ZTOP

Qik: Big Brother/YouTube de bolso

Qik

Qik (lê-se “Quick”) é tudo aquilo que o YouTube para celulares não conseguiu ser ainda. É um aplicativo para instalar no telefone e, por meio de redes 3G ou Wi-Fi, transmite ví­deos direto para a web, armazenando-os para visualização posterior. O YouTube até tem um recurso de envio de ví­deos pelo celular, mas não é (ainda) em tempo real e demora muito para aparecer o resultado online.

Ainda em estágio alfa de testes, o Qik envia convites a quem se cadastrar no site. Basta dar o número do telefone celular e eles enviam uma mensagem de texto com link para download do software para o aparelho (funciona apenas com modelos da Nokia por enquanto). Só que o uso do site só será liberado quando você fizer o stream de um ví­deo qualquer para o site – aí­ outra mensagem de texto chega, pedindo para atualizar o programa e dando as informações de como proceder para fazer o login.

Consegui ontem í  noite o meu cadastro no Qik, e fiz alguns ví­deos de teste com meus felinos de estimação. Há um atraso de poucos segundos para a transmissão (ao vivo ou em buffer), e, como tenho uma conta no Twitter, o Qik atualiza automaticamente minha página para notificar que estou ao vivo na web. Os ví­deos vão em formato 176 x 144 e podem ser configurados para acesso público ou privado.

O volume ainda é baixo, mas vejo um enorme potencial para uso aqui no Zumo mesmo, para demonstrar produtos que chegam para teste em tempo real (ou “vamos ver o que está no ar na TV digital agora?”). Outro recurso curioso: enquanto ocorre a transmissão, outros usuários do Qik podem comentar seu ví­deo, e você vê os comentários na tela do celular.

O único problema é a transmissão de dados. Meu celular é 3G com frequência 2.100 MHz – quer dizer, não tem serviço ainda. Nem arrisco em usar o EDGE. A alternativa é usar a rede wireless de casa, que funciona bem com o N95. Quem sabe, quando chegar o 3G mesmo, não dê pra fazer uma ZumoTV ao vivo? (pelo menos posso transmitir quando vejo em ação um ilustre leitor do Zumo)

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Alexandre Gimenez

    amigo, me ajuda. nao consigo receber esse sms com o convite. tem algum esquema especial na hora de colocar o numero?

    valeu
    Abraços
    Alexandre