um modelo de player DVD que lê HD externo ou pen drives, comprei, paguei 200 reais e to super satisfeito, tb acompanha cabo HDMI e lê em full HD, tem limitações na quantidade de arquivos, apenas 600 por cada unidade externa, e a interface mais simples, mas o custo benefício excelente.

    • Alexandre

      Meu amigo, vc poderia me informar qual o modelo deste player DVD e o fabricante?

      Muito obrigado

      Alexandre

  • joaquim pedroso

    pessoal alguem me pode esclarecer se isto sempre lê ficheiros TS.
    Muintos anunciam e depois na pratica nada
    estamos falar de HD.264/TS
    obrigado

  • ricardo

    nota 10 esse site

  • Ricardo Cavalcanti

    Boa Noite
    Tenho um wdtv live hurb, que realmente é sensacional. Gostaria de saber se consi9go comprar e aonde um Controle Remoto para aquele aparelho. Ou aonde seria o possivel suporte para um possivel concertp. Obrigado pela atenção Ricardo Cavalcanti