ZTOP

Review: Nokia Lumia 800

O Lumia 800, primeiro smartphone com sistema operacional Windows Phone da Nokia, chega finalmente ao mercado brasileiro no final deste mês. Pelo design e pequenos detalhes internos, os fãs da marca podem se dar por satisfeitos: é um Nokia, com cara de Nokia, jeito de Nokia.

Nos últimos 15 dias, o Lumia 800 se alternou entre meu aparelho principal (durante o Mobile World Congress 2012, em Barcelona) e secundário (em São Paulo, para ouvir música, ler coisas online e tirar fotos aleatórias). E com ele eu descobri o grande valor escondido na plataforma móvel da Microsoft: é sobre você. Sim, as fotos na “pastilha” de Contatos lembram bem os amigos – próximos ou não. E isso é bem legal. E o app do Facebook, por mais cheio de bugs, mostra fotos suas (antigas ou não) no topo da janela.

Deixando as emoções de lado, vamos ao que interessa.

Não vou me alongar aqui no hardware do Lumia 800 (veja nosso hands-on): tela de 3,7″ Clear Black, processador Qualcomm single-core de 1,4 GHz, câmera de 8 megapixels com lentes Carl Zeiss, sistema operacional Windows Phone 7.5 “Mango”. Tudo meio parecido, no geral, com os outros Windows Phones já à venda por aqui, como o Samsung Omnia W e o HTC Ultimate (clique nos nomes para ler o review).

O design do Lumia 800 repete o do Nokia N9, com pequenas diferenças no tamanho de tela e na posição dos botões: projeto monolítico, de peça única, bom de segurar na mão – e prático de usar com uma só, em um desenho industrial limpo, discreto e muito bem resolvido. Foge do padrão “sabonete” da maioria dos smarpthones por aí.

Aplicativos

Ao tirar o aparelho da caixa e começar a configurar o Lumia 800, você passa pelo básico processo de conectar sua conta Windows Live Id, sincronizar email, Facebook, Twitter etc. E percebe que tem algo familiar ali, se já teve outros Nokia na vida – como o Nokia Dirigir (tradução péssima para o aplicativo de navegação ponto a ponto)…

E um que transfere contatos de um aparelho para outro. É um começo, afinal.

E tem o Nokia Mapas, que coexiste com o Bing Mapas pré-instalado no dispositivo.

O Nokia Mapas, por sinal, encontra rápido pontos de interesse, em português.

Entrando no Marketplace (loja de apps da Microsoft), mais uma área dedicada para a turma de Espoo: o Nokia Collection com um belo destaque.

O Nokia collection traz o básico dos apps da fabricante, mais alguns novos. Na lista estão o Mapas e o Dirigir (que requer um download de mais de 280 MB de mapas no primeiro uso, então é bom fazer isso em uma conexão Wi-Fi), o Transferir Contatos, o Configuração de Rede (caso use mais de um micro SIM card com o aparelho), o WRC Live (infos sobre ralis)…

… TuneIn Radio (rádios online), App Highlights (destaques de apps e que, pra mim, terá alguma importância no futuro se vier pré-instalado) e um de notícias da CNN. Conhecendo a Nokia, logo mais vários outros de notícias estarão ali.

Vale até repetir algo que disse sobre o Omnia W: apesar de meia dúzia de aplicativos instalados pelo fabricante que o diferenciam do concorrente, não existem firulas ou frescuras de interfaces que atrapalham/confundem em outras plataformas (leia-se Android). Isso é bom: desse modo, temos uma experiência única em toda a plataforma, sem fragmentação (ainda, já que os Windows Phones mais baratos e com configuração mais básica estão a caminho, como o Nokia Lumia 610 e o ZTE Orbit).

Câmera

OK, o Windows Phone é bacana. O hardware da Nokia é bom. A câmera do Lumia 800, por consequência, também é boa. Mmmm, esse é o ponto polêmico do aparelho, e cai na velha regra de que aparelhos celulares (exceção feita a inovações monstruosas como o Nokia 808 Pureview) tiram fotos boas de dia e bem mais ou menos à noite. Flash LED? eu dispenso em qualquer aparelho.

A câmera do Lumia 800 fotografa a 8 megapixels (proporção 4:3) ou 7 megapixels (16:9). Bom checar antes de sair fotografando (e, principalmente, filmando: a opção padrão do aparelho não é gravar vídeo em 720p).

Os resultados, como previsto, são mistos. Para uso geral na web e no Facebook, sem problema. Mas ao ver em 100%, as imagens têm um ruído bastante incômodo. Os exemplos abaixo falam por si (primeiro o original reduzido a 660 pixels de largura, depois um recorte da imagem completa):

Iluminação mediana (luz da janela)

Iluminação excelente:

E à noite, sem flash.

Em vídeo, os resultados são parecidos, como dá para ver nos dois exemplos abaixo (o primeiro em 720p, o segundo em 480p por conta de um problema que comento no final). Criei um álbum no Facebook com mais de 100 fotos tiradas com o Lumia 800 (aproveite e curta a gente por lá).

Os extras

A caixa do Lumia 800 traz algumas novidades para os smartphones da marca. Primeiro, a tomada se conecta a um cabo USB removível, e não mais uma tomada + conector USB fixo como era padrão no passado. A tomada, por sinal, já está no padrão brasileiro (acompanha um cabo USB-microUSB, não mostrado aqui).

O Lumia 800 também vem com uma capa emborrachada na cor do aparelho, que acrescenta poucos milímetros ao smartphone e protege o plástico da carcaça contra quedas e arranhões, e que não engancha no bolso da calça.

A capinha também protege a portinhola que guarda o microSIM card, deixando livre apenas no topo do aparelho o plug para fones de ouvido e a portinhola do conector microUSB para sincronizar dados com o PC e o Mac e também recarregar a bateria.

Completa o pacote um par de fones de ouvidos simples. Uma queda no padrão Nokia, que costumava fornecer fones do tipo in-ear junto dos seus smartphones topo de linha. A alternativa é usar de outras marcas ou comprar um modelo Nokia Monster, mais poderoso e com melhores graves.

Sob testes e outros bichos

Levei o Lumia 800 para ser meu auxiliar na cobertura do Mobile World Congress. Problema número 1: a Nokia não liberou seu uso ainda como modem (dang!). Tudo bem, consegui me virar bem com Wi-Fi nas coletivas e o 3G no telefone quando estava na rua. Tirei mais de 100 fotos e fiz mais de 8 vídeos pessoais durante a viagem, e nem pensei em sincronizar no período – faço quando voltar para casa.

E aí surgiu o problema número 2: precisava tirar aquele conteúdo de lá, mas do nada o Lumia 800 (em um caso inédito, pelo menos entre meus contatos que têm Windows Phone) resolveu não sincronizar com nada. Tentei no PC com Windows 7, disse que não tinha drivers (mesmo com o Zune instalado). Tentei no Windows 8, nada. Tentei com o Windows Phone 7 Connector (o mesmo que usei para transferir músicas e vídeos antes de viajar) no Mac e nada. Oh oh. Tentei ainda com o SkyDrive, da Microsoft, mandar as fotos e vídeos para a nuvem. Nada.

Solução? Enviar tudo por e-mail. Demorou e não foi nada agradável, já que o Windows Phone não permite, ao anexar um arquivo, selecionar várias fotos ao mesmo tempo. Uma por uma. Perdi uma manhã fazendo isso, e ainda esqueci de enviar um vídeo, agora perdido para sempre. As fotos (que estão no Facebook) vieram bem. Meus vídeos foram comprimidos e perderam qualidade (argh!). Formatei o aparelho para as configurações de fábrica logo depois e tudo voltou a sincronizar normalmente – e o aparelho recebeu uma atualização (para a versão 7.10.81) de software via Windows Phone 7 Connector no Mac.

Sob testes, o Lumia 800 difere muito pouco em desempenho dos seus pares da HTC e da Samsung, com resultados piores em alguns casos e melhor em outro.

  • WP Bench (desempenho geral): 90,64 pontos (96,52 pontos no teste de velocidade do Samsung Omnia W  e 96,59 pontos no HTC Ultimate)
  • WP Bench (stress de bateria): 03:20:11 (03:54:12 no Samsung Omnia W e 03:15:52 no HTC Ultimate)
  • PiBench (cálculo de Pi): 10.849 ms (10.587 ms no Samsung Omnia W e 10.496 ms no HTC Ultimate, número menor é melhor)
  • Benchmark Free (desempenho geral): 38,7 pontos (30 pontos no Samsung Omnia W e 34 pontos no HTC Ultimate)

Na prática, o uso do Nokia Lumia 800 em um dia resultou, ao final do período de uso (7 horas com navegação na web via 3G, acesso a e-mail e redes sociais e ouvir pelo menos duas horas de música, com pausas) em 29% de carga de bateria. O número é inferior ao do Omnia W (51%) e do HTC Ultimate (39%). Portanto, ao usar o Lumia 800 antes do update de firmware que promete triplicar a vida da bateria (ainda sem previsão de lançamento no Brasil), é bom andar com o carregador sempre por perto. Como telefone, é um Nokia clássico, com boa qualidade de ligações.

A aposta da Nokia no mundo Windows Phone foi alta.  O Lumia 800, junto com o Lumia 710, são os primeiros resultados da parceria com a Microsoft, e eles me levam a crer que no futuro próximo a Nokia se tornará a principal (mas não única) entre os grandes fabricantes de smartphones a usar Windows Phone – vide a ausência de anúncios novos de Samsung e HTC durante o MWC 2012. Ainda acredito que a Nokia interferiu muito pouco no que é apresentado com o Lumia 800, e mais intervenções serão bem-vindas (cadê o alarme que desliga ao virar a tela? cadê o modem?).

Futuras atualizações devem polir e aprimorar o Lumia 800, e é isso que me leva a indicar sua compra. Fora o lindo design, diferente de tudo hoje no mercado. Usei a versão em preto, mas teria sem problemas o azul ou o vermelho/rosa. É um aparelho fácil de usar, bonito e eficiente, que tem tudo para ser aprimorado em um futuro próximo. E tem apps exclusivos, como o Nokia Dirigir, que é muito bom (apesar de me lembrar que a divisão de mapas é a que dá mais prejuízo para a Nokia…)

O preço sugerido? R$ 1.699 – e aguarde boas promoções com operadoras.

Resumo: Nokia Lumia 800

(update: até 20/06/2012, este produto tinha a recomendação ZTOP Indica. Por conta das mudanças de planejamento da Microsoft para o Windows Phone 8 e a falta de atualização para aparelhos antigos, retiramos o selo em 21/06) 

O que é isso? Smartphone com sistema operacional Windows Phone
O que é legal?  Design, facilidade de uso, câmera fotográfica (durante o dia).
O que é imoral? câmera fotográfica (à noite), duração da bateria, fones de ouvido.
O que mais?  desempenho na média dos concorrentes, software Nokia Mapas e Dirigir são excelente complemento.
Avaliação:  8 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 1.699 (desbloqueado)
Onde encontrarNokia

 

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • meninuigu

    Agora fiquei na dúvida entre ele e um Android. DDD:

    O 800 é lindimais. E o Windows Phone 7 tem muito potencial em ser um smartphone incrível.

    Ao passo que os modelos com Android me agradam. E tem muito mais apps que o WP7.

    Mas excelente review.

    • DougSampaNA

      caríssimo, o país de milionários esse viu..

  • estou esperando este modelo ser lançado para aposentar o meu E63. Se tivesse GPS no E63 eu nem trocaria, porque até hoje atende tranquilamente o meu trabalho.

    • Adriano Lima

      Então pega o N8, que tem tudo isso e uma ótima câmera, fora a duração da bateria que é imensa.
      Agora que ele tá saindo por R$800,00 tornou-se um "must buy".

      • henriquem

        adriano, vc atualizou pro Belle? o daqui de casa tá com bateria terrível pós-upgrade…

        • Adriano Lima

          Meu vizinho usa o 3G direto e não reclamou da bateria, já eu sempre deixo o 3G desligado, por que a internet da TIM a 50 centavos parou de funcionar faz tempo. Conectar até conecta, mas deixar você navegar que é bom….

        • Adriano Lima

          O meu tá normal, mas achei outro bug MEGA CHATO!!!!!!!!!!!!!!!!
          Quando você pôe um vídeo de mais de 45min ele fica mudo.
          Meu vizinho usa o N8 como media center, ele ficou P****** da vida depois de atualizar.
          Tem algum canal pra reportar esse erro pra Nokia arrumar?
          Eu fico dois dias sem recerregar, (mas sempre deixo o 3G desativado) a net da TIM só serve pra autenticar o acesso e cobrar os 50 centavos, navegar que é bom…..

          OBS: eu te respondi faz mais de 2h, mas agora fui checar não constou o meu comentário, muito estranho isso….

  • Rafael Romão

    Bacana. O Lumia 800 é um marco para o novo momento que a Nokia está passando. Fico em dúvida se vale a troca. O Lumia 900 é tão mais sedutor…

  • Luiz Alberto Franco

    O seu comentário no início do post sobre o modo como o sistema em si se molda a você é o que mais me cativa no Windows Phone. =) Me sinto mais perto dos meus amigos com ele, sem depender de app algum pra isso.

  • Fernando

    Seria interessante um comparativo mais próximo dele com o N9. Já pensei bastante nestes dois pra substituir meu E71, mas desde que eu vi o Eluga nada que não tenha IP57 escrito me chama realmente a atenção.

  • Marvels

    Pelo amor de Deus, celular foi um desastre, só prestou a câmera, essa falta de conexão dita no texto já teria enfiado o celular no chão. Por isso gosto do android liberdade total com SEUS arquivos. Por isso windows Phone vai continuar em opção é olha lá… E a tão falada bateria da nokia, que ia ser um espetáculo um verdadeiro NORMAL bem grande na testa.. Obrigado por esse review, onde vc nao esconde os problemas da plataforma

    • FerryNone

      Marvels
      Cara eu tive um Android, agora tenho um WP7 olha que meu aparelho é um de primeira geração Samsung Omnia 7 e acho simplesmente demais! Muito mais fluído, sem o monte de travamentos que eu costumava ter com o meu antigo Android. Só achei estranho ele ter que mandar as foto via e-mail como ele disse, no meu cel eu tiro as fotos e elas vão automaticamente para o meu skydrive, talvez no caso ele não reparou na opção que o WP7 tem que sincronizar automaticamente as fotos e vídeos tirados com a nuvem, a integração com as redes sociais é perfeita, adoro também o visual simplese intuitivo do metro UI, sem falar dos live tiles que me trazem várias informações pessoais e de meus contatos, direto na tela sem baixar nenhum aplicativo para isso como era preciso no Andróid.
      Não usei este aparelho em questão, mas posso dizer sobre a plataforma, que tem suas limitações lógico, pois ainda não é consolidada como as demais, mas mostra um passo importante e muito interessante a seguir. E posso te garantir é muito mais que uma opção! Cara ! Abraço

  • Pingback: Repórter Alagoas » Nokia Lumia 800: pequenos detalhes em novo celular()

  • ines_vieira

    Adoro os gatos das fotos e vídeos do ZTOP XD… Agora só uma coisa: gatos podem ter sérios problemas com coleiras… Eu sou desconfiada até mesmo com as ditas "coleiras especiais para gatos"… Um gato aqui perto de casa quase morre enforcado com a própria coleira!

    Voltando ao assunto, o Lumia 800 parece ser bacana e realmente eu fico tentada a ter um: gosto muito da Nokia e fico feliz com a volta por cima da finlandesa. Porém, ainda acho que seria uma early adopter, visto que o WP está chegando agora, de mansinho, e, com a versatilidade de apps que experimento no Android, ficaria um pouco a ver navios na plataforma… Isso mudará com o tempo e, quem sabe, até lá eu tenha me convencido a usar um WP…

    P.S.: o que eu aguardo mesmo é a chegada dos tablets com Win 8!!!

    • henriquem

      inês, o ticolino é surdo e mal sai de casa (Vai no quintal usar o vaso de plantas e volta logo) 😛
      mas voltando a questao dos apps, eu uso o básico em qquer um: redes sociais, email, alguma coisa pra fotos e um ou outro game. o resto é número pra fazer perfumaria de marketing…

      • Uma dúvida, no review disseste que com aquele uso do Nokia 800, os 29% foram os que restaram ou o que foi usado do total da bateria? Fiquei um pouco em dúvida 😛

        • henriquem

          29% restante

          • Muito obrigado, me parece que o Omnia W é melhor então, ainda mais que está mais barato que o Nokia…

  • Se eu já não tivesse um Windows Phone ( tenho um HTC Ultimate – ADORO ), sem dúvidas meu primeiro contato seria com o Lumia. O hardware é muito bom, mais do que o "Mango" precisa, a câmera é boa e o design é perfeito.

  • renato_m1990

    O único problema dos Lumias no Brasil é o preço.R$ 1700 no 800 é tenso, o celular é lindo mas o que impede a pessoa ir comprar um galaxy s2 ou um iPhone 4s, já que eles estão quase no mesmo preço? Só a marca Nokia mesmo e o WP7 que trás uma experiência um pouco diferente._Se a Nokia quisesse matar tudo, colocava o 800 por 1400 e o 710 por 999… Pronto, ia vender que nem água. ( eu acho :P)_Ainda bem que eu não esperei p lançamento deles aqui e peguei logo o omnia w xD

    • Exatamente! Sem entrar no mérito impostos+cotação US$+Lucro, se querem mesmo desbancar as outras fabricantes, coloquem o 800 a venda por R$1200… eu compraria (parcelado, claro :p ), mas acredito que muitos outros também comprariam… Pagar R$1000 num iphone 3GS, e R$ 1200 no Lumia recém-lançado, fica fácil responder (pra mim).
      Parabéns pelo review.

    • marciopvhro

      Por: R$ 1.498,21 à vista na FastShop

  • Allyson

    Tenho um ultimate vale a pena troca pelo lumia?? O ultimate kro passar pro meu irmao!!!!

  • Wesley

    Uma pergunta bastante pertinente: a última foto do review vc botou o aparelho em cima do seu gato? =p

    • dnmessias

      Se botou ou não, ficoumassa!

  • uma dúvida, as funcões de alarme são estilo dos nokia ou é estilo microsoft?

  • leo130

    a camera de voces é tao bom que da ate pra ver apoeira no aparelho
    algo quase imperceptivel sem lentes(eu acho)

  • Adriano Lima

    Eta recurso bom….

  • Parabens pelo review…

    Nao gostei do preço, pois ele poderia concorrer com os androids mid-user, enquanto o 701 faria frete aos androids de entrada (Abaixo de 900,00).

    E a tomada era tão bonita, mas que teve ser "estragada" para incluir o tridente do capeta.

  • ManfredKraus

    onde sera q vende esse Monster in ear da Nokia?

  • matheus

    Sério mesmo? Só troco meu N8 pelo 808 PureView ou pelo Padfone…
    Meu Symbian Anna não me dá dor de cabeça, bateria dura 3 dias em uso moderado, faz tudo que eu preciso, câmera excelente… E ainda por cima não me custou nem metade de um IPhone que teria o mesmo uso, só pela bateria que duraria 1 dia e câmera inferior (sim, minha mãe e meu irmão tem IPhone e independente do uso é 1 dia e olhe lá, fora as fotos que não chegam nem no cheiro de um N95…) e sim, eu tinha dinheiro pra comprar um IPhone na época, não comprei porque não quis (já respondendo aos "ricos" que tem IPhone ou qualquer outro smart top).
    Só tenho a reclamar da Tim, que tem um serviço pífio em BH, e fora também!

  • Bruno

    Parabéns pelo review, Ztop! Originalidade em primeiro lugar 🙂

    Desde a primeira vez que vi review do Lumia 800, fiquei admirado com a Nokia+Microsoft. O S.O., aparentemente, tirando todo o potencial do hardware, que não é nenhuma ferrari, nem é o top da Nokia. Mas, ao mesmo tempo, no momento, o valor deixa a desejar.

    No mais, que a Nokia com WP seja bem vindo! S.O. casado com Hardware é o que há!

  • Pingback: Testamos: 1º Nokia com Windows Phone é focado no usuário - Mfit()

  • Rogercal

    "Flash LED? eu dispenso em qualquer aparelho."

    O flash LED pode ser inútil para usar com a câmera, mas é muito conveniente para usar o smartphone como lanterna. É uma maravilha para quando acaba a força ou quando a gente tem que olhar alguma coisa em algum canto escuro. Eu só compro smartphone com flash LED e o aplicativo de lanterna é essencial…

  • Helvio_Mota

    Eu não resisto: sério que precisou… formatar? 😉

    Just kidding. Eu tava esperançoso que a bateria durasse mais, pois sempre tive celulares Nokia, mas confesso que fiquei um pouco decepcionado.

  • Pingback: Nokia Lumia 800 chega ao Brasil por R$ 1.699()

  • Paulo Z.

    A Nokia nunca deve ser subestimada, tomara que dê certo, com certeza mais um ótimo player no mercado! Vou aguardar o Lumia 900…para trocar meu Android.

  • Pingback: Android4ever - Por que o lançamento dos Lumias é tão importante - Android4ever()

  • Pingback: Por que o lançamento dos Lumias é tão importante | RemoveWAT SP1()

  • Pingback: Nokia Lumia 800 (e Windows Phone): o que falta?()

  • lucas c

    Tenho uma duvida sobre celulares, que se puderem me ajudar ficarei muito grato.
    Estou para pegar um celular e andei olhando dois celulares, o Motorola Atrix e o Lumia 800, no meu plano vivo os dois saem na faixa dos 700 a 800 reais
    Sabendo que nao tenho muita intençao em usar ativamente o Dock do Atrix, Qual dos dois voces me indicariam ? gostei da interface do WP, mas o atrix é muito mais potente?

  • Pingback: NFC nos Lumia vem aí?()

  • Pingback: Onde nascem os Nokia Lumia 710?()

  • Pingback: Review: Nokia Lumia 710()

  • Pingback: Hands-on: Nokia Lumia 610 [MWC 2012]()

  • Pingback: Galeria de fotos: Nokia Lumia 900()

  • Pingback: Hands-on: Nokia Lumia 800()

  • Pingback: O que é HSPA+? - ZTOP()

  • marcelo

    Não da para colocar relógio na tela de descanso?

  • José Paulo Lacerda

    Comprei o meu esta semana e uma das principais funcionalidades que precisava era a função modem. Perguntei ao vendedor da Vivo e ele disse que a função existia. É impressionante a falta de informação e compromisso dos vendedores ao vender aparelhos. Azar de quem compra. Me parece inacreditável que um aparelho deste nível não tenha a funçãao modem. A Nokia tem que corrigir isto rapidamente….

  • Pingback: Hands-on: Nokia Lumia 800 branco - ZTOP()

  • Tahicia

    Como apagar a lanterna? Socorro