ZTOP

Review: HD externo Western Digital My Passport Ultra

Disco rígido portátil de 500 GB vem equipado com porta USB 3.0 e um interessante sistema de proteção por senha e criptografia de dados.

Estava eu na Zumo-caverna pensando em maldades quando chegou por aqui um disco rígido da Western Digital, o My Passport Ultra, que faz parte da sua linha de discos portáteis com porta USB.

Para ser mais exato o disco que recebemos para testes (modelo WDBPGC5000ABK) é a versão com gabinete na cor preta que abriga um disco rígido de 2,5″  WD5000LMVW-11VEDS6 de 500 GB, 5.400 rpm, porta SATA 300 e 8 MB de buffer e que, segundo a empresa, é capaz de armazenar até 100 mil fotos ou até 76 horas de filmes ou até 125 mil músicas em MP3.

Tenha em mente que esses números não passam referências para efeito de comparação entre os modelos da própria empresa já que, na vida real, as pessoas costumam armazenar arquivos de diversos formatos e tamanhos.

WD_Passport_Ultra_Box1

No Brasil, a  Western Digital irá vender esse produto nas cores preto, azul, vermelho e prata e também na versão de 1 TB.

WD_Passport_Ultra_cores

Na minha opinião, o maior atrativo desse produto é o fato dele vir equipado com uma porta USB 3.0 que, segundo a empresa, proporciona uma velocidade máxima de transferência de 5 Gbit/s (= 596 MB/s). Fora isso, ele também incorpora alguns recursos que podem ser bem interessantes para aqueles usuários mais precavidos, como a possibilidade de controlar o acesso ao disco por meio de senha, encriptação de dados por hardware e um sistema de backup local e na nuvem (mais sobre isso embaixo). Sua garantia limitada é de três anos.

WD_Passport_Ultra_features

O disco vem embalado dentro de uma bandeja de plástico com uma tampa transparente que serve tanto como mostruário quanto uma proteção adicional contra batidas e quedas. E, apesar das aparências, ele não vem lacrado como se fosse um blister, o que facilita a sua abertura sem o uso de uma tesoura, estilete, faca, dentada, etc. ou seja…

WD_Passport_Ultra_Unbox

… basta retirar a cobertura transparente e temos acesso ao disco e seus acessórios.

WD_Passport_Ultra_Unbox2

O disco rígido em si fica protegido dentro de um gabinete de policarbonato com acabamento fosco com alguns grafismos na forma de pontos mais reflexivos que até passam a impressão de serem furos.

WD_Passport_Ultra_HD1

Rsumindo, um design simples e funcional, resistente e sem muita frescura:

WD_Passport_Ultra_HD2a

O My Passport Ultra mede apenas 8,16 x 1,28 x 11,0 cm (LxAxP) e 134 gramas de peso (166 gramas com os acessórios), o que faz dele um disco bastante compacto, principalmente quando colocado ao lado de soluções alternativas como os gabinetes externos para discos de 2,5″:

WD_Passport_Ultra_comparado

Como já mencionamos acima, esse disco já vem equipado com uma porta USB 3.0 que na sua versão micro é formada por duas entradas montadas lado a lado.

WD_Passport_Ultra_HD_Porta_USB_30

E como era de se esperar, o produto já vem com um cabo USB 3.0 compatível cujo comprimento é de apenas 48 cm. Por ser relativamente curto, achamos ele muito bom para ligar o disco num notebook…

WD_Passport_Ultra_thinkpad

…mas essa medida pode não ser o suficiente em outros casos, como conectar o My Passport Ultra numa porta traseira de um desktop (principalmente se o mesmo ficar debaixo da mesa de trabalho). Neste caso, talvez seja necessário adquirir um cabo mais longo ou mesmo um extensor compatível com o padrão USB 3.0.

WD_Passport_Ultra_HD_cabo_USB_30

Para quem não sabe, esse formato meio exótico do plug/conector USB 3.0 micro foi criado para que ele fosse retro-compatível com sistemas legados…

WD_Passport_USB_30

… neste caso, com o plug USB 2.0 micro:

WD_Passport_USB_20

Completa o conjunto uma bolsinha de nylon com espaço de sobra para carregar o disco e o cabo…

WD_Passport_Ultra_HD_bolsa

… e alguma documentação básica como o termo de garantia e o seu guia de instalação rápida…

WD_Passport_Ultra_docu1

… cujas instruções se resumem a ligar o disco no computador com o cabo incluso:

WD_Passport_Ultra_docu2

E se tudo funcionar de acordo com o esperado, um pequeno LED branco acende, informando que o sistema está ligado e funcionando.

WD_Passport_Ultra_LED

De fato, esse LED também passa outras informações para o usuário:

WD_Passport_Ultra_LED_status

Note que esse produto não vem com CD com de drivers/utilitários porque eles estão armazenados dentro do próprio disco, cujo volume é chamado My Passport. Como nada impede que esses arquivos sejam apagados, nossa recomendação é que o usuário tire uma cópia de segurança em outro volume do PC ou mesmo em outra mídia antes de começar a usar o disco.

WD_Passport_Ultra_conteudo

Para instalar esse pacote de software, basta executar o programa WD Apps Setup.exe e seguir as instruções do mesmo.

WD_Passport_Ultra_Apps_install

O usuário tem a opção de instalar todos os pacotes ou apenas aqueles da sua preferência. E ao executar esses programas pela primeira vez, o sistema checa no site da empresa se já existe uma versão mais recente do mesmo e, caso afirmativo, é possível fazer a atualização automaticamente.

WD_Passport_Ultra_Apps_install2

Esse pacote é formado por três aplicações: o WD Drive Utilities é um programa que gerencia (somente) os produtos da marca e onde é possível ajustar algumas opções de configuração e executar rotinas de manutenção e até apagar todo o conteúdo do disco:

WD_Passport_Ultra_drive_utilities

Já o SmartWare é um pacote de backup de dados com opção de manter uma cópia de segurança também na nuvem, ou mais exatamente no Dropbox. Mas nesse último caso é preciso que o consumidor seja usuário deste serviço.

WD_Passport_Ultra_SmartWare

Para mim o aplicativo mais interessante é o WD Security uma combinação de hardware/software que trabalham juntos para garantir a segurança/proteção d0s arquivos e dados contidos no disco. O curioso é que esse recurso sai de fábrica desabilitado e continuará assim até que o usuário o ative.

Assim, a primeira coisa a ser feita é conectar o disco ao PC e cadastrar uma senha no disco por meio do WD Security. Interessante notar que neste procedimento, a empresa avisa e deixa muito claro que ela não tem condições de recuperar uma senha esquecida e que a mesma será perdida (junto com o resto dos seus dados) caso o disco seja reformatado. Neste momento também é possível habilitar o recurso de “auto unlock” ou seja, o usuário que está cadastrando a senha (neste caso “CALVIN”)  pode optar por liberar o disco sem usar a senha no seu ambiente de trabalho.

WD_Passport_Ultra_WD_Security_manager_0

Feito isso, toda a vez que o sistema reinicializar ou o disco ou for reconectado no PC o volume do disco não aparece mas surge um novo “volume virtual” chamado WD Unlocker

WD_Passport_Ultra_WD_Security_1a

… que contem um utilitário chamado WD Drive Unlock que pede a senha previamente cadastrada.

WD_Passport_Ultra_WD_Security2

Feito isso, esse programa libera o volume do disco Passport Ultra (New Volume J:), que pode ser usado enquanto o sistema estiver ativo ou for novamente desconectado do PC.

WD_Passport_Ultra_WD_Security3

E caso o usuário queira desabilitar esse recurso ou mudar sua senha, basta rodar novamente o programa WD Security e realizar a alteração desejada:

WD_Passport_Ultra_WD_Security_manager

O legal é que uma vez habilitado esse sistema de segurança ele pode funcionar em qualquer outro PC com Windows — mesmo aqueles sem o WD Security instalado. Para isso basta conectar o My Passport Ultra em um outro PC que irá surgir o mesmo volume WD Unlocker…

WD_Passport_Ultra_outro_PC1a

… que irá ativar a mesma ferramenta WD Drive Unlock e irá pedir a senha…

WD_Passport_Ultra_outro_PC2

… que, caso seja validada, libera o acesso ao volume do disco externo (New Volume G:).

WD_Passport_Ultra_outro_PC3

Nos testes realizados com o CrystalDiskMark 3.0.3, o My Passport Ultra bateu 119,1 MB/s no modo de leitura sequencial e 118,3 MB/s no modo de gravação sequencial ligado numa porta USB 3.0:

WD_My_Passport_Ultra_Crystal_DiskMark1_usb30_na_USB30

Para efeito de comparação ligamos esse mesmo disco numa porta USB 2.0 deste mesmo PC usando o cabo USB 3.0 incluso. A diferença de desempenho chega a ser de 240% no modo de leitura e 270% no modo de gravação.

WD_My_Passport_Ultra_Crystal_DiskMark1_usb20_na_USB30

Também fizemos uma segunda medição com disco ligado a uma porta USB 2.o mas desta vez usando um cabo USB 2.0. Neste caso, não sentimos tanta diferença no desempenho.

WD_My_Passport_Ultra_Crystal_DiskMark1_usb20_na_USB20

Também fizemos alguns testes com o HD Tune Pro 4.01 no modo de leitura ligado na porta USB 3.0…

HDTune_Benchmark_WD_read_____My_Passport_0810

… e na USB 2.0:

HDTune_Benchmark_WD_read_____My_Passport_0810_USB20E esse mesmo teste no modo gravação ligado na USB 3.0…

HDTune_Benchmark_WD_write_____My_Passport_0810

… e na USB 2.0:

HDTune_Benchmark_WD_write_____My_Passport_0810_usb20

Esses números mostram que ligado numa porta USB 3.0 o My Passport Ultra realmente proporciona um ganho real de desempenho de, no mínimo 2,4 vezes a média obtida usando-se a porta USB 2.0. Fora isso, os recursos de backup e segurança já inclusos realmente trazem mais valor ao produto, o que mostra o esforço dessas empresas de oferecer não apenas um simples disco externo com porta USB e sim uma solução mais completa de armazenamento e proteção de dados no sentido mais amplo dessas palavras.

ztop-indica-novo-selo

Resumo: Western Digital My Passport Ultra de 500 GB (modelo WDBPGC5000ABK)

O que é isso? Disco rígido externo de 500 GB com porta USB 3.0.
O que é legal? Desenho simples, funcional e bom desempenho. Recusos de segurança funcionam em qualquer PC com Windows.
O que é imoral? Cabo USB 3.0 incluso pode ser meio curto para ser usado em um desktop.
O que mais? Pode ser ligado numa porta USB 2.0. É compatível com Mac OS, mas é preciso reformatar o disco.
Avaliação: 8,0 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 329 (versão de 1 TB — R$ 399).
Onde encontrar: Revendas da Western Digital

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Daniel Taiguara

    Penas 8 KB de buffer ? Não seria 8 MB ??

    Bom artigo !

    • Mario Nagano

      Sim, tem razão. Já corrigido.

      Brigadão pelo toque.

  • Andrey Fernando

    Eu gostaria de saber se o esse hd funciona no xbox 360 destravado no RGH

  • Bernardo Cabral

    Boa noite
    Sabes informar se nas versões vendidas no Brasil vêm com a bolsa/estojo? Não estou conseguindo encontrar
    Se topar vender o que veio no da matéria estamos aí hehe

    • Mario Nagano

      Sim, acho que deveria vir, já que essas embalagens são padrão de fábrica.

      A bolsinha em si não é nada demais: um saquinho de nylon que só protege contra pó e atrito. Mas se você estiver realmente disposto a comprar esse acessório, eu sugiro um modelo para câmeras compactas, ou até mesmo um específico para HDs, como o modelo QHDC-101 da Case Logic que vc encontra por aqui na faixa de R$ 40~50.

      https://www.caselogic.com/en/gb/products/other-cases/hard-drive-cases/portable-hard-drive-case-_-qhdc_-_101_-_black

      Eu gosto dessa marca. Seus produtos são bem projetados, bem feitos e bem mais em conta que similares como Tamrac ou Lowepro.

    • João Vitor Zaidan

      Tenho um My Passport Ultra comprado há um ano e veio sem case =(