ZTOP

Review: Lenovo ThinkPad X100e

Já se passaram cinco anos que a IBM vendeu sua divisão de sistemas pessoais para a chinesa Legend Computer, que mudou seu nome para Lenovo. Curiosamente, cinco anos também foi o prazo dado por ambas  para que as tradicionais três letrinhas da IBM fosse removidas de seus computadores em favor da nova marca. E o que podemos dizer desse período? Tudo continua business as usual.

A Lenovo manteve a tradição da IBM PSG de lançar produtos sólidos, confiáveis e cujo desenho nunca deixa de nos fascinar — como o compacto X300 e o monstruoso W700ds. Sob esse ponto de vista, o novo ThinkPad X100e segue essa tradição de oferecer algo a mais que a concorrência, ao mesmo tempo que rompe dois paradigmas: É o primeiro ThinkPad a adotar a plataforma AMD e o primeiro com preço de lançamento abaixo dos 2 mil reais. Nada mal se levarmos em consideração que o subnote ThinkPad X30 era vendido em 2005 por R$ 11 mil a unidade aqui no Brasil.

Já sabíamos da sua existência desde o final de 2009, mas  o seu lançamento oficial ocorreu somente em janeiro deste ano durante a CES de Las Vegas.  Segundo a empresa, o X100e é o novo modelo de entrada da linha ThinkPad, preenchendo um nicho que existe entre os netbooks como o IdeaPad S10e e a tradicional linha de ultraportáteis da linha X como o X210, pequeno, veloz e até bem mais caro que um modelo mainstream como os T410/T510.  Assim, o X100e vem com a proposta de ser um portátil para aqueles que adoraram o conceito e do preço de um netbook, mas não gostaram muito do seu desempenho.

O modelo analisado por este Zumo é o P/N 2876-2FP, fabricado no Brasil e equipado com um processador  Athlon MV40 de 1,6 GHz, 2 GB de DDR 667, disco rígido SATA de 250 GB e 5.400rpm, Wi-Fi 802.11 b/g/n, Bluetooth, porta de rede Gigabit Ethernet (yay!), webcam de 0,3 MP e Windows 7 Professional Edition de 32 bits. Ele mede fechado 28,2 x 3,0 x 20,9 cm (LxAxP) e pesa 1,47 kg com sua bateria de seis células (ou 1,7 kg com seu pequeno carregador de 20 volts x 65 watts), o que adiciona mais uns 2 cm na sua profundidade.

Interessante notar que esse processador Athlon Neo é o mesmo usado no ASUS eee PC 1201T, um processador single core (boo!) de 65 nm com SOI, 512 KB de cache L2 e suporte para 64 bits…

… e sua aceleradora gráfica é a mesma ATI Radeon HD 3200, uma alternativa muito mais atraente que o Intel GMA, muito usada nos netbooks com Atom, principalmente na hora de reproduzir um vídeo em alta definição ou até mesmo um joguinho casual de vez em quando:

E para fazer frente a sua GPU o X100e vem equipado com uma generosa tela LCD-LED de 11,6 polegadas e resolução nativa de 1.366 x 768 pixels, também a mesma resolução oferecida pelo eee PC 1201T, mas o acabamento do X100e é do tipo anti-reflexivo, ainda o preferido entre os modelos corporativos.

Sentado no colo do meu ThinkPad T61 com tela de 15 polegadas wide é possível ter uma melhor noção das dimensões do X100e:

Mas como era de se esperar de um modelo de entrada, o gabinete do X100e é todo em plástico e seu acabamento em preto fosco lembra muito os modelos superiores com seus indestrutíveis gabinetes de liga de magnésio. Mesmo assim, seu padrão de construção, além de excelente, transmite uma notável sensação de solidez além de apresentar algumas vantagens, como sua tinta não descascar com o excesso de uso.

 

Marca registrada da Lenovo, sua articulaçã0 d0 monitor LCD continua a ser de metal apesar disso ser pouco notável, já que no X100e ela está pintado de preto.

 

Assim como o Alienware M11x, sua lateral direita é bastante limpa dispondo apenas da entrada para cartão de memória Flash SD/MMC e um curioso conector USB na cor amarela que, segundo a empresa, permite recarregar dispositivos móveis — como telefones celulares — mesmo com o computador desligado (e ligado na tomada).

Do outro lado podemos ver a partir da esquerda, a saída de ar do cooler do processador/GPU, duas USB convencionais, porta de rede e uma saída combinada de microfone e fone de ouvido, uma tendência que facilita o uso de sistemas de VoIP como o Skype.

Na parte de trás do portátil podemos ver a entrada da fonte de alimentação e a saída de vídeo padrão SVGA. Note que todos os portáteis da Lenovo utilizam a mesma fonte com saída de 20 Volts, cujo conector é facilmente reconhecido pela sua cor cinza com ponta amarela.

Para aqueles já habituados com a linha ThinkPad, a mudança mais significativa está no desenho do seu novo teclado também visto na linha Edge com seu curioso desenho que lembra vagamente o estilo “chiclete” com seu espaçamento entre as teclas, mas em vez de serem planas…

… podemos ver que as teclas são ligeiramente côncavas, o que faz com que elas sejam mais ergonômicas e confortáveis de usar. Note o formato das teclas de direção e  Page Up/Page Down e o fato desse layout já seguir o padrão nacional ABNT2.

Se comparado com o teclado antigo, o que podemos ver que o que os designers da Lenovo fizeram foi de manter o formato da área de contato do dedo com o botão, porém abandonando o perfil trapezoidal para um algo  mais reto. O longo curso da teclas também foi preservado proporcionando assim um digitar bastante macio sem aquela estranha sensação de repique ou de estarmos batucando algo no teclado.

Some-se a isso a presença de dois dipositivos apontadores (o chamado UltraNav, algo inédito num modelo desse porte) e temos assim um dos melhores teclados que conheço em portáteis para digitar textos, algo que os usuários da marca já estão acostumados e uma sensação inédita para os usuários de netbooks.

E para quem duvida que esse teclado é menor e mais apertado que um modelo padrão, veja essa comparação lado a lado do X100e e o T61.

Depois de todo esse confete é preciso dizer que nem tudo nesse novo teclado é perfeito. Por exemplo, a Lenovo resolveu dar fim em algumas teclas de função pouco ou nunca usadas como Sys Req, Break, Scroll Lock e Pause. Note também que a função de trava de teclado numérico (Num Lock) também foi pro saco.

Dessa turma restaram apenas o Insert, Delete, Home, End e Print Screen.

Isso significa que o usuário do X100e não tem mais acesso a essas funções? Não exatamente. Segundo o manual de manutenção do X100, elas ainda podem ser invocadas por meio de algumas combinações de teclas.

 

Outra coisa que sumiu foram as luzes de estado: foram-se o indicador de trava de maiúsculas (Caps Lock), WiFi/bluetooth ativad0 e, para meu desgosto, a luz de acesso ao disco rígido (ai meu santo!!!). Restaram apenas a luz de liga na forma de um anel luminoso ao redor do botão de liga e as luzes indicadoras de carga da bateria e do estado de hibernação, convenientemente localizadas na frente do gabinete.

Também notei a falta de outros “itens de conforto” como o iluminador de teclado “ThinkLight” e de uma chave liga/desliga do WiFi, mas acho que isso era de se esperar de um equipamento de entrada.

 

 

Assim como no Alienware M11X sua base é dominada por uma grande placa que, quando removida dá acesso a praticamente todo o interior do portátil. A vantagem em relação ao equipamento da Dell é que sua bateria é do tipo externo, o que facilita a sua troca rápida por outra.

Para alegria dos usuários mais afoitos ou desastrados, todos os parafusos de fixação dessa tampa ficam presos por meio de anéis elásticos o que impede a sua perda. Interessante notar que dois deles são mais longos por que também servem para fixar o disco rígido na sua posição, o que ajuda a economizar nos parafusos e nos passos de montagem. Muito engenhoso…

Depois de remover a tampa, temos uma visão geral do hardware do X100 e da maioria dos seus componentes internos. Um diagrama mais completo pode ser visto aqui.

O disco rígido do X100e é do tipo convencional de 2,5 polegadas — um Seagate Momentus 5400.6 de 250 GB — e como dissemos anteriormente, ao remover a tampa ele já está praticamente solto, bastando apenas puxar a lingueta plástica preta para esquerda. Como é padrão nos projetos da empresa, o HD fica montado dentro de uma gaiola metálica. Vale a pena observar que como seus irmãos maiores, o X100e dispõe do recurso Active Protection System, que utiliza um acelerômetro montado na placa-mãe que desliga o disco ao sentir movimentos bruscos (como uma queda). Além disso, a BIOS permite criptografar o conteúdo de um disco rígido por meio de uma senha. Nada mal para um modelo de entrada.

Como era de se esperar de um notebook voltado para mobilidade, o X100e já vem preparado para trabalhar com redes metropolitanas que pode ser um modem 3G ou mesmo uma interface WiMAX. Note o compartimento para cartão SIM, muito parecido com o que vemos em telefones celulares:

Nesse mesmo local podemos ver o módulo Bluetooth instalado logo abaixo do slot WWAN:

Ao lado do slot WWAN fica o espaço para o cartão WiFi com módulo e chipset Realtek RTL8191SE compatível com os padrões 802.11/bgn.

Finalmente, a boa notícia é que o X100e vem equipado com dois slots para pentes de memória SO-DIMM DDR2 667. O modelo analisado veio equipado com um pente de 2 GB de modo que podemos instalar um segundo pente de 2 GB, apesar do SO incluso (de 32 bits) não enxergar mais do que 3 GB.

 

 

Sob testes

Como é padrão em nossos testes nós desinstalamos o Windows 7 Pro que veio com o produto e instalamos nossa cópia do Windows 7 Ultimate. Os drivers mais recentes foram baixados do site da Lenovo e, depois de devidamente configurado, apresentou um Índice de Experiência do Windows de 3,1 pontos — praticamente o mesmo resultado do eee PC 1201T que utiliza o mesmo processador NV-40 da AMD.

Em outros testes, o 1201T bateu 48 pontos no Sysmark 2007 Preview 1.05. No AutoGK 2.45, o sistema levou  3h21m24s para transformar um filme em DVD para um arquivo AVI de 700 MB. O processo oposto (criar uma imagem de DVD a partir de um arquivo de vídeo)  feito com o DVDFlick 1.3.0.6 foi de 7h37m18s utilizando um thread. Como o Athlon Neo é single core, não fizemos esse teste com mais threads.

Para avaliar o desempenho do processador rodamos o CINEBENCH R11.5 os resultados foram os seguintes:


Ah sim, o Super Pi do David Lopes:

Com relação ao consumo de energia nos nossos testes realizados com o polêmico Battery (comedor de farinha) Eater, onde suas seis células de energia foram devoradas em 1h32m32s,um pouco menos que os 1h44m01s obtidos pelo eeePC 1201T e muuuito menos que os 4h17m39s suportados pelo eeePC 1201HA nas mesmas condições.

O desempenho do X100e mais ou menos empatou em praticamente todos os nossos testes de desempenho com o 1201T o que era de se esperar já que ambos os equipamentos são baseados na mesma plataforma de hardware (CPU + chipset/GPU). Isso faz com que a escolha do usuário por um ou outro modelo fique mais no campo dos itens de conforto e da disposição em pagar por isso.

Sob esse ponto de vista, o Asus eeePC 1201T leva vantagem em termos de custo já que ele oferecer praticamente os mesmos recursos básicos (CPU, GPU, memória, HD, LCD, etc.) incluindo desempenho, enquanto que o X100e ganha de lavada  no padrão de construção e acabamento, conforto de uso, proteção dos dados, facilidade de manutenção e capacidade de expansão.

E como já havia dito no review do eee PC 1201T minha única crítica para o X100e é o fato do Athlon Neo MV-40 ser um chip single core, o que não significa muita coisa em termos de força bruta de processamento, mas a existência de um segundo núcleo (mesmo que ele seja virtual como no N270/N450) num mundo cada vez mais multicore, faz com que o sistema operacional responda melhor aos comandos do usuário, em especial nas aplicações multitarefa.

Digo isso porque caso o processador esteja ocupado em 100% com algum processo mais complexo, existe a tendência de o computador de não responder aos comandos do touchpad, o que pode passar a impressão de que o sistema está lento — ou pior travado — o que nem sempre é o caso. Essa sensação de não saber o que está acontecendo pode ser ainda pior no X100e já que ele não possui luz indicadora de acesso ao HD. De qualquer modo é sabido que a Lenovo já dispõe de versões mais avançadas equipadas com processador Athlon Neo x2 e Turion Neo x2 que devem chegar até o final do ano, porém por um preço mais elevado.

Pelo preço sugerido de R$ 1.999 o ThinkPad X100e me parece ser uma opção muito atraente para aqueles que desejam um equipamento compacto de uso confortável e que proporcione uma melhor experiência de uso que os netbooks com Atom. Como já disse antes ele deveria ser visto como um “super-netbook” e não como um “sub-notebook“, ou seja assim como o 1201T, o X100e é ideal para aqueles que desejam fazer tudo aquilo que já fazem em seus netbooks — porém com mais agilidade — e não tanto para aqueles que gostariam de fazer tudo aquilo que já fazem em seus notebooks de linha, porém num equipamento menor. No mundo corporativo, o X100e pode ser uma opção muito atraente para automação de forças de vendas ou até mesmo profissionais de campo que trabalham com aplicações dedicadas normalmente voltadas para coleta e transmissão de dados.

E para aqueles que reclamarem do preço do X100e, a boa notícia é que o eee PC 1201T está ai para o que der e vier. 🙂

Resumo: ThinkPad X100e
O que é isso? Subnotebook leve e fino para uso geral.
O que é legal? Excelente apresentação, ótimo pacote de recursos e muuuito confortável de usar.
O que é imoral? Processador single-core, sem luz indicadora de acesso ao HD, ainda não disponível no varejo.
O que mais? Suporte para Wireless WAN, abrir o portátil para ter acesso ao seu interior não invalida sua garantia.
Avaliação: 9,0 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 1.999
Onde encontrar: www.lenovo.com.br

 

 

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Pingback: Tweets that mention Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Review: Lenovo ThinkPad X100e -- Topsy.com()

  • jeanduarte

    Juro q se lançassem um desses com as tecnologias Atom Dual / Nvidia Ion, eu compraria.

    • Bom, até o final do ano chega por aqui a versão com AMD Athlon Neo X2 ou Turion X2 capazes de dar um corre nos Atom com Ion.

    • Carolina

      Atom? Q lixo…. processadorzinho de Netbook ridículo.

  • Pingback: Nerdirama: De nerd pra nerd()

  • Rafael

    Eu gosto dos notes da lenovo. Eu gosto do que eles oferecem, pelo menos. O que eu não gosto é que são todos caixinhas iguais do mesmo preto fosco e padrão de botões, etc. Isso é muito feio! OK, há quem goste, mas eles parecem ter 10 anos ou mais! A maioria das pessoas compra um notebook pela aparencia dele e tamanho da tela. Isso não é obvio? Se querem vender pra um nicho e usar essa proposta diferente da empresa, tudo bem; agora, mudem a carcaça e – junto com um bom preço -, vão vender feito água. Go Lenovo, go go!

  • paulo

    Eu queria comprar um x201 ou ate mesmo o x200, mas a lenovo aqui do brasil parece morta. Onde eu encontro isso? No site deles nao vende mais. E aposto que se venderem, vai ser 5x o preco… Triste.

    • Thiago

      se vc quiser eu coto pra vc…

  • Guido Alves

    Nagano, você menciona que o X100e já vem preparado para redes 3G e WiMax…esse cara é homologado por alguma operadora??? Essa homologação é necessária??

    • guido, posso estar errado, mas, até onde sei, se a Anatel já tiver homologado o aparelho para 3G/Wi-Fi, as operadoras precisam apenas testar se as máquinas funcionam nas suas redes.

    • Apesar dos ThinkPads mais recentes estarem prontos para WWAN até onde eu saiba eles ainda não anunciaram alguma parceria em 3G.

  • Pingback: TecNews: Noticias Tecnofagia()

  • Marcel

    Rapazes do Zumo, vocês sabem se há previsão da Lenovo para vendê-lo no varejo?

    • Cara, já esta nos distribuidores, já tenho a pronta entrega…

      1999,00

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Gadget corporativo do dia: Lenovo ThinkPad Edge()

  • No Carrefour está custando 879,20 http://zumo.com.br/2010/07/09/review-lenovo-t

  • Excelente review, meus parabéns!

  • Julio

    Acabei comprando um em 1/1/11 devido principalmente ao preço, abaixo de R$ 800,00. O "review" está muito bom porém não menciona nada sobre o calor que a máquina gera – ela esquenta demais !

  • Zumo, comprei um x100 na promoção do Carrefour (olhei hoje e agora cobram 999,00)
    minha dúvida é em relação ao 3g. é só colocar o chip e instalar o programa da operadora? ou preciso adquirir uma placa ? abri a tampa e notei dois cabos soltos ao lado do conector do cartão sim. parece ser de antena.

    • mnagano

      Sim, como muitos computadores do mercado, o x100e vem preprarado para WAN mas o slot para cartão SIM é apenas metade da solução. Para funcionar é preciso instalar a plaquinha de modem 3G no espaço q vc citou.

      O problema é que eu não tenho a mínima idéia de onde comprar uma plaquinha dessas no varejo. Talvez você possa até encontrar uma numa assistência técnica autorizada, mas a instalação do software e a habilitação da mesma deverá correr por sua conta e risco.

      Mais garantido usar um modem USB.

      • Obrigado Nagano. ontem procurei no site da lenovo e até achei dois modelos para o x100 nos manuais do note.

        Qualcomm Wireless Gobi-2000 WWAN Minicard
        Huawei EM660 WWAN Minicard

        mas no Brasil não achei. achei uma no ebay. mas é muita função para comprar. vou partir para um modem usb mesmo. é uma pena porque com a plaquinha ficaria mais prático.

  • Daniel K.

    Alexandre, não é assim não. Primeiro, a BIOS só permite três marcas de modem, EM660, Qualcomm Gobi 2000 e um outro que não me lembro. E mesmo que você consiga algum desses modems, você precisa saber se estão desbloqueados para aceitar um SIM card que não seja do país de origem (AT&T, Verizon etc.).

    • Jonatas

      Ele aceita qualquer modem desbloqueado e roda qualquer operadora. Mas se for colocar internamente. Daí tem que ser os dois dispositivos que o colega falou.

  • Claudio Santos

    Olá a todos.
    Comprei na promoção do Carrefour este modelo, uso no trabalho e em casa, aliás sempre estou com ele. Uso com o sistema operacional UBUNTU 10.10 64 BIT, adicionei mais 2GB de ram para poder rodar algumas maquinas virtuais com o virtualBox. O bixinho me atende perfeitamente.
    Como dica pro pessoal, uso ele na rede 3G através do bluetooth conectado em meu celular N97, que fica na mochila e não preciso conectar cabo nenhum, criei a paridade entre os dois dispositivos e uma conexão à internet usando a minha operadora OI. Como vou e volto de carona pro trabalho, sempre estou usando para acessar a rede 3G. Existe a opção da compra do modem 3G, que só importando e mesmo assim ainda não sabemos se o mesmo irá funcionar em nossa rede. desta forma que estou utilizando, atende perfeitamente. O unico problema é que voce terá que ter um pacote de dados de celular junto ao seu plano de voz. Como praticamente todos tem um celular e provavelmente ele fica próximo, é uma opção bem interessante.

    Até o momento posso destacar :
    Prós :
    – Extremamente portátil;
    – Teclado maravilhoso (melhor de todos notes que já pude usar);
    – qualidade de construção;
    – Facilidade de acesso aos componentes internos;
    – Preço;
    – compatibilidade total com Linux Ubuntu 10.10 (32 e 64 bit) video, som, wireless, bluetooth, camera, mic – tudo funcionando;
    – excelente camera (mesmo com baixa luminosidade);
    – Processador muito melhor que ATOM;
    – E pra aqueles que são marquistas : é um ThinkPad da IBM (Lenovo)

    Contras :
    – Esquenta muito;
    – Autonomia da bateria : entre 2:30 e 3:00hrs;
    – Não possue saída de vídeo HDMI ou DP;

    Bem é isso.
    Espero ter ajudado.

    Araços.

    Claudio Santos
    Analista Unix/Linux

    • diego weber

      Cláudio, tudo bem? qual o modelo de pente de memória que tu adicionou? podes me indicar algum? tu usa dualboot? eu adquiri o equipamento pelo carrefour, R$ 899,00, muito em conta … só não entendi bem o que é esse suporte ao cartão SIM, é só chegar e colocar o chip da operadora e sai navegando (claro que com o plano adequado para navegar)? ou tem que adquiri um placa específica para isso (3G e WiMAX)

      Abraços.

      Diego Weber

  • Jonatas

    A única coisa que não consegui identificar nas fotos direito foi seu processador. Sei que na loja online americana estão vendendo ele com processador Turion x2. Tenho um igual a este e estou pensando em colocar este Turion.

  • Olá como faço pra utilizar aquele fone de ouvido que vem com microfone (tipo telemarketing) é que utilizo muito o Skype pra efetuar ligações e ví que o x100 só tem uma… muito obrigado

    • mnagano

      Oi Iremar,

      A Lenovo comercializa um fone de ouvido com microfone que pode até ser usado em outros players de áudio.

      http://shop.lenovo.com/SEUILibrary/controller/e/b

      Mas antes de correr atrás disso, faça alguns testes com aqueles fones de ouvido + microfone que são usados em alguns celulares para fazer ligações como iPhone ou BlackBerry.

      Agora se você (ou algum conhecido seu) tiver alguma prática em montagens eletrônicas, você pode fazer o seu próprio adaptador:

      http://benttronics.blogspot.com/2009/05/audio-bre

      • Obrigado mnagano, vou correr atrás disso !!! valeu !

  • Marcus Vinicius

    Bom dia, comprei um no Carrefour ontem por R$ 809,10. Fiquei o carnaval inteiro acessando o site que estava a R$ 899,00 e derrepende baixou e subiu logo após a compra.
    Demorei para me decidir entre ele e o EEE PC1201T pois este último tinha aparentemente duas vantagens, HD de 320Gb e tela de 12" além do design mas bonito (o cor de vinho é chocante, sem frescura), mas procurei em toda a internet a informação sobre o upgrade de memória e não encontrei a informação, baixei o manual e fui em uma loja e pedi para ver o manual (que eras o mesmo que baixei) e no ridículo manual não tem essa informação e muito menos outras, como qual é o processador.
    No link da Kingston <a href="http://www.ec.kingston.com/ecom/configurator_new/modelsinfo.asp?id=1&SysID=60272&mfr=ASUS%2FASmobile&model=Eee+PC+1201T&search_type=&root=brasil&LinkBack=http%3A%2F%2 Fwww.kingston.com%2Fbrasil&Sys=60272-ASUS%2FASmobile-Eee+PC+1201T&distributor=0&submit1=Busca” target=”_blank”>http://www.ec.kingston.com/ecom/configurator_new/…” target=”_blank”>Fwww.kingston.com%2Fbrasil&Sys=60272-ASUS%2FASmobile-Eee+PC+1201T&distributor=0&submit1=Busca ela informa que pode usar 4GB mas e se depois de comprar não funcionar @#$#$#.
    Agora é só esperar chegar.

    Abraços Marcus Vinicius

  • Comprei pelo kabum mais "ace$$ivel". Acabei de comprar mais 2gb pra aumentar a RAM.
    Uso na faculdade direto, sem precisar da tomada durante a aula, mas precisa de carga durante o dia, claro!
    Fiquei curioso para uso do 3G, vou pesquisar e relatarei depois a "experiência". No meu tem duas etiquetas da Anatel… não sei se são somente do wi-fi/bluetooth ou se são também do 3G…
    Com wi-fi funciona que é uma maravilha. Espetado em uma rede fisica, rola até video armazenado no servidor, sem engasgo…
    Recomendo

  • teoto

    essa entrada de cartão 3d, basta inserir o SIM card 3g da operadora com a devida assinatura mensal para funcional ou precisa tambem de um modem 3g?