ZTOP

Review: Placa-mãe PCWare IPM31

pcwarex31_intro

Mais conhecida pelo trabalho com a Gigabyte, a Digitron passou por mudanças (montando placas de outras marcas como MSI e Intel) no último ano e lançou uma linha de produtos de marca própria — a  PCWARE. Testamos a IPM31, uma placa-mãe com tecnologia Pegatron (do grupo ASUS).

Baseada no chipset Intel G31 + ICH7, a IPM31 é uma placa ATX-Mini (24,4 x 20,8 cm — LxA) do tipo tudo-em-um de desenho enxuto e mais voltada para o segmento mainstream. Seu projeto é bastante flexível e permite montar desde um PC de entrada com Celeron com vídeo integrado até um Core 2 Quad com placa de vídeo PCI-E X16. Isso porque ele ainda utiliza o bom e velho soquete LGA 775 suporte para FSB de 800/1.066/1.333 MHz.

pcwarex31_overview_small

Os componentes da placa estão dispostos de maneira bastante lógica com a maioria dos conectores dispostos nas laterais da placa. Note a presença de reguladores de tensão com núcleo de ferrite e de alguns capacitores de estado sólido ao redor do processador, o resto da placa os capacitores convencionais ainda são usados provavelmente para manter os custos baixos.

pcwarex31_capacitores

Como é comum nessa linha de produtos, ela vem somente com dois slots para pentes de memória DDR2 de 533/667/800 MHz em dual channel. Note a segunda porta serial COM2: (conector verde) à direita da porta E-IDE (azul) e do controlador de disco flexível (preto).

pcwarex31_memory_small

No canto esquerdo podemos ver o chipset SouthBridge, dois conectores USB (amarelo), quatro SATA e o conector do painel frontal. Novamente, nada de botões de liga/reset on-board como vemos nos modelos topo de linha.

pcwarex31_sata_small

Uma curiosidade desse produto é a presença de um conector que permite a instalação de um chip de segurança TPM da Infineon (o mesmo usado na GA-EX58-UD4P) que a Digitron oferece na forma de um acessório opcional. Acho essa estratégia muito interessante, já que essa solução pode ser muito importante para alguns e totalmente inútil para outros. Assim a empresa fornece (e cobra por) essa solução apenas daqueles que realmente desejam ter esse recurso.

pcwarex31_tpm_small

E para aqueles que ainda duvidam que essa placa é um OEM da ASUS, descobrimos a prova do crime:

pcwarex31_asus_cd_small

Seu painel traseiro chama a atenção o número de dispositivos legados: A partir da esquerda, portas de teclado/mouse PS/2, serial, paralela, SVGA quatro USB 2.0, porta Gigabit Ethernet (yay!)  Realtek RTL8111B e som HD Realtek ALC662 de seis canais. Alguns entusiastas podem até torcer o nariz, mas as portas serial e paralela ainda tem bastante aplicação no mercado, em especial na automação comercial.

O curioso é que algumas empresas estão preferindo o uso de teclado e mouse com porta PS/2 por uma questão de segurança, já que existem casos de roubo de dados onde os meliantes andaram desconectando o mouse/teclado da porta USB para instalar um pendrive no lugar e fazer a festa.

pcwarex31_back_panel_small

Finalmente, o conjunto de slots de expansão é formado por dois slots PCI, uma PCI-E x16 e uma PCI-E x1. Essencial e que a atende às necessidades da maioria dos usuários.

pcwarex31_slots_small

Acompanha o produto o manual do usuário, CD de instalação e um kit com cabos IDE, SATA e espelho para o painel de conectores traseiro.

Sob testes:

Para realizar os testes, fizemos uma montagem usando um processador Intel Core 2 Duo E6550 de 2,33 GHz com 4 MB de cache e FSB de 1.333 MHz, dois pentes de memória DDR 667 MHz de 1 GB cada (totalizando 2 GB em dual channel), um gravador de DVD IDE e um disco Western Digital WD800JD de 80 GB SATA II com NCQ. O sistema operacional instalado foi o Windows Vista Ultimate de 32 bits.

Nos testes realizados, a IPM31 obteve uma média de 114 pontos no SYSmark 2007 Preview 1.05, 4.626 pontos no PCMark 2005 e 3.281 pontos no novo PCMark Vantage. No teste com o AutoGK 2.4, nosso sistema levou apenas 1h26m35s para converter um filme de 2h10min para um AVI de 700 MB.

O processo oposto (criar uma imagem de DVD a partir de três arquivos de vídeo) feito com o DVDFlick 1.3.0.6 foi de 2h37m11s utilizando um thread e 1h50m08s com dois threads. E, como era de se esperar, o desempenho da aceleradora Gráfica GMA X3100 foi modesto, obtendo apenas 313 pontos no 3DMark 2006.

Ah sim, o mardito teste de Super Pi pro David Lopes:

pcwarex31_super_pi

De um certo modo, a IPM31 é muito parecida com a GA-G31M-ES2C da Gigabyte, também voltada para o segmento mainstream. Seu desempenho foi ligeiramente melhor que a PCWARE, mas isso porque ela foi testado com um Core 2 Duo E8400 de 3,0 GHz.

Se de um lado a placa da Gigabyte vem com Dual BIOS, a IPM31 oferece porta de rede Gigabit Ethernet e opção de chip de segurança TPM. A opção por uma ou outra é mais uma questão de gosto pessoal, já que ambas podem ser uma solução interessante para montar um PC novo ou mesmo dar um tapa no velho. ;^)

E isso é só o começo. Acredito que, com o tempo, veremos a marca PCWare em outros produtos, em especial no segmento de portáteis.

Resumo: PCWARE IPM31
O que é isso? Placa-mãe micro-ATX com chipset Intel G31 Express voltada para uso geral.
O que é legal? Plataforma flexível, já vem com porta de rede Gigabit Ethernet.
O que é imoral? Alguns podem sentir falta de mais portas USB, Firewire, slots de memória etc.
O que mais? Módulo TPM 1.2 disponível como acessório.
Avaliação:
6,7 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 180
Onde encontrar: www.pcwarebr.com.br


Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • http://pdabr.com dflopes

    para que serve esse módulo TPM???

    No mais, plaquinha básica para dar um tapa no PC velho. Muitas conexões legadas…

    E cadê o teste do super pi??????

  • http://mnagano.wordpress.com Mário Nagano

    Como? Hein? Super o quê?

    Ah sim! Ja coloquei lá em cima.

    []s

    M.

  • http://pdabr.com dflopes

    Obrigado pela consideração (ahaha)

    e vi como faz diferença: A gigabyte fez em 14s. E essa apenas em 22s

  • Anderson

    Além da automação comercial, as conexões legadas são muito importantes em vários escritórios de pequeno porte e até mesmo algumas empresas de médio porte, que não tem uma forte demanda por novas tecnlogias, apenas precisa manter o que já existe, mudando apenas quando algum equipamento para de funcionar.

    Em alguns segmentos, como o de comunicações, ainda é utilizado muito o o Slot ISA, por conta de placas antigas que se valem desse barramento e que ainda funcionam bem ou mesmo melhor do que modelos mais novos.

    Não tenho dúvida que isso soou no mínimo absurdo para alguns profissionais, mas ainda há mercado para esse tipo de produto, mas friso que é extremamente específico.

  • Peter

    Eu tenho 4 placas dessa marca. A princípio, pensei q seriam como as PC Chips da vida, q adoram dar problema. Mas depois de 1 ano de uso e alguns quilos de poeira sobre elas (sim, eu odeio desmontar pc só p aspirar a placa-mãe), está tudo funcionando direitinho!
    Lembrando q essa porta paralela nem sempre vem montada diretamente na placa, muitas vezes acompanha um cabo e um espelho p fixar no gabinete.

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Review: Desktop Lenovo E-200

  • felipe lima

    Parabéns pela explanaçãoe e organização das informações. Muito concisas e fotos de excelente qualidade.
    Dúvidas totalmente esclarecidas.
    Obrigado

  • Anderson Ba

    Gostaria de saber:

    Essa placa expande até quantos Gigas ?
    Se eu colocar uma PCI-Express nela da ATI, por exemplo, ela aceita normal ?

    Obrigado.

  • Icaro carvalho

    Pessoal esta Placa mãe tem suporte ao áudio digital SPDIF??

  • domingos

    toda vez que eu ligo a máquina da erro de chassis !como posso resolver esta questão..?

  • Luis

    Domingos, provavelte voce tem que colocar um jumper na placa mãe… dá uma olhada no manual dela e procura por chasi jumper ou algo assim… abraços!

  • carlos jhony

    ola tenho uma duvida guais os tipos de placas de video ki essa placa mãe pode se conectar, pq o slot é diferente da minha placa de video NvidiaGeforce 5200 de 128 mb.
    sera ki posso instalar ela normal.

    • pernalonga

      o slot dela e pci expressx16 ela não aceita placas de video agp

  • pernalonga

    Gostaria de saber:

    Essa placa expande até quantos Gigas ?

    Se eu colocar uma PCI-Express nela da ATI, por exemplo, ela aceita normal ?

    eu tambem quero saber sobre isso

  • Marcos

    Bom dia pessoal, gostaria de saber se essa placa suporta a placa de vídeo nvidia geforce 9800 com 1gb.
    grato!

  • mateus

    Olá, será que pega um processador com 533 de FSB? no caso o intel pentium Dual core 2.66 ghz

  • lucas

    como posso saber qual a memoria ram que posso comprar pra essa placa mae ?
    ddr2 ou ddr3?
    obrigado …

  • andre

    meu pc tem essa placa, 2 anos de uso nunca deu problema, melhor custo beneficio

  • claudio

    olha me ajudou muito agradeço e muito obrigado

  • kucas yuri

    brother fiz a merda de zuar meuwindows e resolvi instalar por min mesmo o novo e acabei me esquecendo de salvar os driver em un lugar seguro e agora nao consigo achar os drivers de som e audio e to sem som no meu pc ja tem mais de uma semana se puder me ajuda ai