ZTOP

Qual é a cara do PC do futuro?

Napkin PC, de Avery Holleman

O tí­tulo deste post é mais ou menos o tema de um concurso de design promovido pela Microsoft chamado “Next-Gen PC Design Competition”, prevendo (mais ou menos) o computador do futuro.

O vencedor foi o projeto acima, criado por Avery Holleman, da California State University. “O Napkin PC é um computador modular, multiusuário e multiinterface para profissionais criativos colaborarem e trazerem í  vida suas idéias”, diz a descrição oficial do projeto ganhador, que levou 20 mil dólares para casa e recebeu o prêmio do tio Bill Gates.

WITHUS, de Taeho Wang e Minjoong Kim - segundo lugar

O segundo lugar ficou com o Withus, de WITHUS, de Taeho Wang e Minjoong Kim, do Illinois Institute of Technology. O projeto foi criado para ampliar o desenvolvimento social de crianças em idade pré-escolar ao criar um ambiente computacional interativo e que possam aprender a colaborar, cooperar e adquirir outros valores. Os designers levaram 5 mil dólares de prêmio.

Já o terceiro lugar foi o Backpacker’s Diary, de Zhongren Zhang, da University of Illinois at Urbana-Champaign, e Chun Yang, Nanjing University of Science and Technology, da China.

Backpacker’s Diary, terceiro lugar

Também vencedor de 5 mil dólares, o Backpacker’s Diary tem como público-alvo viajantes que querem um PC conceito que emule um livro tradicional. Suas páginas oferecem recursos distintos, como gravar mí­dia, recarregar a bateria com energia solar e até fornecer iluminação elétrica (!) para ampliar a experiência dos mochileiros.

Claro que são protótipos apenas que existem na mente dos seus criadores. Se eles virão a existir, só a Microsoft (e a indústria de tecnologia) que sabe (assim como esse celular maluco da Nokia, o Morph). Todos os projetos finalistas do concurso da Microsoft estão aqui.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Sempre tive vontade de ver se tornarem reais aqueles computadores projetados em janelas, vidros de carros, etc. Feito um (HUD) de um caça de combate. Ou ainda aqueles malucos da animação Final Fantasy. Mas do modo como andam as coisas, mais provável se tornar algum quadradinho mulambento de feio com multitouch.

  • Pingback: netcetera « nanomídia()

  • Fernando

    Eu inventei um PC muito mais versátil e tecnológico que estes mostrados, porém nunca soube deste concurso. Se soubesse teria mandado meu projeto. Se alguém souber de outro concurso desses… me avise!!!

  • marcio moreira dos anjos

    excelente reportagem

  • josias

    já existe um a 2 ou 3 anos…
    http://www.embeddedarm.com/software/arm-netbsd-toaster.php
    o sistema operacional netbsd rodando em uma torradeira… vai um pão aí feito no firewall ?… hehehe.

  • Pingback: » Mundo Sem Noção()