ZTOP

Review: Disco rígido Toshiba Canvio Connect USB 3.0

Novo disco rígido portátil de alto desempenho da Toshiba armazena até 1 TB de dados, incorpora porta USB 3.0 e pode compartilhar seus dados na internet por meio de um software incluso.

Mais conhecida por aqui pela sua linha de TVs comercializadas em parceria com a SEMP, a Toshiba por meio da sua divisão TAIS (Toshiba America Information Systems, Inc.) traz para o País a sua linha de discos rígidos portáteis com a marca Canvio, sendo que recebemos aqui para testes o modelo Canvio Connect 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

… cujo principal atrativo é o fato de vir com um software adicional que permite conectá-lo à Internet transformando-o em um Personal Cloud (falaremos mais sobre isso depois).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Disponível no Brasil nas versões de 1 TB  e 2 TB nas cores preto, prata, vermelho, azul e branco…

Toshiba_Canvio_cores

…o Canvio Connect vem embalado dentro de uma bandeja de plástico com uma tampa transparente que serve tanto como mostruário quanto uma proteção adicional contra batidas e quedas. E, apesar das aparências, ele não vem lacrado como se fosse um blister, o que facilita a sua abertura sem o uso de uma tesoura, estilete, faca ou dentada. o que pode facilitar a vida daqueles que tem alguma urgência de usar o disco logo após a sua compra.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Se comparado com produtos semelhantes que já vimos no passado, acompanha o disco apenas o essencial, ou seja, um cabo USB 3.0 e o manual de instruções.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O disco em si mede aproximadamente 7,9 x 11,9 x 1,34 cm (LxAxP) e pesa apenas 148 gramas (ou 171 gramas com o cabo incluso). Seu gabinete externo é feito de policarbonato com acabamento Black “não olha feio que eu risco” Piano tanto na parte de cima…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

… quanto na sua base, onde podemos ver a etiqueta com as certificações/número de série do produto e quatro pezinhos de borracha que impedem que o disco escorregue pela mesa de trabalho.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A lateral do disco também é feita de plástico, porém com um acabamento mais áspero o que melhora a sua pegada. Na parte de trás também fica a sua porta USB 3.0 formada por dois plugs/concetores montados lado a lado:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O curioso desse design é que o conector maior é compatível com o cabo USB 2.0 padrão o que permite usar esse disco em sistemas com porta USB 2.0/1.1 porém com um desempenho menor, é claro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Chamamos a atenção para o fato do cabo USB 3.0 incluso ter apenas 45 cm de comprimento (incluindo os conectores) o que pode ser uma medida boa para ligar o Canvio em um notebook, mas um pouco curto em outros casos, especialmente na hora de ligá-lo na porta traseira de um desktop, principalmente se o PC ficar debaixo da mesa de trabalho.

Uma sacada bem interessante desse produto é que ele incorpora um LED indicador de estado que brilha na cor azul quando conectado numa porta USB 3.0…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

… ou branco quando ligado numa porta USB 2.0.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Se comparado com a concorrência, as dimensões do Canvio (ao centro) são muito parecidos com o WD My Passport Ultra (à esquerda) mas ele é bem menor que outras soluções do mercado, como os gabinetes externos para discos de 2,5″ (à direita):

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Segundo o HD Tune Pro 4.01 o Canvio vem equipado com um disco rígido de 1 TB, 5.400 rpm, 8MB de cache e interface interna do tipo SATA II.

Toshiba_Canvio_HD_Tune_info

E como é comum nesses produtos, o HD já vem com alguns aplicativos e utilitários pré-gravados como o Tuxera NTFS for Mac, um driver que permite que sistemas com Mac OS X possa ler discos formatados em NTFS (caso do Canvio) e até ser usado como disco de backup para o sistema Time Machine…

Toshiba_Canvio_software_installer

… ou o NTI Backup Now EZ que como o próprio nome sugere, é um sistema de backup de dados para o PC que pode copiar suas pastas e arquivos para o disco local ou mesmo na nuvem cujos dados ainda podem ser criptografados e protegidos com uma senha.

Toshiba_Canvio_NTI_BK

Porém o grande chamativo do Canvio Connect é a inclusão do PogoPlug PC, um serviço de Personal Cloud que permite que o usuário tenha acesso e possa compartilhar os dados contidos no seu Canvio Connect de qualquer canto do mundo pela internet. Além disso, a PogoPlug também oferece uma conta gratuita de 10 GB para os compradores deste disco, que é praticamente o dobro oferecido nas contas gratuitas normais (5 GB). Mais informações aqui.

Toshiba_Canvio_Pogoplug_0

Para quem não sabe, o PogoPlug nasceu como um serviço de Personal Cloud baseado num Cloud Device, ou mais exatamente um dispositivo ligado na sua rede local de mesmo nome que permite compartilhar na web o conteúdo de qualquer disco USB plugado em uma das suas quatro portas USB. Na sua essência, ele nada mais é que um micro-servidor de NAS baseado em ARM que, por sinal, faz muito sucesso entre os entusiastas de tecnologia que substituem o sistema original da PogoPlug por uma versão de Linux, transformando-o assim num computador genérico de baixo custo.

pogoplug_pink

Já o PogoPlug PC nada mais é do que um software que faz com que o seu PC funcione como um dispositivo PogoPlug, fazendo assim o meio de campo entre os sistemas de armazenamento e a internet.

Eu particularmente não gosto dessa idéia, já que para dispor os dados na rede — digamos, durante uma longa viagem — é preciso que seu computador de casa ou do escritório fique ligado direto por até dias e noites seguidas, consumindo assim muito mais energia do que, por exemplo, usando a engenhoca cor de rosa acima. E isso sem falar naqueles que quiserem acessar os dados do Canvio remotamente pela internet, irão precisar primeiro “passar pelo PC” o que pode não ser do agrado daqueles mais preocupados ou mesmo paranóicos com a segurança dos seus sistemas.

Toshiba_Canvio_PogoPlug1

Sob esse ponto de vista — para mim — uma solução bem melhor e mais sensata é ligar o Canvio Connect direto num dispositivo PogoPlug que, por sinal, pode ser encontrado nos EUA por preços bastante atrativos.

Nos testes realizados com o CrystalDiskMark 3.0.3, o Canvio Connect bateu 119,5 MB/s no modo de leitura sequencial e 118,3 MB/s no modo de gravação sequencial ligado numa porta USB 3.0:

Toshiba_USB30_Crystal_HD

WD_My_Passport_Ultra_Crystal_DiskMark1_usb30_na_USB30Para efeito de comparação ligamos esse mesmo disco numa porta USB 2.0 deste mesmo PC usando um cabo USB 2.0 padrão. A diferença de desempenho nos testes de leitura/gravação no modo sequencial chega a ser de -72% no modo de leitura e -74% no modo de gravação.

Toshiba_USB20_Crystal_HD

Também fizemos alguns testes com o HD Tune Pro 4.01 no modo de leitura ligado na porta USB 3.0…

HDTune_Benchmark_TOSHIBA_External_USB_3.0_bench_READ

… e na USB 2.0:

Toshiba_USB20_HDTACH_bech_read

E esse mesmo teste no modo gravação ligado na USB 3.0…

Toshiba_USB20_HDTACH_bech_write

… e na USB 2.0:

Toshiba_USB20_HDTACH_bech_USB20_write

WD_My_Passport_Ultra_Crystal_DiskMark1_usb20_na_USB30

Esses números mostram que o Canvio Connect é um produto moderno e está dentro do que poderíamos esperar de um disco rígido externo com porta USB 3.0, recurso por sinal será cada vez mais desejado a medida que essa interface esteja mais presente nos PCs e os usuários manipulem arquivos cada vez maiores e em maior quantidade. E apesar das nossas reservas com relação ao acabamento do seu gabinete que risca facilmente, trata-se de um produto de qualidade com ótima apresentação, relativamente compacto, bem acabado e que funciona de maneira simples e descomplicada.

Com relação ao software incluso, o Canvio Connect vem com o essencial, ou seja, um pacote de backup e drivers para plataforma Mac. Já a oferta do PogoPlug PC para mim não deveria ser o principal motivo para a sua compra, já que, como comentei acima, não vejo muita vantagem em manter um PC ligado para dispor/compartilhar meus arquivos na rede, especialmente quando estou longe de casa.

Mas cá entre nós, se ele já está incluso e não custou nada, por que não experimentá-lo né? E mesmo que o usuário prefira não usar o Canvio como disco compartilhado na rede, o usuário ainda pode usufruir dos 10 GB de graça na nuvem oferecido pela PogoPlug.

Já para aqueles que realmente procuram uma solução de Personal Cloud, a Toshiba oferece uma solução bem mais interessante na forma do Canvio Home Backup & Share.

 

ztop-indica-novo-selo

Resumo: Toshiba Canvio Connect de 1 TB

O que é isso? Disco rígido externo de 1 TB com porta USB 3.0.
O que é legal? Desenho simples, funcional e bom desempenho.
O que é imoral? Cabo USB 3.0 incluso pode ser meio curto para ser usado em um desktop. Acabamento brilhante do gabinete risca facilmente.
O que mais? Pode ser ligado numa porta USB 2.0. Disponível em outras cores (prata, vermelho, azul e branco) e na versão de 2 TB (R$ 429)
Avaliação: 8,0 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 299
Onde encontrar: Kabum, Ricardo Eletro, Saraiva, Walmart, Magazine Luiza e outros

 

Ainda em tempo:

Cadê os 69 GB que deviam estar aqui?

Dando uma lida no seu Quick Reeference Guide do Canvio Connect, além das usuais informações de garantia e observâncias de regulamentos e declarações de conformidade, esse documento possui um curioso parágrafo intitulado:

CAPACITY CALCULATION

One Gigabyte (1GB) means 10^9 = 1,000,000,000 bytes and One Terabyte (1TB) means 10^12 = 1,000,000,000,000 bytes using powers of 10. A computer operating system, however, reports storage capacity using powers of 2 for the definition of 1GB= 2^30 = 1,073,741,824 bytes and 1TB = 2^40 = 1,099,511,627,776 bytes, and therefore shows less storage capacity. Available storage capacity (including examples of various media files) will vary based on file size, formatting, settings, software and operating system and other factors.”

Traduzindo para o português (segundo o tradutor do Google):

CÁLCULO DE CAPACIDADE

Um Gigabyte (1GB) significa 10^9 = 1.000.000.000 bytes e um terabyte (1TB) significa 10^12 = 1.000.000.000.000 bytes utilizando potências de 10. Um sistema operacional do computador, no entanto, informes de capacidade de armazenamento com potências de 2 para a definição de 1GB = 2^30 = 1.073.741.824 bytes e 1 TB = 2^40 = 1.099.511.627.776 bytes e, portanto, apresenta menor capacidade de armazenamento. armazenamento disponível capacidade (incluindo exemplos de vários arquivos de mídia) varia de acordo com o tamanho do arquivo, formatação, configurações, software e sistema operacional e outros fatores.”

Meu palpite é que eles incluíram esse parágrafo para tentar evitar transtornos com consumidores que se sitam confusos (ou pior ainda, lesados) por achar que compraram um 1 TB de disco e, ao ligar no PC, o sistema diz que o disco tem uma capacidade de 1.000.097.705.948 bytes ou 931 GB.

Toshiba_Canvio_espaço

A diferença neste caso está nas conversões de unidades, modo de formatação, softwares pré-inclusos de fábrica e reservas de parte do disco para uso do sistema.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.